Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosane Viana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGP6H
Resumo: Esse trabalho é sobre a contribuição do musical Magdalena, composto em 1947-48 por Heitor Villa-Lobos, investigando e buscando esclarecer o que foi agregado de novo ao teatro musical norte-americano. A hipótese que norteia nossa pesquisa é que a obra, apesar de grande qualidade e aspectos inovadores, não se tornou um hit na Broadway por questões circunstanciais. Assim, o objetivo principal é analisar asquestões que impediram seu sucesso naquele momento. Tal estudo se justifica pelo fato que, mesmo tendo recebido críticas favoráveis de jornais importantes de Nova York e da Califórnia, Magdalena permanece desconhecida do grande público e do meio musical brasileiros. Para responder a estas questões, o presente trabalho contextualiza a obra no cenário do desenvolvimento do teatro musical norteamericano desde o seu início até a década de 1940 e investiga questões relacionadas com a trajetória do espetáculo. Os achados confirmam o caráter inovador do musical e apontam questões culturais, sócio-econômicas e até políticas, que podem ter influído no seu insucesso na Broadway e triste destino.
id UFMG_bdb1ab51e6bf832b913d2f5dcbeb15fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECOA-7KGP6H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucas Jose Bretas dos SantosMauricio Veloso Queiroz PintoSandra Loureiro de Freitas ReisRosane Viana2019-08-13T21:57:50Z2019-08-13T21:57:50Z2007-04-24http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGP6HEsse trabalho é sobre a contribuição do musical Magdalena, composto em 1947-48 por Heitor Villa-Lobos, investigando e buscando esclarecer o que foi agregado de novo ao teatro musical norte-americano. A hipótese que norteia nossa pesquisa é que a obra, apesar de grande qualidade e aspectos inovadores, não se tornou um hit na Broadway por questões circunstanciais. Assim, o objetivo principal é analisar asquestões que impediram seu sucesso naquele momento. Tal estudo se justifica pelo fato que, mesmo tendo recebido críticas favoráveis de jornais importantes de Nova York e da Califórnia, Magdalena permanece desconhecida do grande público e do meio musical brasileiros. Para responder a estas questões, o presente trabalho contextualiza a obra no cenário do desenvolvimento do teatro musical norteamericano desde o seu início até a década de 1940 e investiga questões relacionadas com a trajetória do espetáculo. Os achados confirmam o caráter inovador do musical e apontam questões culturais, sócio-econômicas e até políticas, que podem ter influído no seu insucesso na Broadway e triste destino.This work is about the contribution of Magdalena, a musical composed by Heitor Villa-Lobos for the American Musical Theater in 1947-48.This investigation attempts to clarify what innovations Magdalena brought to the genre. The hypothesis that guides this research is that, although Magdalena has great qualities and innovative aspects regarding the musicals, the work did not become a hit on Broadway due to circumstantial causes. The main goal of the work is to analyze the reasons that hindered its success in that particular moment. Such study is justified due to the paradox of the existence of favorable reviews in the most important newspapers of New York and California. However Magdalena remains unknown to the Brazilian public and musical circles. To answer these questions, the present work presents Magdalena in the context of the development of the American Musical Theater fromits beginnings up to the decade of 1940. It also investigates issues related to the show's trajectory. Our findings confirm the contribution of innovative aspects to the musical genre and point to cultural, social, economical and political questions that may have had influence in its unsuccessful season at Broadway and its sad destiny.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959 MagdalenaBroadway (Nova York, NY ) HistoriaVilla-lobosBroadwayUm compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALum_compositor_brasileiro.pdfapplication/pdf2799886https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECOA-7KGP6H/1/um_compositor_brasileiro.pdf1289d1d826a7da872ab5ef251beca149MD51TEXTum_compositor_brasileiro.pdf.txtum_compositor_brasileiro.pdf.txtExtracted texttext/plain289667https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECOA-7KGP6H/2/um_compositor_brasileiro.pdf.txtfdf92a425bb7ee998549d2cc9c1c16fdMD521843/ECOA-7KGP6H2019-11-14 22:55:33.902oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECOA-7KGP6HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:55:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano
title Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano
spellingShingle Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano
Rosane Viana
Villa-lobos
Broadway
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 Magdalena
Broadway (Nova York, NY ) Historia
title_short Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano
title_full Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano
title_fullStr Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano
title_full_unstemmed Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano
title_sort Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano
author Rosane Viana
author_facet Rosane Viana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucas Jose Bretas dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mauricio Veloso Queiroz Pinto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandra Loureiro de Freitas Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosane Viana
contributor_str_mv Lucas Jose Bretas dos Santos
Mauricio Veloso Queiroz Pinto
Sandra Loureiro de Freitas Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Villa-lobos
Broadway
topic Villa-lobos
Broadway
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 Magdalena
Broadway (Nova York, NY ) Historia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 Magdalena
Broadway (Nova York, NY ) Historia
description Esse trabalho é sobre a contribuição do musical Magdalena, composto em 1947-48 por Heitor Villa-Lobos, investigando e buscando esclarecer o que foi agregado de novo ao teatro musical norte-americano. A hipótese que norteia nossa pesquisa é que a obra, apesar de grande qualidade e aspectos inovadores, não se tornou um hit na Broadway por questões circunstanciais. Assim, o objetivo principal é analisar asquestões que impediram seu sucesso naquele momento. Tal estudo se justifica pelo fato que, mesmo tendo recebido críticas favoráveis de jornais importantes de Nova York e da Califórnia, Magdalena permanece desconhecida do grande público e do meio musical brasileiros. Para responder a estas questões, o presente trabalho contextualiza a obra no cenário do desenvolvimento do teatro musical norteamericano desde o seu início até a década de 1940 e investiga questões relacionadas com a trajetória do espetáculo. Os achados confirmam o caráter inovador do musical e apontam questões culturais, sócio-econômicas e até políticas, que podem ter influído no seu insucesso na Broadway e triste destino.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T21:57:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T21:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGP6H
url http://hdl.handle.net/1843/ECOA-7KGP6H
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECOA-7KGP6H/1/um_compositor_brasileiro.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECOA-7KGP6H/2/um_compositor_brasileiro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1289d1d826a7da872ab5ef251beca149
fdf92a425bb7ee998549d2cc9c1c16fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589510487867392