Clima e comprometimento organizacional: um estudo em uma instituição de ensino infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7HKY |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal investigar as relações entre as variáveis clima e comprometimento organizacional. Buscou, também, diagnosticar a situação destas variáveis junto aos 46 profissionais de uma instituição de ensino infantil em Belo Horizonte (MG). Considerando estes objetivos, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa e a coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário. Os dados coletados foram submetidos a tratamentoestatístico que envolveu técnicas estatísticas descritivas. O referencial teórico contemplou a abordagem e análise dos conceitos e classificação de organização proposto por Morgan (1996), de clima organizacional proposto por Coda (1993), e de comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1997) (apud DIAS, 2005). Os resultados alcançados contemplam a validação das escalas propostas para mensuração das variáveis de interesse da pesquisa, a avaliação das hipóteses que nortearam a realização do trabalho. Os resultados alcançados permitiram verificar que existe uma correlação positiva entre clima e comprometimento organizacional, o que valida a hipóteseformulada. Na empresa Escola Construir Passinhos do Saber esta correlação foi comprovada e justificada, uma vez que os funcionários, em sua maioria, se dizem bastante satisfeitos com as atividades exercidas, e que o nível de expectativa com a empresa é satisfatório. Finalmente conclui-se que para uma organização ter um bom desempenho perante e mercado e ter um quadro de funcionários comprometidos e motivados é necessário que ela invista em melhorias nas condições de trabalho e nas relações interpessoais. |
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