Processos de integração e afiliação à vida acadêmica de estudantes de camadas populares no contexto de expansão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alice Cristina Figueiredo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9V5R3V
Resumo: Este trabalho objetiva compreender a trajetória acadêmica de estudantes de camadas populares, no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira, criado no contexto de expansão universitária, por meio do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Teoricamente, a pesquisa se apoia nos conceitos de habitus e disposições, nas perspectivas apresentadas por Bourdieu e Lahire; nas noções de integração e afiliação universitária, formuladas, respectivamente, por Tinto e Coulon e nos estudos sobre trajetórias escolares improváveis. O trabalho foi realizado em três etapas. A primeira, com o objetivo de compreender o perfil institucional, foi realizada por meio da análise documental. A segunda, que tinha o objetivo de identificar os estudantes de camadas populares, assumiu uma perspectiva quantitativa e por meio das respostas dos estudantes aos Questionários Socioeconômicos do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) foram construídos os perfis sociais das turmas ingressantes no curso nos anos letivos de 2012 e 2013. Em um total de 99 estudantes, foram identificados nove como pertencentes às camadas populares, desses noves estudantes, oito participaram da terceira fase da pesquisa, a construção dos retratos sociológicos. Essa última fase buscou compreender quais disposições e tipos de comportamentos desses sujeitos foram condicionantes para o ingresso e para o processo de integração e afiliação ao ensino superior. Do total de oito estudantes analisados à luz da metodologia dos retratos sociológicos, dois alcançaram o tempo de afiliação ao ensino superior, indicador nosso para o sucesso acadêmico. A expansão de vagas, por meio do REUNI, bem como a reformulação dos processos seletivos para ingresso na instituição, são questões estruturais que favoreceram a chegada desses estudantes em um curso considerado de alto prestígio social, entretanto, a ausência de uma restruturação acadêmica, capaz de acolher estudantes de diferentes origens sociais se aponta como fator dificultador para a democratização real do ensino superior. Além disso, a conclusão da Educação Básica, embora tenha permitido o acesso ao curso, parece não ter dotado os estudantes de competências, habilidades e conhecimentos necessários a afiliação ao ensino superior. Portanto, as questões escolares estruturais, originárias ainda na educação básica, se colocam como um obstáculo para o sucesso universitário. Nesse sentido, a pedagogia racional, bem como a pedagogia da afiliação, formuladas por Bourdieu e Coulon, respectivamente, parecem apontar para um processo de reestruturação universitária, em uma perspectiva inclusiva.
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A segunda, que tinha o objetivo de identificar os estudantes de camadas populares, assumiu uma perspectiva quantitativa e por meio das respostas dos estudantes aos Questionários Socioeconômicos do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) foram construídos os perfis sociais das turmas ingressantes no curso nos anos letivos de 2012 e 2013. Em um total de 99 estudantes, foram identificados nove como pertencentes às camadas populares, desses noves estudantes, oito participaram da terceira fase da pesquisa, a construção dos retratos sociológicos. Essa última fase buscou compreender quais disposições e tipos de comportamentos desses sujeitos foram condicionantes para o ingresso e para o processo de integração e afiliação ao ensino superior. Do total de oito estudantes analisados à luz da metodologia dos retratos sociológicos, dois alcançaram o tempo de afiliação ao ensino superior, indicador nosso para o sucesso acadêmico. A expansão de vagas, por meio do REUNI, bem como a reformulação dos processos seletivos para ingresso na instituição, são questões estruturais que favoreceram a chegada desses estudantes em um curso considerado de alto prestígio social, entretanto, a ausência de uma restruturação acadêmica, capaz de acolher estudantes de diferentes origens sociais se aponta como fator dificultador para a democratização real do ensino superior. Além disso, a conclusão da Educação Básica, embora tenha permitido o acesso ao curso, parece não ter dotado os estudantes de competências, habilidades e conhecimentos necessários a afiliação ao ensino superior. Portanto, as questões escolares estruturais, originárias ainda na educação básica, se colocam como um obstáculo para o sucesso universitário. Nesse sentido, a pedagogia racional, bem como a pedagogia da afiliação, formuladas por Bourdieu e Coulon, respectivamente, parecem apontar para um processo de reestruturação universitária, em uma perspectiva inclusiva.This study aims to understand the academic trajectory of the lower classes of students in the course of Electrical Engineering, of the Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira, created in the context of university expansion, through the Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Theoretically, the research is based on the concepts of habitus and provisions, on the perspectives presented by Bourdieu and Lahire; in the notions of integration and university affiliation, made, respectively, by Tinto and Coulon and in the studies about unlikely school history. The study was conducted in three stages. The first, in order to understand the institutional profile, was performed through document analysis. The second, which was intended to identify the students of the lower classes, took a quantitative perspective and by the students' responses to the Questionários Socioeconômicos do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), were built social the social profiles of the classes in the course, in the years academic 2012 and 2013. In a total of 99 students, nine were identified as belonging to the lower classes, of these nine students, eight participated in the third phase of the research, the construction of the "sociological portraits." This last phase aimed to understand which provisions and types of behavior of these subjects were conditions for entry and for the process of integration and affiliation to higher education. Of the eight students analyzed based on the methodology of the "sociological portraits," two reached the time of affiliation to higher education, indicator for academic success. The increase of vacancy by the REUNI, as well as the reformulation of the selection processes for entry into the institution, are structural issues that favored the arrival of these students in a course considered high social prestige, however, the absence of an academic restructuring, capable to welcome students from different social backgrounds, points as a problem for the real democratization of higher education. In addition, the completion of basic education, but allowed access to the course, seems havent gifted students of the skills, abilities and knowledge required to be a membership of the higher education. Therefore, the structural school issues, originating still in basic education, stand as an obstacle to college success. In this sense, the rational pedagogy and the pedagogy of affiliation, formulated by Bourdieu and Coulon, respectively, seem to point to a university restructuring process in an inclusive perspective.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino superior AvaliaçãoEducaçãoEngenharia elétricaAjuda federal ao ensino superiorEnsino superior Minas GeraisEstudantes universitáriosDemocratização do ensino superiorEstudantes de camadas popularesExpansão universitáriaProcessos de integração e afiliação à vida acadêmica de estudantes de camadas populares no contexto de expansão universitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_o_final.pdfapplication/pdf1844554https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9V5R3V/1/disserta__o_vers_o_final.pdf574f9d8979d58c8cdeb1286701bc060aMD51TEXTdisserta__o_vers_o_final.pdf.txtdisserta__o_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain433109https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9V5R3V/2/disserta__o_vers_o_final.pdf.txtda703bf17e656138dabb97f465dba588MD521843/BUBD-9V5R3V2019-11-14 07:53:21.67oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9V5R3VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:53:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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