A visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valeria Fatima Rosa Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LFFZB
Resumo: O presente trabalhotem como objetivo analisar a visão das professoras da educação infantil em relação à organização do tempo espaço e sua influência nosprocessos de ensinoe deaprendizagem das crianças. O mesmofoi desenvolvidono Centro Infantil Municipal Vila Cristina no município de Betim. O trabalho possui uma abordagem qualitativa e teve como referencial teórico os seguintes autores: Zabalza, Horn, Forneiro, Moura entre outros. Essesautores trazem contribuições importantes na organização dos espaços/ambientes como facilitador da aprendizagem das crianças pequenas. O trabalhofoirealizadoatravés de observações, entrevistas e conversas informais. No decorrer da análise dos dados foi possívelconcluir que a organização dos espaços/ambientes é fundamental na aprendizagem das crianças, mas exige do professor todo um planejamento dessa organização, principalmente da compreensão daconcepção de criança que cada um possui. É uma busca constante de informações, formações continuadas que podem enriquecer o trabalho independente das condições em que se encontram.
id UFMG_c115e689ba18c4159c2bb6be79148047
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LFFZB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vanessa Ferraz Almeida NevesValeria Fatima Rosa Pereira2019-08-12T15:27:32Z2019-08-12T15:27:32Z2014-04-22http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LFFZBO presente trabalhotem como objetivo analisar a visão das professoras da educação infantil em relação à organização do tempo espaço e sua influência nosprocessos de ensinoe deaprendizagem das crianças. O mesmofoi desenvolvidono Centro Infantil Municipal Vila Cristina no município de Betim. O trabalho possui uma abordagem qualitativa e teve como referencial teórico os seguintes autores: Zabalza, Horn, Forneiro, Moura entre outros. Essesautores trazem contribuições importantes na organização dos espaços/ambientes como facilitador da aprendizagem das crianças pequenas. O trabalhofoirealizadoatravés de observações, entrevistas e conversas informais. No decorrer da análise dos dados foi possívelconcluir que a organização dos espaços/ambientes é fundamental na aprendizagem das crianças, mas exige do professor todo um planejamento dessa organização, principalmente da compreensão daconcepção de criança que cada um possui. É uma busca constante de informações, formações continuadas que podem enriquecer o trabalho independente das condições em que se encontram.This project aims to analyze the point of view of the children education teachers regard to the organization of the space of time and its influence in the teaching process and the learning of the children. The same project was developed at the Vila Cristina town children Center in the city of Betim. This project has a qualitative approach and had as its theoretical framework authors who bring important contributions in the organization of the spaces/environments as a facilitator in the little children learning process (Zabalza, Horn, Forneiro, Moura and many others). The project was done through observations, interviews and informal conversations. Upon the analyses of the data one can conclude that the organization of the spaces/environments is fundamental in the children learning process, but the teachers is expected to have a planning of this organization, especially the comprehension of the conception of child that each one has. Its a constant quest of information, continued formations that may be able to improve the project, even considering the infrastructure of some institutions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAmbiente escolarEducaçãoAprendizagemEducação pre-escolarOrganização dos EspaçosAmbienteAprendizagemA visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_.pdfapplication/pdf1398139https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LFFZB/1/monografia_.pdf3596307106a26257ae61daba2e833282MD51TEXTmonografia_.pdf.txtmonografia_.pdf.txtExtracted texttext/plain99316https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LFFZB/2/monografia_.pdf.txt6e3427e3359e0e97f22a49242a2a6861MD521843/BUBD-9LFFZB2019-11-14 18:25:12.074oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LFFZBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:25:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil
title A visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil
spellingShingle A visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil
Valeria Fatima Rosa Pereira
Organização dos Espaços
Ambiente
Aprendizagem
Ambiente escolar
Educação
Aprendizagem
Educação pre-escolar
title_short A visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil
title_full A visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil
title_fullStr A visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed A visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil
title_sort A visão dos professores sobre a relação da organização do tempo e espaço nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil
author Valeria Fatima Rosa Pereira
author_facet Valeria Fatima Rosa Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanessa Ferraz Almeida Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Valeria Fatima Rosa Pereira
contributor_str_mv Vanessa Ferraz Almeida Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Organização dos Espaços
Ambiente
Aprendizagem
topic Organização dos Espaços
Ambiente
Aprendizagem
Ambiente escolar
Educação
Aprendizagem
Educação pre-escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ambiente escolar
Educação
Aprendizagem
Educação pre-escolar
description O presente trabalhotem como objetivo analisar a visão das professoras da educação infantil em relação à organização do tempo espaço e sua influência nosprocessos de ensinoe deaprendizagem das crianças. O mesmofoi desenvolvidono Centro Infantil Municipal Vila Cristina no município de Betim. O trabalho possui uma abordagem qualitativa e teve como referencial teórico os seguintes autores: Zabalza, Horn, Forneiro, Moura entre outros. Essesautores trazem contribuições importantes na organização dos espaços/ambientes como facilitador da aprendizagem das crianças pequenas. O trabalhofoirealizadoatravés de observações, entrevistas e conversas informais. No decorrer da análise dos dados foi possívelconcluir que a organização dos espaços/ambientes é fundamental na aprendizagem das crianças, mas exige do professor todo um planejamento dessa organização, principalmente da compreensão daconcepção de criança que cada um possui. É uma busca constante de informações, formações continuadas que podem enriquecer o trabalho independente das condições em que se encontram.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:27:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LFFZB
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LFFZB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LFFZB/1/monografia_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LFFZB/2/monografia_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3596307106a26257ae61daba2e833282
6e3427e3359e0e97f22a49242a2a6861
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589509911150592