Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Tarcízio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Cunha, Elaide Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5275
Resumo: Por meio da compreensão do ativismo de fãs como uma forma de resistência cotidiana cultural, econômica e criativa, o objetivo deste trabalho é entender como e em que momento o consumo dos fãs-gamers transforma-se em uma participação política e cívica, a partir de uma triangulação metodológica, com destaque para o uso de inspirações etnográficas. Enquanto suporte empírico, apresenta-se um mapeamento sobre algumas práticas do ativismo de fã-gamers no antigo fórum oficial do jogo online League of Legend (LoL) no Brasil. Assim, propõe-se uma tipologia das práticas de resistência cotidiana na comunidade de LoL, baseada em quatro modos distintos. Os resultados desta abordagem indicam que a diversidade do universo das produções digitais e práticas de parte dos fãs de LoL, ressignificam as compreensões sobre resistência e questionam a dualidade existente entre a cidadania e o consumo da cultura pop, agindo como catalizadores que (re)interpretam e excedem os limites do fandom.
id UCS-5_c8fd7f10df892b023126569ebd4f2ae7
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/5275
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no BrasilComunicação; Mídia; Jogos digitaisParticipação; Resistência; Política; Fandom; Ativismo de fã-gamers;Por meio da compreensão do ativismo de fãs como uma forma de resistência cotidiana cultural, econômica e criativa, o objetivo deste trabalho é entender como e em que momento o consumo dos fãs-gamers transforma-se em uma participação política e cívica, a partir de uma triangulação metodológica, com destaque para o uso de inspirações etnográficas. Enquanto suporte empírico, apresenta-se um mapeamento sobre algumas práticas do ativismo de fã-gamers no antigo fórum oficial do jogo online League of Legend (LoL) no Brasil. Assim, propõe-se uma tipologia das práticas de resistência cotidiana na comunidade de LoL, baseada em quatro modos distintos. Os resultados desta abordagem indicam que a diversidade do universo das produções digitais e práticas de parte dos fãs de LoL, ressignificam as compreensões sobre resistência e questionam a dualidade existente entre a cidadania e o consumo da cultura pop, agindo como catalizadores que (re)interpretam e excedem os limites do fandom.Universidade de Caxias do Sul - UCSUniversidade Federal do Pará (UFPA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Macedo, Tarcízioda Cunha, Elaide Martins2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5275Conexão - Comunicação e Cultura; v. 16, n. 32 (2017): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5275/3305http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1714http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1715http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1716http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1717http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1718http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1719http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1720http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1721http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1722http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1723Direitos autorais 2018 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:35:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/5275Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:35:05Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil
title Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil
spellingShingle Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil
Macedo, Tarcízio
Comunicação; Mídia; Jogos digitais
Participação; Resistência; Política; Fandom; Ativismo de fã-gamers;
title_short Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil
title_full Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil
title_fullStr Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil
title_full_unstemmed Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil
title_sort Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil
author Macedo, Tarcízio
author_facet Macedo, Tarcízio
da Cunha, Elaide Martins
author_role author
author2 da Cunha, Elaide Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará (UFPA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Tarcízio
da Cunha, Elaide Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; Mídia; Jogos digitais
Participação; Resistência; Política; Fandom; Ativismo de fã-gamers;
topic Comunicação; Mídia; Jogos digitais
Participação; Resistência; Política; Fandom; Ativismo de fã-gamers;
description Por meio da compreensão do ativismo de fãs como uma forma de resistência cotidiana cultural, econômica e criativa, o objetivo deste trabalho é entender como e em que momento o consumo dos fãs-gamers transforma-se em uma participação política e cívica, a partir de uma triangulação metodológica, com destaque para o uso de inspirações etnográficas. Enquanto suporte empírico, apresenta-se um mapeamento sobre algumas práticas do ativismo de fã-gamers no antigo fórum oficial do jogo online League of Legend (LoL) no Brasil. Assim, propõe-se uma tipologia das práticas de resistência cotidiana na comunidade de LoL, baseada em quatro modos distintos. Os resultados desta abordagem indicam que a diversidade do universo das produções digitais e práticas de parte dos fãs de LoL, ressignificam as compreensões sobre resistência e questionam a dualidade existente entre a cidadania e o consumo da cultura pop, agindo como catalizadores que (re)interpretam e excedem os limites do fandom.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5275
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5275/3305
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1714
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1715
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1716
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1717
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1718
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1719
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1720
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1721
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1722
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5275/1723
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexão - Comunicação e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexão - Comunicação e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 16, n. 32 (2017): Conexão
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248723689472