Figuras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talita Iasmin Soares Aquino
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAHFSE
Resumo: As experiências trans expõem disputas políticas, negociações entre saberes-poderes e entrelaçamentos de discursos e agências dos corpos. Esta pesquisa pretendeu refletir sobre a matriz binária do gênero em diálogo com sete filmes: Hedwig and the Angry Inch (2001), Madame Satã (2002), Tiresia (2003), Transamerica (2005), Strella (2009), Kátia (2012) e Laurence Anyways (2012). Nestes filmes, as protagonistas, personagens trans, são trazidas à tela em narrativas que constroem o trânsito entre os gêneros em gestos, vestes, cenários e iluminação. Em diversos acordos de similaridade, figuras de gênero emergem como resquícios de formas e modelos identificáveis, reafirmando ou subvertendo estereotipias. Assim, buscamos compreender como os filmes performam o gênero a partir das figuras que fazem emergir. Para tal, elencamos os trabalhos de Erich Auerbach (1997), Judith Butler (2013), Marcel Mauss (2003), Jacques Rancière (2012), Victor Turner (2008), entre outros, como arcabouço teórico de nossa investigação.
id UFMG_c1fd28ea1f386356dbf76b5a5f78bfaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAHFSE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Magno Camargos MendoncaÉrica Renata de SouzaBruno Souza LealTalita Iasmin Soares Aquino2019-08-13T05:35:30Z2019-08-13T05:35:30Z2015-04-16http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAHFSEAs experiências trans expõem disputas políticas, negociações entre saberes-poderes e entrelaçamentos de discursos e agências dos corpos. Esta pesquisa pretendeu refletir sobre a matriz binária do gênero em diálogo com sete filmes: Hedwig and the Angry Inch (2001), Madame Satã (2002), Tiresia (2003), Transamerica (2005), Strella (2009), Kátia (2012) e Laurence Anyways (2012). Nestes filmes, as protagonistas, personagens trans, são trazidas à tela em narrativas que constroem o trânsito entre os gêneros em gestos, vestes, cenários e iluminação. Em diversos acordos de similaridade, figuras de gênero emergem como resquícios de formas e modelos identificáveis, reafirmando ou subvertendo estereotipias. Assim, buscamos compreender como os filmes performam o gênero a partir das figuras que fazem emergir. Para tal, elencamos os trabalhos de Erich Auerbach (1997), Judith Butler (2013), Marcel Mauss (2003), Jacques Rancière (2012), Victor Turner (2008), entre outros, como arcabouço teórico de nossa investigação.The trans experiences exposes political disputes, negotiations between power/knowledge and an intertwining of speeches and body agencies. This research aimed at reflecting on the binary gender matrix in dialogue with seven movies: Hedwig and The Agry Inch (2001), Madame Satã (2002), Tiresia (2003), Transamerica (2005), Strella (2009), Kátia (2012) and Laurence Anyways (2012). In these films, the protagonists, all trans-characters, are brought to the screen in narratives that build up the transit between genders in gestures, clothing, scenarios and lightning. In various similarity agreements, gender figures emerge as remnants of identifiable shapes and models, reaffirming or subverting stereotypes. Thus, we intended to comprehend the way in which such movies perform gender from the figures they emerge. To do so, we list the works of Erich Auerbach (1997), Judith Butler (2013), Marcel Mauss (2003), Jacques Rancière (2012), Victor Turner (2008), among others, as theoretical foundation of our research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunicaçãoCinemaRelações de gêneroCorpoGêneroImagemCena performáticaPerformatividadeFiguras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfiguras__n_o__bin_rias___final.pdfapplication/pdf3016038https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAHFSE/1/figuras__n_o__bin_rias___final.pdfe369fad60524fd35566042ea5b5bd5f9MD51TEXTfiguras__n_o__bin_rias___final.pdf.txtfiguras__n_o__bin_rias___final.pdf.txtExtracted texttext/plain177255https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAHFSE/2/figuras__n_o__bin_rias___final.pdf.txtffebefc8aa09e6d8493895a13504ed1fMD521843/BUBD-AAHFSE2019-11-14 21:22:27.659oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAHFSERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:22:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Figuras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXI
title Figuras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXI
spellingShingle Figuras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXI
Talita Iasmin Soares Aquino
Corpo
Gênero
Imagem
Cena performática
Performatividade
Comunicação
Cinema
Relações de gênero
title_short Figuras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXI
title_full Figuras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXI
title_fullStr Figuras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXI
title_full_unstemmed Figuras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXI
title_sort Figuras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXI
author Talita Iasmin Soares Aquino
author_facet Talita Iasmin Soares Aquino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Magno Camargos Mendonca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Érica Renata de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bruno Souza Leal
dc.contributor.author.fl_str_mv Talita Iasmin Soares Aquino
contributor_str_mv Carlos Magno Camargos Mendonca
Érica Renata de Souza
Bruno Souza Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Gênero
Imagem
Cena performática
Performatividade
topic Corpo
Gênero
Imagem
Cena performática
Performatividade
Comunicação
Cinema
Relações de gênero
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação
Cinema
Relações de gênero
description As experiências trans expõem disputas políticas, negociações entre saberes-poderes e entrelaçamentos de discursos e agências dos corpos. Esta pesquisa pretendeu refletir sobre a matriz binária do gênero em diálogo com sete filmes: Hedwig and the Angry Inch (2001), Madame Satã (2002), Tiresia (2003), Transamerica (2005), Strella (2009), Kátia (2012) e Laurence Anyways (2012). Nestes filmes, as protagonistas, personagens trans, são trazidas à tela em narrativas que constroem o trânsito entre os gêneros em gestos, vestes, cenários e iluminação. Em diversos acordos de similaridade, figuras de gênero emergem como resquícios de formas e modelos identificáveis, reafirmando ou subvertendo estereotipias. Assim, buscamos compreender como os filmes performam o gênero a partir das figuras que fazem emergir. Para tal, elencamos os trabalhos de Erich Auerbach (1997), Judith Butler (2013), Marcel Mauss (2003), Jacques Rancière (2012), Victor Turner (2008), entre outros, como arcabouço teórico de nossa investigação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T05:35:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T05:35:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAHFSE
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAHFSE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAHFSE/1/figuras__n_o__bin_rias___final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAHFSE/2/figuras__n_o__bin_rias___final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e369fad60524fd35566042ea5b5bd5f9
ffebefc8aa09e6d8493895a13504ed1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589336427397120