Vitória-Minas: análise do discurso jornalístico sobre o único trem de passageiros cotidiano no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joseli Ferreira Lira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T9PUD
Resumo: Neste trabalho analisamos discursos sobre o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a partir de textos publicados entre 2005 e 2007 nos jornais Hoje em dia, O Tempo e Estado de Minas, todos de Belo Horizonte (MG). O principal objetivo desta pesquisa foi descobrir qual é a representação do trem de passageiros da EFVM veiculada pelo discurso jornalístico. Para isso, no primeiro capítulo, relatamos um pouco da história desse trem de passageiros, operado pela Vale. Ainda no capítulo I, tratamos do referencial teórico da Análise do Discurso que embasou nossa análise; principalmente, os estudos e reflexões de Bakhtin/Voloshinov, Ducrot, Faria, Fiorin e Orlandi. No capítulo II realizamos a análise, partindo do levantamento dos percursos semânticos no intradiscurso dos textos jornalísticos, enfatizando os temas e figuras que fazem parte de cada percurso e destacando as estratégias lingüísticas de persuasão ideológica, a partir da seleção lexical, dos implícitos, dos explícitos e do silenciamento Os percursos semânticos identificados no intradiscurso foram: 1- o percurso semântico da relação entre o viajante e o entorno da viagem (PSE); 2- o percurso semântico da relação entre o viajante e a ferrovia (PSF); e 3- o percurso semântico da relação do viajante com outros viajantes (PSV).Em segundo lugar, com base nos percursos semânticos intradiscursivos, identificamos as relações interdiscursivas. Depois disso, estabelecemos a representação do trem de passageiros da EFVM no discurso da imprensa comercial de Minas Gerais. Realizamos uma comparação entre os discursos no que diz respeito representação do trem de passageiros da EFVM. Por fim, respondemos às questões propostas no início desta pesquisa (Introdução, 1.1) e concluímos que o trem de passageiros da EFVM é representado como um transporte seguro, econômico, de baixo custo e que proporciona prazer aos passageiros, no discurso dos três jornais analisados; e que o jornal O Tempo, apesar de também representar o trem predominantemente dessa forma, expõe problemas e desvantagens desse transporte.Concluímos também que os aspectos lingüísticos e ideológicos a respeito do trem de passageiros influenciam na construção da memória coletiva dos leitores de forma positiva, porém silenciando sobre a desativação de ferrovias que já existiram no Brasil e sobre apossível revitalização de linhas férreas, principalmente em Minas Gerais.
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No capítulo II realizamos a análise, partindo do levantamento dos percursos semânticos no intradiscurso dos textos jornalísticos, enfatizando os temas e figuras que fazem parte de cada percurso e destacando as estratégias lingüísticas de persuasão ideológica, a partir da seleção lexical, dos implícitos, dos explícitos e do silenciamento Os percursos semânticos identificados no intradiscurso foram: 1- o percurso semântico da relação entre o viajante e o entorno da viagem (PSE); 2- o percurso semântico da relação entre o viajante e a ferrovia (PSF); e 3- o percurso semântico da relação do viajante com outros viajantes (PSV).Em segundo lugar, com base nos percursos semânticos intradiscursivos, identificamos as relações interdiscursivas. Depois disso, estabelecemos a representação do trem de passageiros da EFVM no discurso da imprensa comercial de Minas Gerais. Realizamos uma comparação entre os discursos no que diz respeito representação do trem de passageiros da EFVM. Por fim, respondemos às questões propostas no início desta pesquisa (Introdução, 1.1) e concluímos que o trem de passageiros da EFVM é representado como um transporte seguro, econômico, de baixo custo e que proporciona prazer aos passageiros, no discurso dos três jornais analisados; e que o jornal O Tempo, apesar de também representar o trem predominantemente dessa forma, expõe problemas e desvantagens desse transporte.Concluímos também que os aspectos lingüísticos e ideológicos a respeito do trem de passageiros influenciam na construção da memória coletiva dos leitores de forma positiva, porém silenciando sobre a desativação de ferrovias que já existiram no Brasil e sobre apossível revitalização de linhas férreas, principalmente em Minas Gerais.In the present work we analyzed discourses about the Estrada de Ferro (Railroad) Vitória a Minas passenger train, from texts published between 2005 and 2007 in the newspapers Hoje em dia, O Tempo, and Estado de Minas, all from Belo Horizonte (MG).The purpose of this research was to discover what was the EFVM passenger trains representation conveyed by the journalistic discourse. In this purpose, in the first chapter we told a little of this trains history, operated by the Vale. Still in chapter I, we present theDiscourse Analysis theoretical referential which has based our analysis, especially in the studies and reflections of Bakhtin/Voloshinov, Ducrot, Faria, Fiorin and Orlandi.In chapter II we perform the analysis, from the semantic pathways in the journalistic texts intradiscourse, emphasizing the themes and figures that are part of each pathway and stressing the linguistic strategies of ideological persuasion, from the lexical selection, theimplicit, the explicit and the silencing.The semantic pathways identified in intradiscourse were: the semantic pathway of the relationship between the traveler and the travels environment (PSE); the semantic pathway of the relationship between the traveler and the railroad (PSF); and the semantic pathway of therelationship of the traveler with other travelers (PSV).Secondly, based in the intradiscursive semantic pathways, we identified the intradiscursive relations. Afterwards, we established the representation of the EFVM passenger train in the Minas Gerais commercial press discourse. We made a comparisonbetween the discourses which regards the representation of the EFVM passenger train. Lastly, we answered the questions proposed in the beginning of this research (Introduction, 1.1) and concluded that the EFVM passenger train is represented as a safe, economic and inexpensive mean of transport, which pleases the passengers, in the three analyzed newspapers; and that the O Tempo newspaper, despite also representing the train predominantly this way, exposes problems of this mean of transport.We also concluded that the linguistic and ideological aspects about the passenger train influence in the construction of the readers collective memory positively, but silencing about the deactivation of the railroads that already existed in Brazil, and about the probablerevitalization of railways, especially in Minas Gerais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstrada de Ferro Vitória a MinasAnálise do discursoDiscurso jornalísticoTransporte ferroviario BrasilDiscurso jornalísticoestratégias linguísticaspercursos semânticosrepresentaçãoVitória-Minas: análise do discurso jornalístico sobre o único trem de passageiros cotidiano no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_joseli_ferreira_lira_04_de_outubro.pdfapplication/pdf11287626https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8T9PUD/1/disserta__o_joseli_ferreira_lira_04_de_outubro.pdf566bf57dc42065ae0cf67f5727d0ce61MD51TEXTdisserta__o_joseli_ferreira_lira_04_de_outubro.pdf.txtdisserta__o_joseli_ferreira_lira_04_de_outubro.pdf.txtExtracted texttext/plain114859https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8T9PUD/2/disserta__o_joseli_ferreira_lira_04_de_outubro.pdf.txtda593e99e379bd98eb9f0d1e28830b0bMD521843/LETR-8T9PUD2019-11-14 20:15:24.893oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8T9PUDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:15:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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