Efeito da distribuição de massa de objeto no desempenho de cianças de diferentes idades em tarefa de precisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Pereira de Melo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M5G3H
Resumo: A tarefa de Fitts captura aspectos essenciais de funções manuais que envolvem solução de demandas conflitantes de velocidade e precisão. Dois alvos são tocados continua e reciprocamente com precisão máxima e menor tempo. A dificuldade desta tarefa (ID) é caracterizada pela largura dos alvos e pela distância entre eles. O tempo gasto para executar um movimento de apontamento com sucesso aumenta em situações de maior dificuldade. Segundo a literatura, a resistência dos objetos à movimentação é informativa sobre suas oportunidades funcionais para a realização de determinadas ações. A utilidade funcional de objetos parece estar associada à sensibilidade dos indivíduos para perceber o efeito da distribuição de massa de objetos para a realização de determinada ação. Até a presente data, o efeito de propriedades inerciais de objetos utilizados no contexto da tarefa de Fitts não havia sido investigado. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito das propriedades inerciais de hastes no desempenho de crianças com desenvolvimento normal de 5, 8 e 11 anos de idade, em uma tarefa de precisão com dois níveis de dificuldade. Um total de 37 crianças foram solicitadas a tocar reciprocamente dois alvos, mantendo os requisitos de máxima velocidade e precisão. Esta tarefa foi realizada com hastes firmemente seguras na mão dominante, com adição de uma massa posicionada na haste a 10, 20 e 30cm do eixo do movimento (i.e., articulação do punho), caracterizando hastes de adequação alta, intermediária e baixa, respectivamente. A dificuldade da tarefa de Fitts foi definida por pares de alvos de 3 cm (i.e., tarefa de dificuldade alta) e de 10 cm, (i.e., tarefa de dificuldade média). A medida de desempenho foi o tempo médio de movimento (TM) para realização de cada ciclo (i.e., sequência de toque em um alvo, no alvo seguinte e retorno ao primeiro) ao longo de uma tentativa. A média de TM obtida nas duas tentativas realizadas por cada criança, com cada uma das três distribuições de massa da haste, em duas situações de dificuldade, foi utilizada para análise. ANOVA mista 3 x 3 x 2 com um fator independente (idade: cinco, oito e onze anos) e dois fatores de medida repetida (adequação da haste: alta, intermediária e baixa; tamanho do alvo: grande e médio) testou os efeitos principais idade, alvo e haste, e efeitos de interação idade x alvo, idade x haste, haste x alvo e idade x alvo x haste. Comparações post-hoc caracterizaram os efeitos encontrados. Os resultados demonstraram que as hastes percebidas como adequadas para tarefas de precisão (aquelas com massa a 10cm do eixo do movimento) facilitaram o desempenho das crianças. No entanto, este efeito variou nos diferentes grupos etários e nas condições de dificuldade da tarefa. No grupo de onze anos, não houve efeito da haste no TM, nas condições de alvo grande e de alvo médio. No grupo de oito anos, diferenças significativas nas médias de TM entre as hastes de adequação alta e baixa foram observadas no alvo grande (p= 0,006; corrigido = 0,008) e no alvo médio (p= 0,005). No grupo de cinco anos, houve efeito marginal entre as hastes de adequação alta e baixa, apenas no alvo grande (p= 0,009). O desempenho de crianças na tarefa de Fitts parece ser resultado de um processo suportado por informação perceptual, que promoveu a complementaridade entre a dinâmica do sistema músculo-esquelético e a dinâmica passiva dos objetos em um meio gravitacional, para o cumprimento das demandas da tarefa.
