Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariana Lucero
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WPNF2
Resumo: A dissertação se propõe a investigar o conceito de sublimação na obra de Jacques Lacan, a partir da definição paradigmática presente em seu Seminário 7: a sublimação eleva um objeto à dignidade da Coisa (LACAN, 1997 [1959-60], p. 140- 141). Para tal, primeiramente, abordamos a noção de das Ding, ou a Coisa, desde o Projeto de uma Psicologia (1895) de Freud até os desenvolvimentos posteriores que lhe forneceu a teoria lacaniana, ao aproximar a Coisa do Real. A seguir, analisamos os principais problemas que Lacan detectou nas definições freudianas de pulsão e sublimação, sobretudo no que se refere à idéia frequentemente mencionada por Freud, de que a sublimação se configuraria como uma mudança no alvo da pulsão. Ao mostrar que não há alvo natural pré-estabelecido para a pulsão, Lacan nos leva a pensar que toda atividade pulsional é sublimatória. No entanto, ao colocar o objeto no centro de suas reflexões acerca da sublimação, acreditamos que o psicanalista francês encontra uma nova via para pensar esse conceito. É o que, por fim, buscamos demonstrar com os exemplos do amor cortês e das obras de arte: há uma concepção particular de sublimação na obra lacaniana, que consiste em fazer uso de recursos Simbólicos e Imaginários para explicitar, na apresentação de objetos, um vazio próprio do Real.
id UFMG_c2cd65de11f994c15e4b23fd040fc81a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9WPNF2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Angela Maria Resende VorcaroChristian Ingo Lenz DunkerGilson de Paulo Moreira IanniniAriana Lucero2019-08-11T16:50:28Z2019-08-11T16:50:28Z2010-02-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WPNF2A dissertação se propõe a investigar o conceito de sublimação na obra de Jacques Lacan, a partir da definição paradigmática presente em seu Seminário 7: a sublimação eleva um objeto à dignidade da Coisa (LACAN, 1997 [1959-60], p. 140- 141). Para tal, primeiramente, abordamos a noção de das Ding, ou a Coisa, desde o Projeto de uma Psicologia (1895) de Freud até os desenvolvimentos posteriores que lhe forneceu a teoria lacaniana, ao aproximar a Coisa do Real. A seguir, analisamos os principais problemas que Lacan detectou nas definições freudianas de pulsão e sublimação, sobretudo no que se refere à idéia frequentemente mencionada por Freud, de que a sublimação se configuraria como uma mudança no alvo da pulsão. Ao mostrar que não há alvo natural pré-estabelecido para a pulsão, Lacan nos leva a pensar que toda atividade pulsional é sublimatória. No entanto, ao colocar o objeto no centro de suas reflexões acerca da sublimação, acreditamos que o psicanalista francês encontra uma nova via para pensar esse conceito. É o que, por fim, buscamos demonstrar com os exemplos do amor cortês e das obras de arte: há uma concepção particular de sublimação na obra lacaniana, que consiste em fazer uso de recursos Simbólicos e Imaginários para explicitar, na apresentação de objetos, um vazio próprio do Real.The dissertation intends to investigate the concept of sublimation on the work of Jacques Lacan, from the paradigmatic definition formulated in his Seminar 7: "the sublimation raises an object to the dignity of the Thing" (LACAN, 1997 [1959-60], p. 112). Thus follows, firstly, an approach of the notion of das Ding, or the Thing, from Freuds Project for a Scientific Psychology (1895) to its Lacanian developments, in which the French psychoanalyst relates das Ding to the Real. Secondly, the Lacanian critique of Freuds idea that sublimation involves a shift in drives aim is examined. As for Lacan drive has no natural pre-existing aim, every drive activity would be sublimatory if we were to embrace Freuds definition. Lacan, then, purposes his own concept of sublimation focusing on the relations between the later and the notion of object. Finally, we aim to demonstrate, from Lacans analysis of courtly love literature and some works of art that the refered Lacanian concept of sublimation consists in the explicitation of the empty proper to the sphere of the Real, through the use of Symbolic and Imaginary resources.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFreud, Sigmund, 1856-1939PsicanáliseSublimaçãoLacan, Jacques, 1901-1981PsicologiaDas DingSublimaçãoFreudLacanObjetoDo vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ariana_lucero.pdfapplication/pdf1806803https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WPNF2/1/disserta__o_ariana_lucero.pdfe2626a1371a72e8d73f7cd7268e3fb42MD51TEXTdisserta__o_ariana_lucero.pdf.txtdisserta__o_ariana_lucero.pdf.txtExtracted texttext/plain268714https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WPNF2/2/disserta__o_ariana_lucero.pdf.txt1c09841290c98db27bd037d279215710MD521843/BUOS-9WPNF22019-11-14 04:32:57.124oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9WPNF2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:32:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan
title Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan
spellingShingle Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan
Ariana Lucero
Das Ding
Sublimação
Freud
Lacan
Objeto
Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicanálise
Sublimação
Lacan, Jacques, 1901-1981
Psicologia
title_short Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan
title_full Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan
title_fullStr Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan
title_full_unstemmed Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan
title_sort Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan
author Ariana Lucero
author_facet Ariana Lucero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Angela Maria Resende Vorcaro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Christian Ingo Lenz Dunker
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gilson de Paulo Moreira Iannini
dc.contributor.author.fl_str_mv Ariana Lucero
contributor_str_mv Angela Maria Resende Vorcaro
Christian Ingo Lenz Dunker
Gilson de Paulo Moreira Iannini
dc.subject.por.fl_str_mv Das Ding
Sublimação
Freud
Lacan
Objeto
topic Das Ding
Sublimação
Freud
Lacan
Objeto
Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicanálise
Sublimação
Lacan, Jacques, 1901-1981
Psicologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicanálise
Sublimação
Lacan, Jacques, 1901-1981
Psicologia
description A dissertação se propõe a investigar o conceito de sublimação na obra de Jacques Lacan, a partir da definição paradigmática presente em seu Seminário 7: a sublimação eleva um objeto à dignidade da Coisa (LACAN, 1997 [1959-60], p. 140- 141). Para tal, primeiramente, abordamos a noção de das Ding, ou a Coisa, desde o Projeto de uma Psicologia (1895) de Freud até os desenvolvimentos posteriores que lhe forneceu a teoria lacaniana, ao aproximar a Coisa do Real. A seguir, analisamos os principais problemas que Lacan detectou nas definições freudianas de pulsão e sublimação, sobretudo no que se refere à idéia frequentemente mencionada por Freud, de que a sublimação se configuraria como uma mudança no alvo da pulsão. Ao mostrar que não há alvo natural pré-estabelecido para a pulsão, Lacan nos leva a pensar que toda atividade pulsional é sublimatória. No entanto, ao colocar o objeto no centro de suas reflexões acerca da sublimação, acreditamos que o psicanalista francês encontra uma nova via para pensar esse conceito. É o que, por fim, buscamos demonstrar com os exemplos do amor cortês e das obras de arte: há uma concepção particular de sublimação na obra lacaniana, que consiste em fazer uso de recursos Simbólicos e Imaginários para explicitar, na apresentação de objetos, um vazio próprio do Real.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T16:50:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T16:50:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WPNF2
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WPNF2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WPNF2/1/disserta__o_ariana_lucero.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WPNF2/2/disserta__o_ariana_lucero.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e2626a1371a72e8d73f7cd7268e3fb42
1c09841290c98db27bd037d279215710
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677032731443200