"Como ver o mundo do outro lado. Longe, mas real.": uma análise de "Dragon Age: origins" e "Dragon Age II" sob o prisma da queer temporality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria de Sa Frizzera Scardua
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLNRQ
Resumo: A história dos videogames começa há sessenta anos, continuando a tradição humana imemorial de brincar e jogar nas incipientes plataformas digitais. Nos anos 2010 a indústria de jogos eletrônicos é uma das maiores na área do entretenimento, gerando bilhões de dólares em seus vários setores, e em especial no dos jogos Triple A. Durante a curta mas veloz história dos games, esses títulos de grande porte adquiriram status e posicionamentos que criaram convenções dentro das interpretações estética e poética da mídia como um todo. No entanto, esses pontos de vista ligados ao Triple A são tão pervasivos quanto limitadores. Esta dissertação convida à análise desses jogos de grande porte e público através da queer temporality de J. Halberstam, uma perspectiva que celebra a apreciação e criação de espaços e tempos fora das normas tradicionais de ver. Para tanto, toma os dois primeiros jogos da franquia Dragon Age - Dragon Age: Origins e Dragon Age II - e apresenta uma análise detalhada dos mesmo sob a queer temporality como fundamental para a compreensão profunda do universo desses jogos e experiências de gameplay mais amplas e conscientes.
id UFMG_c06e855922b4f82e4f96eb4004b9d723
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-BBLNRQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marilia Lyra BergamoCarlos Henrique Rezende FalciLynn Rosalina Gama AlvesMaria de Sa Frizzera Scardua2019-08-14T22:17:33Z2019-08-14T22:17:33Z2019-02-18http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLNRQA história dos videogames começa há sessenta anos, continuando a tradição humana imemorial de brincar e jogar nas incipientes plataformas digitais. Nos anos 2010 a indústria de jogos eletrônicos é uma das maiores na área do entretenimento, gerando bilhões de dólares em seus vários setores, e em especial no dos jogos Triple A. Durante a curta mas veloz história dos games, esses títulos de grande porte adquiriram status e posicionamentos que criaram convenções dentro das interpretações estética e poética da mídia como um todo. No entanto, esses pontos de vista ligados ao Triple A são tão pervasivos quanto limitadores. Esta dissertação convida à análise desses jogos de grande porte e público através da queer temporality de J. Halberstam, uma perspectiva que celebra a apreciação e criação de espaços e tempos fora das normas tradicionais de ver. Para tanto, toma os dois primeiros jogos da franquia Dragon Age - Dragon Age: Origins e Dragon Age II - e apresenta uma análise detalhada dos mesmo sob a queer temporality como fundamental para a compreensão profunda do universo desses jogos e experiências de gameplay mais amplas e conscientes.The history of video games stars 60 years ago, keeping with the immemorial human tradition of playing in the incipient digital platforms. In the 2010s the video game industry is one of the biggest in the entertainment field, generating billions of dollars in its various sectors, and especially in its Triple A games. During the short but fast-paced history of video games, those big budget titles acquired positions and status that created conventions within the aesthetic and poetic interpretations of the media as a whole. This dissertation makes an invitation to analyze those games through J. Halberstams queer temporality , a perspective that celebrates the appreciation and creation of spaces and times outside of the traditional ways of seeing. To that end it presents a detailed analysis of the the first two games of the Dragon Age franchise - Dragon Age: Origins and Dragon Age II - under queer temporality as fundamental for the deepest understanding of these games universe and wider and more conscious gameplay experiences.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte digitalTeoria queerJogos eletrônicosDragon Age (Jogo eletrônico)Jogos eletrônicosDragon AgeQueer temporalityTriple A"Como ver o mundo do outro lado. Longe, mas real.": uma análise de "Dragon Age: origins" e "Dragon Age II" sob o prisma da queer temporalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao___mari__sc_rdua.pdfapplication/pdf4570958https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLNRQ/1/dissertacao___mari__sc_rdua.pdf678f2c3147ebf55c1539ccc5915e4ef1MD51TEXTdissertacao___mari__sc_rdua.pdf.txtdissertacao___mari__sc_rdua.pdf.txtExtracted texttext/plain370698https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLNRQ/2/dissertacao___mari__sc_rdua.pdf.txt616fe8ea30bccd7ed1ff1ee166258dc6MD521843/EBAP-BBLNRQ2019-11-14 17:11:50.328oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-BBLNRQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:11:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Como ver o mundo do outro lado. Longe, mas real.": uma análise de "Dragon Age: origins" e "Dragon Age II" sob o prisma da queer temporality