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Até a presente data, o efeito de propriedades inerciais de objetos utilizados no contexto da tarefa de Fitts não havia sido investigado. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito das propriedades inerciais de hastes no desempenho de crianças com desenvolvimento normal de 5, 8 e 11 anos de idade, em uma tarefa de precisão com dois níveis de dificuldade. Um total de 37 crianças foram solicitadas a tocar reciprocamente dois alvos, mantendo os requisitos de máxima velocidade e precisão. Esta tarefa foi realizada com hastes firmemente seguras na mão dominante, com adição de uma massa posicionada na haste a 10, 20 e 30cm do eixo do movimento (i.e., articulação do punho), caracterizando hastes de adequação alta, intermediária e baixa, respectivamente. A dificuldade da tarefa de Fitts foi definida por pares de alvos de 3 cm (i.e., tarefa de dificuldade alta) e de 10 cm, (i.e., tarefa de dificuldade média). A medida de desempenho foi o tempo médio de movimento (TM) para realização de cada ciclo (i.e., sequência de toque em um alvo, no alvo seguinte e retorno ao primeiro) ao longo de uma tentativa. A média de TM obtida nas duas tentativas realizadas por cada criança, com cada uma das três distribuições de massa da haste, em duas situações de dificuldade, foi utilizada para análise. ANOVA mista 3 x 3 x 2 com um fator independente (idade: cinco, oito e onze anos) e dois fatores de medida repetida (adequação da haste: alta, intermediária e baixa; tamanho do alvo: grande e médio) testou os efeitos principais idade, alvo e haste, e efeitos de interação idade x alvo, idade x haste, haste x alvo e idade x alvo x haste. Comparações post-hoc caracterizaram os efeitos encontrados. Os resultados demonstraram que as hastes percebidas como adequadas para tarefas de precisão (aquelas com massa a 10cm do eixo do movimento) facilitaram o desempenho das crianças. No entanto, este efeito variou nos diferentes grupos etários e nas condições de dificuldade da tarefa. No grupo de onze anos, não houve efeito da haste no TM, nas condições de alvo grande e de alvo médio. No grupo de oito anos, diferenças significativas nas médias de TM entre as hastes de adequação alta e baixa foram observadas no alvo grande (p= 0,006; corrigido = 0,008) e no alvo médio (p= 0,005). No grupo de cinco anos, houve efeito marginal entre as hastes de adequação alta e baixa, apenas no alvo grande (p= 0,009). O desempenho de crianças na tarefa de Fitts parece ser resultado de um processo suportado por informação perceptual, que promoveu a complementaridade entre a dinâmica do sistema músculo-esquelético e a dinâmica passiva dos objetos em um meio gravitacional, para o cumprimento das demandas da tarefa.Fitts Task captures the essential aspects of manual functions that require the solution of the conflicting speed-precision demand. Two targets are touched continuous and reciprocally with maximum precision and least time. The difficulty of this task (DI) is characterized by the size of the targets and by the distance between them. The time spent to successfully execute a pointing movement increases in situations of greater difficulty. According to the literature, the objects resistance to manipulative movements is informative of its functional opportunities to perform specific actions. The functional utility of objects seems to be associated with individuals sensibility to perceive the effect of objects mass distribution to perform a specific action. To the present date, the effect of the inertial properties of objects used in the context of the Fitts task has not been investigated. The objective of the present study was to investigate the effect of the inertial properties of rods on the performance of children with normal development of 5, 8 and 11 years of age, in a precision task with two levels of difficulty. A total of 37 children were asked to touch reciprocally two targets, maintaining the requisites of maximum speed and precision. This task was performed with rods firmly held by the dominant hand, with an attached mass positioned at 10, 20 and 30 cm of the axis of movement (i.e., hand), characterizing rods of high, intermediate and low adequacy, respectively. The difficulty of the Fitts task was defined by pairs of targets of 3 cm (i.e., task of high difficulty) and of 10 cm (i.e., task of medium difficulty). The outcome variable was mean time of movement (MT) to perform each cycle (i.e., sequence of touch to one target, to the other target and return to the previous) throughout one trial. Mean TM for the two trials performed by each child on each experimental condition was used for analysis. A mixed 3 x 3 x 2 ANOVA with one between-subject factor (age: five, eight, eleven) and two within-subject factors (Rod adequacy: high, intermediate and low; and target size: large and medium) was used to evaluate the main effects age, target and rod adequacy as well as the interaction effects age x target, age x rod adequacy, target x rod adequacy and age x target x rod adequacy. Post-hoc comparisons were used to characterize the significant effects. The results demonstrated that the rods perceived in previous studies as more adequate for precision tasks did in fact enhance childrens performance. However, this effect was different in the different age groups and task conditions. In the eleven-year-old group, there was no significant effect of rod adequacy on MT, regardless of the size of the target used. In the eight-year-old group, significant differences in MT, between the high and low adequacy rod conditions were observed for both medium (p= 0,006; corrected = 0,008) and large targets (p= 0,005). Finally, in the five-year-old group, there was a marginal difference in movement time between the high and low adequacy rod conditions, but only for the large target (p= 0,009). The results suggest that childrens performance on the Fitts task was the result of a process, supported by perceptual information, that promoted a fit between the muscle-skeletal systems and the objects dynamic in order to meet the tasks demands.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPercepçãoMedicina de reabilitaçãoCapacidade motora nas criançasPercepção nas criançasCrianças Desenvolvimentopercepçãopercepção nas criançasdesenvolvimentoCriançasEfeito da distribuição de massa de objeto no desempenho de cianças de diferentes idades em tarefa de precisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mestrado_ana_paula_pereira_de_melo.pdfapplication/pdf1578403https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8M5G3H/1/disserta__o_mestrado_ana_paula_pereira_de_melo.pdfea7f441a99f5c63adc4cf70e1539e30cMD51TEXTdisserta__o_mestrado_ana_paula_pereira_de_melo.pdf.txtdisserta__o_mestrado_ana_paula_pereira_de_melo.pdf.txtExtracted texttext/plain101119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8M5G3H/2/disserta__o_mestrado_ana_paula_pereira_de_melo.pdf.txted49a19e52566bbd904bee26f45bb999MD521843/BUOS-8M5G3H2019-11-14 03:15:01.46oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8M5G3HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:15:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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