Organização do espaço no berçário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Gonçalves da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJE7W
Resumo: Levando em consideração as pesquisas realizadas acerca da importância da organização dos espaços na educação infantil, este trabalho apresenta uma análise de um plano de ação desenvolvido, com 12 crianças de um ano, no berçário de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. O objetivo principal do trabalho consistiu na reorganização do espaço da sala de atividades do berçário, visando favorecer a interação e contribuir para de desenvolvimento da autonomia, capacidades e habilidades das crianças. A opção utilizada para a reorganização do espaço foi um arranjo espacial semi-aberto, formando-se quatro cantinhos lúdicos. O plano de ação se justifica por ser o espaço lugar onde as relações se estabelecem, tornando-se então, um importante aliado na formação da criança. A presente pesquisa sugere que a introdução de novos elementos no berçário provocou mudanças na forma de como as crianças percebem e utilizam o espaço. Verificou-se que, desde bebês, as crianças se interessam, participam e interagem com o ambiente em que estão inseridas, criando, por exemplo, situações de brincadeiras de forma mais independente do professor. Diante dos aspectos observados é possível pensar e conceber o berçário como um espaço favorecedor das interações sociais e estimulador de diferentes linguagens para as crianças da faixa etária mencionada.
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