Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clara Andrade Pimentel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/45840
Resumo: Os jogos digitais vem sendo estudados nos últimos anos como produtos culturais complexos, parte de um circuito que engendra e repercute estruturas sociais através do poder discursivo – tal como ocorre com o cinema e a literatura. Frente a isso, os fandoms se tornaram importantes espaços de contestação e reivindicação dos discursos acerca dessas estruturas, sobretudo sobre gênero. Sendo assim, este trabalho busca estudar as feminilidades articuladas pelos jogos digitais e pelas produções de fãs, com o objetivo de investigar tanto as normas de gênero acionadas por essas obras como também os seus usos como táticas de ativismo de fãs. Para tal, foi adotada uma estratégia de análise da produção do fandom do jogo World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004) sobre a personagem feminina Jaina Proudmoore. A partir de uma fundamentação teórica com base inicialmente nos conceitos de gênero (CONNELL; PEARSE, 2015; BUTLER, 2018; LOURO, 2003) e tecnologia de gênero (LAURETIS, 1987), o estudo navega para as discussões sobre as disputas de poder nos espaços de fãs (JOHNSON, 2017; FISKE, 1992), os modos de ativismos de fãs (BROUGH; SHRESTHOVA, 2012; STANFILL, 2020), e como isso dialoga com as condições e representações das mulheres nesses espaços. Sob essa perspectiva teórica é feita uma leitura estatística do fandom de World of Warcraft através da coleta de fanfics e fanarts publicadas no repositório Archive of Our Own e na plataforma DeviantArt, e então uma análise dos textos verbovisuais (ABRIL, 2007) produzidos pelos fãs sobre a personagem Jaina e das imagens canônicas do jogo.
id UFMG_c20d0bd4ded39049d4c5d2782377ec19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/45840
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Joana Ziller de Araújo Josephsonhttp://lattes.cnpq.br/5352059274589464Geane Carvalho AlzamoraGabriela Birnfeld Kurtzhttp://lattes.cnpq.br/1856689214661825Clara Andrade Pimentel2022-10-02T20:30:06Z2022-10-02T20:30:06Z2021-10-27http://hdl.handle.net/1843/45840Os jogos digitais vem sendo estudados nos últimos anos como produtos culturais complexos, parte de um circuito que engendra e repercute estruturas sociais através do poder discursivo – tal como ocorre com o cinema e a literatura. Frente a isso, os fandoms se tornaram importantes espaços de contestação e reivindicação dos discursos acerca dessas estruturas, sobretudo sobre gênero. Sendo assim, este trabalho busca estudar as feminilidades articuladas pelos jogos digitais e pelas produções de fãs, com o objetivo de investigar tanto as normas de gênero acionadas por essas obras como também os seus usos como táticas de ativismo de fãs. Para tal, foi adotada uma estratégia de análise da produção do fandom do jogo World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004) sobre a personagem feminina Jaina Proudmoore. A partir de uma fundamentação teórica com base inicialmente nos conceitos de gênero (CONNELL; PEARSE, 2015; BUTLER, 2018; LOURO, 2003) e tecnologia de gênero (LAURETIS, 1987), o estudo navega para as discussões sobre as disputas de poder nos espaços de fãs (JOHNSON, 2017; FISKE, 1992), os modos de ativismos de fãs (BROUGH; SHRESTHOVA, 2012; STANFILL, 2020), e como isso dialoga com as condições e representações das mulheres nesses espaços. Sob essa perspectiva teórica é feita uma leitura estatística do fandom de World of Warcraft através da coleta de fanfics e fanarts publicadas no repositório Archive of Our Own e na plataforma DeviantArt, e então uma análise dos textos verbovisuais (ABRIL, 2007) produzidos pelos fãs sobre a personagem Jaina e das imagens canônicas do jogo.Digital games have been studied in recent years as complex cultural products, part of a circuit that engenders and reverberates social structures through discursive power - similar to cinema and literature. Faced with this, fandoms have become important spaces for contesting and claiming discourses about these structures, especially about gender. Therefore, this work seeks to study the femininities articulated by digital games and fan productions, with the aim of investigating both the gender norms operated by these works as well as their uses as fan activism tactics. To this end, a strategy was adopted to analyze the production of the World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004) fandom and the female character Jaina Proudmoore. Starting on a theoretical foundation based initially on the concepts of gender (CONNELL; PEARSE, 2015; BUTLER, 2018; LOURO, 2003) and gender technology (LAURETIS, 1987), the study navigates to the discussions about power disputes in fandoms (JOHNSON, 2017; FISKE, 1992), the modes of fan activism (BROUGH; SHRESTHOVA, 2012; STANFILL, 2020), and how this dialogues with the conditions and representations of women in these spaces. From this theoretical perspective, a statistical reading of theWorld ofWarcraft fandom is made through the collection of fanfics and fanarts published in the Archive of Our Own repository and on the DeviantArt platform, and then an analysis of the visual verb texts (ABRIL, 2007) produced by the fans about the character Jaina and the canonical images of the game.