Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WPNF2 |
Resumo: | A dissertação se propõe a investigar o conceito de sublimação na obra de Jacques Lacan, a partir da definição paradigmática presente em seu Seminário 7: a sublimação eleva um objeto à dignidade da Coisa (LACAN, 1997 [1959-60], p. 140- 141). Para tal, primeiramente, abordamos a noção de das Ding, ou a Coisa, desde o Projeto de uma Psicologia (1895) de Freud até os desenvolvimentos posteriores que lhe forneceu a teoria lacaniana, ao aproximar a Coisa do Real. A seguir, analisamos os principais problemas que Lacan detectou nas definições freudianas de pulsão e sublimação, sobretudo no que se refere à idéia frequentemente mencionada por Freud, de que a sublimação se configuraria como uma mudança no alvo da pulsão. Ao mostrar que não há alvo natural pré-estabelecido para a pulsão, Lacan nos leva a pensar que toda atividade pulsional é sublimatória. No entanto, ao colocar o objeto no centro de suas reflexões acerca da sublimação, acreditamos que o psicanalista francês encontra uma nova via para pensar esse conceito. É o que, por fim, buscamos demonstrar com os exemplos do amor cortês e das obras de arte: há uma concepção particular de sublimação na obra lacaniana, que consiste em fazer uso de recursos Simbólicos e Imaginários para explicitar, na apresentação de objetos, um vazio próprio do Real. |
id |
UFMG_c2cd65de11f994c15e4b23fd040fc81a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9WPNF2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Angela Maria Resende VorcaroChristian Ingo Lenz DunkerGilson de Paulo Moreira IanniniAriana Lucero2019-08-11T16:50:28Z2019-08-11T16:50:28Z2010-02-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WPNF2A dissertação se propõe a investigar o conceito de sublimação na obra de Jacques Lacan, a partir da definição paradigmática presente em seu Seminário 7: a sublimação eleva um objeto à dignidade da Coisa (LACAN, 1997 [1959-60], p. 140- 141). Para tal, primeiramente, abordamos a noção de das Ding, ou a Coisa, desde o Projeto de uma Psicologia (1895) de Freud até os desenvolvimentos posteriores que lhe forneceu a teoria lacaniana, ao aproximar a Coisa do Real. A seguir, analisamos os principais problemas que Lacan detectou nas definições freudianas de pulsão e sublimação, sobretudo no que se refere à idéia frequentemente mencionada por Freud, de que a sublimação se configuraria como uma mudança no alvo da pulsão. Ao mostrar que não há alvo natural pré-estabelecido para a pulsão, Lacan nos leva a pensar que toda atividade pulsional é sublimatória. No entanto, ao colocar o objeto no centro de suas reflexões acerca da sublimação, acreditamos que o psicanalista francês encontra uma nova via para pensar esse conceito. É o que, por fim, buscamos demonstrar com os exemplos do amor cortês e das obras de arte: há uma concepção particular de sublimação na obra lacaniana, que consiste em fazer uso de recursos Simbólicos e Imaginários para explicitar, na apresentação de objetos, um vazio próprio do Real.The dissertation intends to investigate the concept of sublimation on the work of Jacques Lacan, from the paradigmatic definition formulated in his Seminar 7: "the sublimation raises an object to the dignity of the Thing" (LACAN, 1997 [1959-60], p. 112). Thus follows, firstly, an approach of the notion of das Ding, or the Thing, from Freuds Project for a Scientific Psychology (1895) to its Lacanian developments, in which the French psychoanalyst relates das Ding to the Real. Secondly, the Lacanian critique of Freuds idea that sublimation involves a shift in drives aim is examined. As for Lacan drive has no natural pre-existing aim, every drive activity would be sublimatory if we were to embrace Freuds definition. Lacan, then, purposes his own concept of sublimation focusing on the relations between the later and the notion of object. Finally, we aim to demonstrate, from Lacans analysis of courtly love literature and some works of art that the refered Lacanian concept of sublimation consists in the explicitation of the empty proper to the sphere of the Real, through the use of Symbolic and Imaginary resources.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFreud, Sigmund, 1856-1939PsicanáliseSublimaçãoLacan, Jacques, 1901-1981PsicologiaDas DingSublimaçãoFreudLacanObjetoDo vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ariana_lucero.pdfapplication/pdf1806803https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WPNF2/1/disserta__o_ariana_lucero.pdfe2626a1371a72e8d73f7cd7268e3fb42MD51TEXTdisserta__o_ariana_lucero.pdf.txtdisserta__o_ariana_lucero.pdf.txtExtracted texttext/plain268714https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WPNF2/2/disserta__o_ariana_lucero.pdf.txt1c09841290c98db27bd037d279215710MD521843/BUOS-9WPNF22019-11-14 04:32:57.124oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9WPNF2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:32:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan |
title |
Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan |
spellingShingle |
Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan Ariana Lucero Das Ding Sublimação Freud Lacan Objeto Freud, Sigmund, 1856-1939 Psicanálise Sublimação Lacan, Jacques, 1901-1981 Psicologia |
title_short |
Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan |
title_full |
Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan |
title_fullStr |
Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan |
title_full_unstemmed |
Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan |
title_sort |
Do vazio ao objeto: das Ding e a sublimação em Jacques Lacan |
author |
Ariana Lucero |
author_facet |
Ariana Lucero |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Angela Maria Resende Vorcaro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Christian Ingo Lenz Dunker |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gilson de Paulo Moreira Iannini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ariana Lucero |
contributor_str_mv |
Angela Maria Resende Vorcaro Christian Ingo Lenz Dunker Gilson de Paulo Moreira Iannini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Das Ding Sublimação Freud Lacan Objeto |
topic |
Das Ding Sublimação Freud Lacan Objeto Freud, Sigmund, 1856-1939 Psicanálise Sublimação Lacan, Jacques, 1901-1981 Psicologia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Freud, Sigmund, 1856-1939 Psicanálise Sublimação Lacan, Jacques, 1901-1981 Psicologia |
description |
A dissertação se propõe a investigar o conceito de sublimação na obra de Jacques Lacan, a partir da definição paradigmática presente em seu Seminário 7: a sublimação eleva um objeto à dignidade da Coisa (LACAN, 1997 [1959-60], p. 140- 141). Para tal, primeiramente, abordamos a noção de das Ding, ou a Coisa, desde o Projeto de uma Psicologia (1895) de Freud até os desenvolvimentos posteriores que lhe forneceu a teoria lacaniana, ao aproximar a Coisa do Real. A seguir, analisamos os principais problemas que Lacan detectou nas definições freudianas de pulsão e sublimação, sobretudo no que se refere à idéia frequentemente mencionada por Freud, de que a sublimação se configuraria como uma mudança no alvo da pulsão. Ao mostrar que não há alvo natural pré-estabelecido para a pulsão, Lacan nos leva a pensar que toda atividade pulsional é sublimatória. No entanto, ao colocar o objeto no centro de suas reflexões acerca da sublimação, acreditamos que o psicanalista francês encontra uma nova via para pensar esse conceito. É o que, por fim, buscamos demonstrar com os exemplos do amor cortês e das obras de arte: há uma concepção particular de sublimação na obra lacaniana, que consiste em fazer uso de recursos Simbólicos e Imaginários para explicitar, na apresentação de objetos, um vazio próprio do Real. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T16:50:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T16:50:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WPNF2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WPNF2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WPNF2/1/disserta__o_ariana_lucero.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WPNF2/2/disserta__o_ariana_lucero.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2626a1371a72e8d73f7cd7268e3fb42 1c09841290c98db27bd037d279215710 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589537389084672 |