Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/45840 |
Resumo: | Os jogos digitais vem sendo estudados nos últimos anos como produtos culturais complexos, parte de um circuito que engendra e repercute estruturas sociais através do poder discursivo – tal como ocorre com o cinema e a literatura. Frente a isso, os fandoms se tornaram importantes espaços de contestação e reivindicação dos discursos acerca dessas estruturas, sobretudo sobre gênero. Sendo assim, este trabalho busca estudar as feminilidades articuladas pelos jogos digitais e pelas produções de fãs, com o objetivo de investigar tanto as normas de gênero acionadas por essas obras como também os seus usos como táticas de ativismo de fãs. Para tal, foi adotada uma estratégia de análise da produção do fandom do jogo World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004) sobre a personagem feminina Jaina Proudmoore. A partir de uma fundamentação teórica com base inicialmente nos conceitos de gênero (CONNELL; PEARSE, 2015; BUTLER, 2018; LOURO, 2003) e tecnologia de gênero (LAURETIS, 1987), o estudo navega para as discussões sobre as disputas de poder nos espaços de fãs (JOHNSON, 2017; FISKE, 1992), os modos de ativismos de fãs (BROUGH; SHRESTHOVA, 2012; STANFILL, 2020), e como isso dialoga com as condições e representações das mulheres nesses espaços. Sob essa perspectiva teórica é feita uma leitura estatística do fandom de World of Warcraft através da coleta de fanfics e fanarts publicadas no repositório Archive of Our Own e na plataforma DeviantArt, e então uma análise dos textos verbovisuais (ABRIL, 2007) produzidos pelos fãs sobre a personagem Jaina e das imagens canônicas do jogo. |
id |
UFMG_c20d0bd4ded39049d4c5d2782377ec19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/45840 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Joana Ziller de Araújo Josephsonhttp://lattes.cnpq.br/5352059274589464Geane Carvalho AlzamoraGabriela Birnfeld Kurtzhttp://lattes.cnpq.br/1856689214661825Clara Andrade Pimentel2022-10-02T20:30:06Z2022-10-02T20:30:06Z2021-10-27http://hdl.handle.net/1843/45840Os jogos digitais vem sendo estudados nos últimos anos como produtos culturais complexos, parte de um circuito que engendra e repercute estruturas sociais através do poder discursivo – tal como ocorre com o cinema e a literatura. Frente a isso, os fandoms se tornaram importantes espaços de contestação e reivindicação dos discursos acerca dessas estruturas, sobretudo sobre gênero. Sendo assim, este trabalho busca estudar as feminilidades articuladas pelos jogos digitais e pelas produções de fãs, com o objetivo de investigar tanto as normas de gênero acionadas por essas obras como também os seus usos como táticas de ativismo de fãs. Para tal, foi adotada uma estratégia de análise da produção do fandom do jogo World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004) sobre a personagem feminina Jaina Proudmoore. A partir de uma fundamentação teórica com base inicialmente nos conceitos de gênero (CONNELL; PEARSE, 2015; BUTLER, 2018; LOURO, 2003) e tecnologia de gênero (LAURETIS, 1987), o estudo navega para as discussões sobre as disputas de poder nos espaços de fãs (JOHNSON, 2017; FISKE, 1992), os modos de ativismos de fãs (BROUGH; SHRESTHOVA, 2012; STANFILL, 2020), e como isso dialoga com as condições e representações das mulheres nesses espaços. Sob essa perspectiva teórica é feita uma leitura estatística do fandom de World of Warcraft através da coleta de fanfics e fanarts publicadas no repositório Archive of Our Own e na plataforma DeviantArt, e então uma análise dos textos verbovisuais (ABRIL, 2007) produzidos pelos fãs sobre a personagem Jaina e das imagens canônicas do jogo.Digital games have been studied in recent years as complex cultural products, part of a circuit that engenders and reverberates social structures through discursive power - similar to cinema and literature. Faced with this, fandoms have become important spaces for contesting and claiming discourses about these structures, especially about gender. Therefore, this work seeks to study the femininities articulated by digital games and fan productions, with the aim of investigating both the gender norms operated by these works as well as their uses as fan activism tactics. To this end, a strategy was adopted to analyze the production of the World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004) fandom and the female character Jaina Proudmoore. Starting on a theoretical foundation based initially on the concepts of gender (CONNELL; PEARSE, 2015; BUTLER, 2018; LOURO, 2003) and gender technology (LAURETIS, 1987), the study navigates to the discussions about power disputes in fandoms (JOHNSON, 2017; FISKE, 1992), the modes of fan activism (BROUGH; SHRESTHOVA, 2012; STANFILL, 2020), and how this dialogues with the conditions and representations of women in these spaces. From this theoretical perspective, a statistical reading of theWorld ofWarcraft fandom is made through the collection of fanfics and fanarts published in the Archive of Our Own repository and on the DeviantArt platform, and then an analysis of the visual verb texts (ABRIL, 2007) produced by the fans about the character Jaina and the canonical images of the game.