A escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daiane Marques Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPNGD
Resumo: Este estudo examinou as condições que adultos e idosos encontram para ler textos literários no Ensino Fundamental, no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Adotou-se uma perspectiva social do letramento no desenvolvimento desta pesquisa que está inserida no campo de discussão acerca da alfabetização e do letramento (SOARES, 2003) e do letramento literário (COSSON, 2009) de adultos e idosos. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido por meio da observação participante (BECKER, 1997; TURA, 2003) em uma turma de alfabetização de uma escola da rede particular de ensino, ao longo de um semestre letivo do ano de 2013. Foram registradas por meio de gravações em vídeo e notas de campo um total de 66 aulas. Além disso, o banco de dados inclui registros em áudio de entrevistas realizadas com alunos e professores. Ao longo do processo investigativo, buscou-se uma aproximação com o ponto de vista dos participantes, com o objetivo de compreender os significados da leitura literária para o grupo. A análise das entrevistas realizadas com os participantes e do cotidiano da sala de aula indicaram que o lugar da literatura nesse segmento de ensino é bastante restrito e está subordinado ao ensino da decodificação e ao trabalho com outros conteúdos curriculares. Além disso, que o tamanho da letra, a pertinência do texto ao universo adulto, o acesso ao texto em seu suporte original e a possibilidade de conversar sobre o texto lido são aspectos a serem considerados no enfrentamento de desafios para a adequada escolarização da leitura literária no contexto do Ensino Fundamental para jovens, adultos e idosos.
id UFMG_4f20bc39ab74d6038adc84104dc254e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RPNGD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Lucia CastanheiraHercules Toledo CorreaFrancisca Izabel Pereira MacielDaiane Marques Silva2019-08-09T15:52:20Z2019-08-09T15:52:20Z2014-07-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPNGDEste estudo examinou as condições que adultos e idosos encontram para ler textos literários no Ensino Fundamental, no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Adotou-se uma perspectiva social do letramento no desenvolvimento desta pesquisa que está inserida no campo de discussão acerca da alfabetização e do letramento (SOARES, 2003) e do letramento literário (COSSON, 2009) de adultos e idosos. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido por meio da observação participante (BECKER, 1997; TURA, 2003) em uma turma de alfabetização de uma escola da rede particular de ensino, ao longo de um semestre letivo do ano de 2013. Foram registradas por meio de gravações em vídeo e notas de campo um total de 66 aulas. Além disso, o banco de dados inclui registros em áudio de entrevistas realizadas com alunos e professores. Ao longo do processo investigativo, buscou-se uma aproximação com o ponto de vista dos participantes, com o objetivo de compreender os significados da leitura literária para o grupo. A análise das entrevistas realizadas com os participantes e do cotidiano da sala de aula indicaram que o lugar da literatura nesse segmento de ensino é bastante restrito e está subordinado ao ensino da decodificação e ao trabalho com outros conteúdos curriculares. Além disso, que o tamanho da letra, a pertinência do texto ao universo adulto, o acesso ao texto em seu suporte original e a possibilidade de conversar sobre o texto lido são aspectos a serem considerados no enfrentamento de desafios para a adequada escolarização da leitura literária no contexto do Ensino Fundamental para jovens, adultos e idosos.This study examined conditions in which adult and elderly people read literary texts in elementary school, in the context of Youth and Adult Education. In order to do that, we adopted a social perspective of literacy in the development of this research which is inserted on the discussion field concerning the alphabetization and literacy (SOARES, 2003) and of the literary literacy (COSSON, 2009) for adults and seniors. This is a case study developed through participant observation (BECKER, 1997; TURA, 2003) in a literacy class in a private school during one semester of 2013. Interviews with students and teachers, and observation of sixty-six classes were held. The database developed for this study contains audio and video recordings, field notes and copies of artifacts produced by research participants. Throughout the research process, we sought a rapprochement with the point of view of the participants, with the goal of understanding the meanings of literary reading for the group. Data analysis showed that the place of literature in this education segment is very limited and is subject to the teaching of decoding and working with other curriculum contents. Furthermore, the font size, the texts relevance to the adult world, the access to literary texts in their original support and the chance to talk about the text being read should be considered when facing challenges to adequate schooling of literary reading in the context of basic education for youth, adults and seniors.