As políticas de distribuição de dividendos: o caso das empresas do PSI-20 e do BEL-20
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12641 |
Resumo: | Os fatores que impulsionam as políticas de dividendos de uma empresa têm sido tema de extensa pesquisa ao longo do tempo, existindo, por vezes, conflitos no que concerne ao comportamento deste tipo de rendimentos. O dividendo é o retorno que o acionista recebe de uma empresa, através dos lucros desta, mediante a sua percentagem de participação. A presente investigação tem como objetivo principal saber quais os determinantes das políticas de distribuição de dividendos. A amostra em estudo foi constituída por empresas do PSI 20 e do BEL 20, durante um período de seis anos, de 2008 a 2013. Através da utilização de regressões lineares multivariadas, foram estudadas três variáveis dependentes, Dividend Rate, Dividend Payout e Dividend Yield. Os resultados das regressões evidenciam que a rentabilidade é o fator mais significativo para a decisão de distribuir dividendos. A seguir, os determinantes mais importantes obtidos foram a estrutura de capital, as oportunidades de crescimento, o tamanho e as despesas com juros. No presente estudo verificou-se que o estudo dos dois mercados em conjunto obteve resultados um pouco diferentes da análise individual, pelo que esta transmite uma imagem mais verdadeira das suas políticas. |
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As políticas de distribuição de dividendos: o caso das empresas do PSI-20 e do BEL-20Política de dividendosDeterminantes da política de dividendosDividend rateDividend payoutDividend yieldPortugal e BélgicaOs fatores que impulsionam as políticas de dividendos de uma empresa têm sido tema de extensa pesquisa ao longo do tempo, existindo, por vezes, conflitos no que concerne ao comportamento deste tipo de rendimentos. O dividendo é o retorno que o acionista recebe de uma empresa, através dos lucros desta, mediante a sua percentagem de participação. A presente investigação tem como objetivo principal saber quais os determinantes das políticas de distribuição de dividendos. A amostra em estudo foi constituída por empresas do PSI 20 e do BEL 20, durante um período de seis anos, de 2008 a 2013. Através da utilização de regressões lineares multivariadas, foram estudadas três variáveis dependentes, Dividend Rate, Dividend Payout e Dividend Yield. Os resultados das regressões evidenciam que a rentabilidade é o fator mais significativo para a decisão de distribuir dividendos. A seguir, os determinantes mais importantes obtidos foram a estrutura de capital, as oportunidades de crescimento, o tamanho e as despesas com juros. No presente estudo verificou-se que o estudo dos dois mercados em conjunto obteve resultados um pouco diferentes da análise individual, pelo que esta transmite uma imagem mais verdadeira das suas políticas.The factors that drive companies’ dividend policies have been subject of extensive research over time, existing, sometimes, some conflicts regarding the behavior of such profits. The dividend is the return that investor receives from the profits of a company by their percentage ownership. The study attempts to find the determinants of dividend policies. The sample is composed by companies of PSI-20 and BEL-20 and the period that has been considered is from 2008 to 2013. Through the use of multivariate linear regressions, three dependent variables, Dividend Rate, Dividend Payout and Dividend Yield have been studied. The regression results show that profitability is the most significant factor to the final decision to distribute dividends. After that, the most important determinants obtained are capital structure, growth opportunities, size and interest expenses. In this study, it was found that the study of two markets together got slightly different results of the individual studies, so the individual market analysis gives a truer picture of their policies.Los factores que impulsan las políticas de dividendos de una sociedad tiene sido objeto de una extensa investigación con el tiempo, a veces entra en conflicto con lo que se refiere al comportamiento de este tipo de ingresos. El dividendo es el rendimiento que los accionistas reciban de una compañía, a través de ganancias por medio de su participación. Esta investigación tiene como objetivo conocer los determinantes de las políticas de distribución de dividendos. La muestra del estudio consistió en los PSI 20 empresas y el BEL 20, durante un período de seis años a partir de 2008 a 2013. A través de la utilización de regresiones lineales multivariables, se estudiaron tres variables dependientes, Tasa de Dividendo, pago de dividendos y Rentabilidad por dividendo . Los resultados de la regresión muestran que la rentabilidad es el factor más importante en la decisión de distribuir dividendos. Los siguientes son los determinantes más importantes obtenidos fueron los gastos de estructura de capital, las oportunidades de crecimiento, tamaño y tipos de interés. En el presente trabajo se encontró que el estudio de los mercados conjuntos tuvo resultados un poco diferentes de la análisis individuales, por lo que este le da una imagen más fiel de sus políticas.Monte, Ana PaulaBiblioteca Digital do IPBBarra, Tânia Isabel Santos2016-01-19T11:42:55Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12641TID:201428385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:55.912135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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