title "Como ver o mundo do outro lado. Longe, mas real.": uma análise de "Dragon Age: origins" e "Dragon Age II" sob o prisma da queer temporality
spellingShingle "Como ver o mundo do outro lado. Longe, mas real.": uma análise de "Dragon Age: origins" e "Dragon Age II" sob o prisma da queer temporality
Maria de Sa Frizzera Scardua
Jogos eletrônicos
Dragon Age
Queer temporality
Triple A
Arte digital
Teoria queer
Jogos eletrônicos
Dragon Age (Jogo eletrônico)
title_short "Como ver o mundo do outro lado. Longe, mas real.": uma análise de "Dragon Age: origins" e "Dragon Age II" sob o prisma da queer temporality
title_full "Como ver o mundo do outro lado. Longe, mas real.": uma análise de "Dragon Age: origins" e "Dragon Age II" sob o prisma da queer temporality
title_fullStr "Como ver o mundo do outro lado. Longe, mas real.": uma análise de "Dragon Age: origins" e "Dragon Age II" sob o prisma da queer temporality
title_full_unstemmed "Como ver o mundo do outro lado. Longe, mas real.": uma análise de "Dragon Age: origins" e "Dragon Age II" sob o prisma da queer temporality
title_sort "Como ver o mundo do outro lado. Longe, mas real.": uma análise de "Dragon Age: origins" e "Dragon Age II" sob o prisma da queer temporality
author Maria de Sa Frizzera Scardua
author_facet Maria de Sa Frizzera Scardua
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marilia Lyra Bergamo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Henrique Rezende Falci
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lynn Rosalina Gama Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria de Sa Frizzera Scardua
contributor_str_mv Marilia Lyra Bergamo
Carlos Henrique Rezende Falci
Lynn Rosalina Gama Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Dragon Age
Queer temporality
Triple A
topic Jogos eletrônicos
Dragon Age
Queer temporality
Triple A
Arte digital
Teoria queer
Jogos eletrônicos
Dragon Age (Jogo eletrônico)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte digital
Teoria queer
Jogos eletrônicos
Dragon Age (Jogo eletrônico)
description A história dos videogames começa há sessenta anos, continuando a tradição humana imemorial de brincar e jogar nas incipientes plataformas digitais. Nos anos 2010 a indústria de jogos eletrônicos é uma das maiores na área do entretenimento, gerando bilhões de dólares em seus vários setores, e em especial no dos jogos Triple A. Durante a curta mas veloz história dos games, esses títulos de grande porte adquiriram status e posicionamentos que criaram convenções dentro das interpretações estética e poética da mídia como um todo. No entanto, esses pontos de vista ligados ao Triple A são tão pervasivos quanto limitadores. Esta dissertação convida à análise desses jogos de grande porte e público através da queer temporality de J. Halberstam, uma perspectiva que celebra a apreciação e criação de espaços e tempos fora das normas tradicionais de ver. Para tanto, toma os dois primeiros jogos da franquia Dragon Age - Dragon Age: Origins e Dragon Age II - e apresenta uma análise detalhada dos mesmo sob a queer temporality como fundamental para a compreensão profunda do universo desses jogos e experiências de gameplay mais amplas e conscientes.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T22:17:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T22:17:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLNRQ
url http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLNRQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLNRQ/1/dissertacao___mari__sc_rdua.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-BBLNRQ/2/dissertacao___mari__sc_rdua.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 678f2c3147ebf55c1539ccc5915e4ef1
616fe8ea30bccd7ed1ff1ee166258dc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589154534064128