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlfabetização de adultosLeituraLiteratura Estudo e ensinoEducaçãoLetramentoEJA Escolarização da leitura literáriaAlfabetização de adultos e idososA escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdaiane_silva___a_escolariza__oda_leitura_liter_ria_na_alf.pdfapplication/pdf9297904https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RPNGD/1/daiane_silva___a_escolariza__oda_leitura_liter_ria_na_alf.pdfda7139f2a01b7c49d86628a49c633211MD51TEXTdaiane_silva___a_escolariza__oda_leitura_liter_ria_na_alf.pdf.txtdaiane_silva___a_escolariza__oda_leitura_liter_ria_na_alf.pdf.txtExtracted texttext/plain325045https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RPNGD/2/daiane_silva___a_escolariza__oda_leitura_liter_ria_na_alf.pdf.txt1e6a0aaadbcd49a3ebdc26da9ce61ddcMD521843/BUOS-9RPNGD2019-11-14 04:05:25.053oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RPNGDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:05:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosas
title A escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosas
spellingShingle A escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosas
Daiane Marques Silva
EJA Escolarização da leitura literária
Alfabetização de adultos e idosos
Alfabetização de adultos
Leitura
Literatura Estudo e ensino
Educação
Letramento
title_short A escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosas
title_full A escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosas
title_fullStr A escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosas
title_full_unstemmed A escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosas
title_sort A escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosas
author Daiane Marques Silva
author_facet Daiane Marques Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Lucia Castanheira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hercules Toledo Correa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
dc.contributor.author.fl_str_mv Daiane Marques Silva
contributor_str_mv Maria Lucia Castanheira
Hercules Toledo Correa
Francisca Izabel Pereira Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv EJA Escolarização da leitura literária
Alfabetização de adultos e idosos
topic EJA Escolarização da leitura literária
Alfabetização de adultos e idosos
Alfabetização de adultos
Leitura
Literatura Estudo e ensino
Educação
Letramento
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização de adultos
Leitura
Literatura Estudo e ensino
Educação
Letramento
description Este estudo examinou as condições que adultos e idosos encontram para ler textos literários no Ensino Fundamental, no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Adotou-se uma perspectiva social do letramento no desenvolvimento desta pesquisa que está inserida no campo de discussão acerca da alfabetização e do letramento (SOARES, 2003) e do letramento literário (COSSON, 2009) de adultos e idosos. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido por meio da observação participante (BECKER, 1997; TURA, 2003) em uma turma de alfabetização de uma escola da rede particular de ensino, ao longo de um semestre letivo do ano de 2013. Foram registradas por meio de gravações em vídeo e notas de campo um total de 66 aulas. Além disso, o banco de dados inclui registros em áudio de entrevistas realizadas com alunos e professores. Ao longo do processo investigativo, buscou-se uma aproximação com o ponto de vista dos participantes, com o objetivo de compreender os significados da leitura literária para o grupo. A análise das entrevistas realizadas com os participantes e do cotidiano da sala de aula indicaram que o lugar da literatura nesse segmento de ensino é bastante restrito e está subordinado ao ensino da decodificação e ao trabalho com outros conteúdos curriculares. Além disso, que o tamanho da letra, a pertinência do texto ao universo adulto, o acesso ao texto em seu suporte original e a possibilidade de conversar sobre o texto lido são aspectos a serem considerados no enfrentamento de desafios para a adequada escolarização da leitura literária no contexto do Ensino Fundamental para jovens, adultos e idosos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T15:52:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T15:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPNGD
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPNGD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RPNGD/1/daiane_silva___a_escolariza__oda_leitura_liter_ria_na_alf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RPNGD/2/daiane_silva___a_escolariza__oda_leitura_liter_ria_na_alf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv da7139f2a01b7c49d86628a49c633211
1e6a0aaadbcd49a3ebdc26da9ce61ddc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677066839523328