Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heloísa Antônia Siqueira Costa Lobo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNDU
Resumo: O Plano de ação que apresento através do projeto Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula, partindo da constatação de que os alunos estão distante dos livros, propôs que alunos, em fase de alfabetização, do 2º ano, do 1º ciclo, do ensino fundamental, da Escola Municipal Arthur Guimarães (E.M.A.G.), lessem um livro de literatura todo dia, em casa ou/e na sala de aula, buscando promover uma prática significativa para o letramento literário dos alunos numa escola pública. Este trabalho relata uma intervenção pedagógica que oportuniza a leitura diária de livros de literatura buscando descobrir práticas significativas de leitura literária de maneira adequada vencendo a inevitável escolarização da literatura. A experiência, ocorrida no período de agosto-setembro de 2014, confirma a necessidade e a importância do acesso dos alunos aos livros diariamente para a garantia da formação de leitores mais conscientes, críticos e competentes.
id UFMG_bf96d398ff5f7d2ed56057b852009e21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACWNDU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Josiley Francisco de SouzaElaine Maria da Cunha MoraisHeloísa Antônia Siqueira Costa Lobo2019-08-10T08:17:55Z2019-08-10T08:17:55Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNDUO Plano de ação que apresento através do projeto Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula, partindo da constatação de que os alunos estão distante dos livros, propôs que alunos, em fase de alfabetização, do 2º ano, do 1º ciclo, do ensino fundamental, da Escola Municipal Arthur Guimarães (E.M.A.G.), lessem um livro de literatura todo dia, em casa ou/e na sala de aula, buscando promover uma prática significativa para o letramento literário dos alunos numa escola pública. Este trabalho relata uma intervenção pedagógica que oportuniza a leitura diária de livros de literatura buscando descobrir práticas significativas de leitura literária de maneira adequada vencendo a inevitável escolarização da literatura. A experiência, ocorrida no período de agosto-setembro de 2014, confirma a necessidade e a importância do acesso dos alunos aos livros diariamente para a garantia da formação de leitores mais conscientes, críticos e competentes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino fundamental  AlfabetizaçãoLivros e leituraFormação de leitoresEscolarização da literatura infantilLiteraturaLetramento literárioLiteratura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALhelo_sa_ant_nia_siqueira_costa_lobo.pdfapplication/pdf11053211https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWNDU/1/helo_sa_ant_nia_siqueira_costa_lobo.pdfd806bcad1619a3dc68294bafbf910c40MD51TEXThelo_sa_ant_nia_siqueira_costa_lobo.pdf.txthelo_sa_ant_nia_siqueira_costa_lobo.pdf.txtExtracted texttext/plain60192https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWNDU/2/helo_sa_ant_nia_siqueira_costa_lobo.pdf.txt75f8b105b40c451df293d7b667c2fe3fMD521843/BUOS-ACWNDU2019-11-14 06:34:10.62oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACWNDURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:34:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula
title Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula
spellingShingle Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula
Heloísa Antônia Siqueira Costa Lobo
Formação de leitores
Escolarização da literatura infantil
Literatura
Letramento literário
Ensino fundamental  
Alfabetização
Livros e leitura
title_short Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula
title_full Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula
title_fullStr Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula
title_full_unstemmed Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula
title_sort Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula
author Heloísa Antônia Siqueira Costa Lobo
author_facet Heloísa Antônia Siqueira Costa Lobo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josiley Francisco de Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elaine Maria da Cunha Morais
dc.contributor.author.fl_str_mv Heloísa Antônia Siqueira Costa Lobo
contributor_str_mv Josiley Francisco de Souza
Elaine Maria da Cunha Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores
Escolarização da literatura infantil
Literatura
Letramento literário
topic Formação de leitores
Escolarização da literatura infantil
Literatura
Letramento literário
Ensino fundamental  
Alfabetização
Livros e leitura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ensino fundamental  
Alfabetização
Livros e leitura
description O Plano de ação que apresento através do projeto Literatura, todo dia: O desafio de garantir a leitura literária na rotina da sala de aula, partindo da constatação de que os alunos estão distante dos livros, propôs que alunos, em fase de alfabetização, do 2º ano, do 1º ciclo, do ensino fundamental, da Escola Municipal Arthur Guimarães (E.M.A.G.), lessem um livro de literatura todo dia, em casa ou/e na sala de aula, buscando promover uma prática significativa para o letramento literário dos alunos numa escola pública. Este trabalho relata uma intervenção pedagógica que oportuniza a leitura diária de livros de literatura buscando descobrir práticas significativas de leitura literária de maneira adequada vencendo a inevitável escolarização da literatura. A experiência, ocorrida no período de agosto-setembro de 2014, confirma a necessidade e a importância do acesso dos alunos aos livros diariamente para a garantia da formação de leitores mais conscientes, críticos e competentes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T08:17:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T08:17:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNDU
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNDU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWNDU/1/helo_sa_ant_nia_siqueira_costa_lobo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWNDU/2/helo_sa_ant_nia_siqueira_costa_lobo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d806bcad1619a3dc68294bafbf910c40
75f8b105b40c451df293d7b667c2fe3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589354670522368