Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegypti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Pessoa Vilela
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFHN9
Resumo: O Dengue virus é o agente etiológico da dengue, a arbovirose mais prevalente no mundo, sendo, anualmente, notificados cerca de 50 milhões de casos. Os mosquitos vetores da dengue pertencem ao gênero Aedes, sendo a espécie Aedes aegypti, o principal vetor. Este trabalho busca o aprimoramento de técnicas de detecção do genoma de Dengue virus em larvas e mosquitos adultos a fim de otimizar os métodos de predição de epidemias que utilizam armadilhas para captura do vetor. Neste trabalho, a presença do genoma viral em mosquitos e larvas foi analisada por RT-PCR. As larvas e mosquitos adultos processados pertencem a um bairro da regional Noroeste de Belo Horizonte, MG, que apresenta os maiores índices de prevalência de dengue nos últimos anos, em Belo Horizonte (36% do total de casos notificados até 2006). Para a captura de ovos e mosquitos adultos foram utilizados quatro métodos de amostragem: Ovitrampa, BG-Trap®R, MosquiTRAPR e Aspirador de NasciR. Dos insetos coletados, 661 fêmeas, 372 machos e 28808 larvas foram macerados e submetidos à extração de RNA. A presença do genoma viral foi detectada por RT-PCR em 13,2% dos pools de larvas de Ae. Aegypti, em 16,6% dos pools de machos da BG-Trap® e em 20% dos pools de machos do Aspirador de Nasci. Para os pools de fêmeas analisados, foi encontrada a presença do genoma viral numa percentagem de 14,3% para a BG-Trap® e 16,6% para a MosquiTRAP. As técnicas moleculares utilizadas se mostraram eficientes, sendo a presença do genoma viral detectada em até 0,1 PFU. As armadilhas se mostraram eficientes na captura do vetor, sendo a MosquiTRAPR mais eficiente em coletas de fêmeas grávidas, capazes de transmitir o vírus. A metodologia é eficiente e pode ser empregada em programas de monitoramento para controle e prevenção da doença.
id UFMG_bfe5002789741dc271340bc69fb620bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EFHN9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegyptiMétodo de monitoramentoDengue virusEpidemiologiaAedesMicrobiologiaDengue EpidemiologiaAedes Aegypti ControleVírus da dengueO Dengue virus é o agente etiológico da dengue, a arbovirose mais prevalente no mundo, sendo, anualmente, notificados cerca de 50 milhões de casos. Os mosquitos vetores da dengue pertencem ao gênero Aedes, sendo a espécie Aedes aegypti, o principal vetor. Este trabalho busca o aprimoramento de técnicas de detecção do genoma de Dengue virus em larvas e mosquitos adultos a fim de otimizar os métodos de predição de epidemias que utilizam armadilhas para captura do vetor. Neste trabalho, a presença do genoma viral em mosquitos e larvas foi analisada por RT-PCR. As larvas e mosquitos adultos processados pertencem a um bairro da regional Noroeste de Belo Horizonte, MG, que apresenta os maiores índices de prevalência de dengue nos últimos anos, em Belo Horizonte (36% do total de casos notificados até 2006). Para a captura de ovos e mosquitos adultos foram utilizados quatro métodos de amostragem: Ovitrampa, BG-Trap®R, MosquiTRAPR e Aspirador de NasciR. Dos insetos coletados, 661 fêmeas, 372 machos e 28808 larvas foram macerados e submetidos à extração de RNA. A presença do genoma viral foi detectada por RT-PCR em 13,2% dos pools de larvas de Ae. Aegypti, em 16,6% dos pools de machos da BG-Trap® e em 20% dos pools de machos do Aspirador de Nasci. Para os pools de fêmeas analisados, foi encontrada a presença do genoma viral numa percentagem de 14,3% para a BG-Trap® e 16,6% para a MosquiTRAP. As técnicas moleculares utilizadas se mostraram eficientes, sendo a presença do genoma viral detectada em até 0,1 PFU. As armadilhas se mostraram eficientes na captura do vetor, sendo a MosquiTRAPR mais eficiente em coletas de fêmeas grávidas, capazes de transmitir o vírus. A metodologia é eficiente e pode ser empregada em programas de monitoramento para controle e prevenção da doença.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGErna Geessien KroonAlvaro Eduardo EirasAna Paula Pessoa Vilela2019-08-14T07:57:31Z2019-08-14T07:57:31Z2007-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFHN9info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T18:11:26Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EFHN9Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T18:11:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegypti
title Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegypti
spellingShingle Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegypti
Ana Paula Pessoa Vilela
Método de monitoramento
Dengue virus
Epidemiologia
Aedes
Microbiologia
Dengue Epidemiologia
Aedes Aegypti Controle
Vírus da dengue
title_short Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegypti
title_full Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegypti
title_fullStr Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegypti
title_full_unstemmed Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegypti
title_sort Monitoramento do Dengue virus circulante em larvas e mosquitos adultos de Aedes aegypti
author Ana Paula Pessoa Vilela
author_facet Ana Paula Pessoa Vilela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Erna Geessien Kroon
Alvaro Eduardo Eiras
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula Pessoa Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Método de monitoramento
Dengue virus
Epidemiologia
Aedes
Microbiologia
Dengue Epidemiologia
Aedes Aegypti Controle
Vírus da dengue
topic Método de monitoramento
Dengue virus
Epidemiologia
Aedes
Microbiologia
Dengue Epidemiologia
Aedes Aegypti Controle
Vírus da dengue
description O Dengue virus é o agente etiológico da dengue, a arbovirose mais prevalente no mundo, sendo, anualmente, notificados cerca de 50 milhões de casos. Os mosquitos vetores da dengue pertencem ao gênero Aedes, sendo a espécie Aedes aegypti, o principal vetor. Este trabalho busca o aprimoramento de técnicas de detecção do genoma de Dengue virus em larvas e mosquitos adultos a fim de otimizar os métodos de predição de epidemias que utilizam armadilhas para captura do vetor. Neste trabalho, a presença do genoma viral em mosquitos e larvas foi analisada por RT-PCR. As larvas e mosquitos adultos processados pertencem a um bairro da regional Noroeste de Belo Horizonte, MG, que apresenta os maiores índices de prevalência de dengue nos últimos anos, em Belo Horizonte (36% do total de casos notificados até 2006). Para a captura de ovos e mosquitos adultos foram utilizados quatro métodos de amostragem: Ovitrampa, BG-Trap®R, MosquiTRAPR e Aspirador de NasciR. Dos insetos coletados, 661 fêmeas, 372 machos e 28808 larvas foram macerados e submetidos à extração de RNA. A presença do genoma viral foi detectada por RT-PCR em 13,2% dos pools de larvas de Ae. Aegypti, em 16,6% dos pools de machos da BG-Trap® e em 20% dos pools de machos do Aspirador de Nasci. Para os pools de fêmeas analisados, foi encontrada a presença do genoma viral numa percentagem de 14,3% para a BG-Trap® e 16,6% para a MosquiTRAP. As técnicas moleculares utilizadas se mostraram eficientes, sendo a presença do genoma viral detectada em até 0,1 PFU. As armadilhas se mostraram eficientes na captura do vetor, sendo a MosquiTRAPR mais eficiente em coletas de fêmeas grávidas, capazes de transmitir o vírus. A metodologia é eficiente e pode ser empregada em programas de monitoramento para controle e prevenção da doença.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-17
2019-08-14T07:57:31Z
2019-08-14T07:57:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFHN9
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFHN9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829791412682752