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessJogos digitaisAtivismo de fãsGêneroFeminilidadeFandomWorld of WarcraftMulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina ProudmooreWomen from game to Fandom : an analysis of Jaina Proudmooreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALDissertacao_ClaraPimentel_VerFinal_SemPagBrancas.pdfDissertacao_ClaraPimentel_VerFinal_SemPagBrancas.pdfapplication/pdf59300257https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/4/Dissertacao_ClaraPimentel_VerFinal_SemPagBrancas.pdff219f08cd5bfb4d7ee8c550f0ce520d5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/458402022-10-02 17:30:07.059oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-02T20:30:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Women from game to Fandom : an analysis of Jaina Proudmoore
title Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore
spellingShingle Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore
Clara Andrade Pimentel
Jogos digitais
Ativismo de fãs
Gênero
Feminilidade
Fandom
World of Warcraft
title_short Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore
title_full Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore
title_fullStr Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore
title_full_unstemmed Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore
title_sort Mulheres do jogo ao Fandom : uma análise sobre Jaina Proudmoore
author Clara Andrade Pimentel
author_facet Clara Andrade Pimentel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joana Ziller de Araújo Josephson
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5352059274589464
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Geane Carvalho Alzamora
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gabriela Birnfeld Kurtz
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1856689214661825
dc.contributor.author.fl_str_mv Clara Andrade Pimentel
contributor_str_mv Joana Ziller de Araújo Josephson
Geane Carvalho Alzamora
Gabriela Birnfeld Kurtz
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Ativismo de fãs
Gênero
Feminilidade
Fandom
World of Warcraft
topic Jogos digitais
Ativismo de fãs
Gênero
Feminilidade
Fandom
World of Warcraft
description Os jogos digitais vem sendo estudados nos últimos anos como produtos culturais complexos, parte de um circuito que engendra e repercute estruturas sociais através do poder discursivo – tal como ocorre com o cinema e a literatura. Frente a isso, os fandoms se tornaram importantes espaços de contestação e reivindicação dos discursos acerca dessas estruturas, sobretudo sobre gênero. Sendo assim, este trabalho busca estudar as feminilidades articuladas pelos jogos digitais e pelas produções de fãs, com o objetivo de investigar tanto as normas de gênero acionadas por essas obras como também os seus usos como táticas de ativismo de fãs. Para tal, foi adotada uma estratégia de análise da produção do fandom do jogo World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004) sobre a personagem feminina Jaina Proudmoore. A partir de uma fundamentação teórica com base inicialmente nos conceitos de gênero (CONNELL; PEARSE, 2015; BUTLER, 2018; LOURO, 2003) e tecnologia de gênero (LAURETIS, 1987), o estudo navega para as discussões sobre as disputas de poder nos espaços de fãs (JOHNSON, 2017; FISKE, 1992), os modos de ativismos de fãs (BROUGH; SHRESTHOVA, 2012; STANFILL, 2020), e como isso dialoga com as condições e representações das mulheres nesses espaços. Sob essa perspectiva teórica é feita uma leitura estatística do fandom de World of Warcraft através da coleta de fanfics e fanarts publicadas no repositório Archive of Our Own e na plataforma DeviantArt, e então uma análise dos textos verbovisuais (ABRIL, 2007) produzidos pelos fãs sobre a personagem Jaina e das imagens canônicas do jogo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-02T20:30:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-02T20:30:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/45840
url http://hdl.handle.net/1843/45840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/4/Dissertacao_ClaraPimentel_VerFinal_SemPagBrancas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45840/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
f219f08cd5bfb4d7ee8c550f0ce520d5
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589517622378496