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessJogos digitaisAtivismo de fãsGêneroFeminilidadeFandomWorld of WarcraftMulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina ProudmooreWomen from game to Fandom : an analysis of Jaina Proudmooreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALDissertacao_ClaraPimentel_VerFinal_SemPagBrancas.pdfDissertacao_ClaraPimentel_VerFinal_SemPagBrancas.pdfapplication/pdf59300257https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/4/Dissertacao_ClaraPimentel_VerFinal_SemPagBrancas.pdff219f08cd5bfb4d7ee8c550f0ce520d5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/458402022-10-02 17:30:07.059oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-02T20:30:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Women from game to Fandom : an analysis of Jaina Proudmoore |
title |
Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore |
spellingShingle |
Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore Clara Andrade Pimentel Jogos digitais Ativismo de fãs Gênero Feminilidade Fandom World of Warcraft |
title_short |
Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore |
title_full |
Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore |
title_fullStr |
Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore |
title_full_unstemmed |
Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore |
title_sort |
Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore |
author |
Clara Andrade Pimentel |
author_facet |
Clara Andrade Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Joana Ziller de Araújo Josephson |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5352059274589464 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Geane Carvalho Alzamora |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gabriela Birnfeld Kurtz |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1856689214661825 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clara Andrade Pimentel |
contributor_str_mv |
Joana Ziller de Araújo Josephson Geane Carvalho Alzamora Gabriela Birnfeld Kurtz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos digitais Ativismo de fãs Gênero Feminilidade Fandom World of Warcraft |
topic |
Jogos digitais Ativismo de fãs Gênero Feminilidade Fandom World of Warcraft |
description |
Os jogos digitais vem sendo estudados nos últimos anos como produtos culturais complexos, parte de um circuito que engendra e repercute estruturas sociais através do poder discursivo – tal como ocorre com o cinema e a literatura. Frente a isso, os fandoms se tornaram importantes espaços de contestação e reivindicação dos discursos acerca dessas estruturas, sobretudo sobre gênero. Sendo assim, este trabalho busca estudar as feminilidades articuladas pelos jogos digitais e pelas produções de fãs, com o objetivo de investigar tanto as normas de gênero acionadas por essas obras como também os seus usos como táticas de ativismo de fãs. Para tal, foi adotada uma estratégia de análise da produção do fandom do jogo World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004) sobre a personagem feminina Jaina Proudmoore. A partir de uma fundamentação teórica com base inicialmente nos conceitos de gênero (CONNELL; PEARSE, 2015; BUTLER, 2018; LOURO, 2003) e tecnologia de gênero (LAURETIS, 1987), o estudo navega para as discussões sobre as disputas de poder nos espaços de fãs (JOHNSON, 2017; FISKE, 1992), os modos de ativismos de fãs (BROUGH; SHRESTHOVA, 2012; STANFILL, 2020), e como isso dialoga com as condições e representações das mulheres nesses espaços. Sob essa perspectiva teórica é feita uma leitura estatística do fandom de World of Warcraft através da coleta de fanfics e fanarts publicadas no repositório Archive of Our Own e na plataforma DeviantArt, e então uma análise dos textos verbovisuais (ABRIL, 2007) produzidos pelos fãs sobre a personagem Jaina e das imagens canônicas do jogo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-02T20:30:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-02T20:30:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/45840 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/45840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/4/Dissertacao_ClaraPimentel_VerFinal_SemPagBrancas.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab f219f08cd5bfb4d7ee8c550f0ce520d5 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589517622378496 |