O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8YXPU3 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo acerca dos vocalises, que fazem parte da prática pedagógica e do repertório do cantor. Para bem defini-los durante o percurso desta pesquisa, propomos uma classificação dos vocalises em três categorias: os vocalises de aquecimento e aperfeiçoamento técnico, os vocalises de estudo e os vocalises artísticos. O objetivo principal desta dissertação é, contudo, ressaltar a presença dos vocalises artísticos brasileiros no repertório nacional para o canto. Para alcançar esse objetivo, realizamos um estudo analítico-interpretativo da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone, vocalise artístico do repertório brasileiro que permanece quase desconhecido de intérpretes e público. Apresentamos ainda uma edição digitalizada da obra em sua versão para voz e oito violoncelos e em sua versão para voz e piano. Esta pesquisa também inclui um estudo da prática da vocalização presente em duas escolas europeias que contribuíram (e ainda contribuem) na prática pedagógica do canto no Brasil: a escola Italiana e a escola Francesa. Apontamos algumas composições de vocalises artísticos estrangeiros que se apresentam como importantes obras no cenário da música ocidental. No âmbito nacional, observamos como a produção do repertório brasileiro de caráter nacionalista impulsionou a criação de métodos pedagógicos para o canto que, ainda que em número reduzido, visaram ao atendimento técnico de certas especificidades da música vocal brasileira. Apresentamos ainda um catálogo com canções vocalizadas brasileiras localizadas nesta pesquisa, como forma de divulgar este repertório por nós considerado representativo e capaz de enriquecer os programas artísticos de todo cantor. |
id |
UFMG_c3789d7bbf54b1c7f8fe3bf1355386a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8YXPU3 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luciana Monteiro de Castro Silva DutraAngelo Jose FernandesMonica Pedrosa de PaduaPatrícia Cardoso Chaves2019-08-14T08:33:15Z2019-08-14T08:33:15Z2012-08-27http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8YXPU3O presente trabalho apresenta um estudo acerca dos vocalises, que fazem parte da prática pedagógica e do repertório do cantor. Para bem defini-los durante o percurso desta pesquisa, propomos uma classificação dos vocalises em três categorias: os vocalises de aquecimento e aperfeiçoamento técnico, os vocalises de estudo e os vocalises artísticos. O objetivo principal desta dissertação é, contudo, ressaltar a presença dos vocalises artísticos brasileiros no repertório nacional para o canto. Para alcançar esse objetivo, realizamos um estudo analítico-interpretativo da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone, vocalise artístico do repertório brasileiro que permanece quase desconhecido de intérpretes e público. Apresentamos ainda uma edição digitalizada da obra em sua versão para voz e oito violoncelos e em sua versão para voz e piano. Esta pesquisa também inclui um estudo da prática da vocalização presente em duas escolas europeias que contribuíram (e ainda contribuem) na prática pedagógica do canto no Brasil: a escola Italiana e a escola Francesa. Apontamos algumas composições de vocalises artísticos estrangeiros que se apresentam como importantes obras no cenário da música ocidental. No âmbito nacional, observamos como a produção do repertório brasileiro de caráter nacionalista impulsionou a criação de métodos pedagógicos para o canto que, ainda que em número reduzido, visaram ao atendimento técnico de certas especificidades da música vocal brasileira. Apresentamos ainda um catálogo com canções vocalizadas brasileiras localizadas nesta pesquisa, como forma de divulgar este repertório por nós considerado representativo e capaz de enriquecer os programas artísticos de todo cantor.This research presents a study about the vocalises, which are part of the singers pedagogical practice and repertoire. In order to define them during this research we propose to classify them under three categories: the ones used for warming up and technique perfecting, the ones for studying and the artistic ones. However, the main objective of this paper is to highlight the presence of the Brazilian artistic vocalises in the national singing repertoire. To achieve this aim, we performed an analytical interpretative study of the vocalise waltz by Francisco Mignone, an artistic vocalise of the Brazilian repertoire that remains unknown to interpreters and the public. We also present a digitalised edition of the piece for voice and eight cellos and its version for voice and piano. This research also includes a study of the vocalise practice of two European schools that have contributed to the singing pedagogical practice in Brazil: the Italian and the French schools. We suggest some compositions of foreign artistic vocalises considered to be important works in the occidental music scenario. Nationwide we observe how the production of Brazilian repertoire of nationalist character promoted the creation of singing pedagogical methods that even in reduced quantity aimed at technically meeting certain specifications of the Brazilian vocal music. We still present a catalogue with Brazilian vocalised songs present in this research as a way to promote this repertoire, which we consider as representative and capable of enriching the artistic programs of every singer.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicavocaliseBel CantoFrancisco Mignonecantoanálise musicalO vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignoneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdfapplication/pdf8359278https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8YXPU3/1/disserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf23c9bec76c05edd8f023709c2d01031fMD51TEXTdisserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf.txtdisserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf.txtExtracted texttext/plain317366https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8YXPU3/2/disserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf.txtc400a6d2cfb8d5d4f2fd342dc188d488MD521843/AAGS-8YXPU32019-11-14 15:54:39.983oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8YXPU3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:54:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone |
title |
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone |
spellingShingle |
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone Patrícia Cardoso Chaves vocalise Bel Canto Francisco Mignone canto análise musical Musica |
title_short |
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone |
title_full |
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone |
title_fullStr |
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone |
title_full_unstemmed |
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone |
title_sort |
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone |
author |
Patrícia Cardoso Chaves |
author_facet |
Patrícia Cardoso Chaves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Angelo Jose Fernandes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Monica Pedrosa de Padua |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrícia Cardoso Chaves |
contributor_str_mv |
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra Angelo Jose Fernandes Monica Pedrosa de Padua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
vocalise Bel Canto Francisco Mignone canto análise musical |
topic |
vocalise Bel Canto Francisco Mignone canto análise musical Musica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Musica |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo acerca dos vocalises, que fazem parte da prática pedagógica e do repertório do cantor. Para bem defini-los durante o percurso desta pesquisa, propomos uma classificação dos vocalises em três categorias: os vocalises de aquecimento e aperfeiçoamento técnico, os vocalises de estudo e os vocalises artísticos. O objetivo principal desta dissertação é, contudo, ressaltar a presença dos vocalises artísticos brasileiros no repertório nacional para o canto. Para alcançar esse objetivo, realizamos um estudo analítico-interpretativo da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone, vocalise artístico do repertório brasileiro que permanece quase desconhecido de intérpretes e público. Apresentamos ainda uma edição digitalizada da obra em sua versão para voz e oito violoncelos e em sua versão para voz e piano. Esta pesquisa também inclui um estudo da prática da vocalização presente em duas escolas europeias que contribuíram (e ainda contribuem) na prática pedagógica do canto no Brasil: a escola Italiana e a escola Francesa. Apontamos algumas composições de vocalises artísticos estrangeiros que se apresentam como importantes obras no cenário da música ocidental. No âmbito nacional, observamos como a produção do repertório brasileiro de caráter nacionalista impulsionou a criação de métodos pedagógicos para o canto que, ainda que em número reduzido, visaram ao atendimento técnico de certas especificidades da música vocal brasileira. Apresentamos ainda um catálogo com canções vocalizadas brasileiras localizadas nesta pesquisa, como forma de divulgar este repertório por nós considerado representativo e capaz de enriquecer os programas artísticos de todo cantor. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T08:33:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T08:33:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8YXPU3 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8YXPU3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8YXPU3/1/disserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8YXPU3/2/disserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23c9bec76c05edd8f023709c2d01031f c400a6d2cfb8d5d4f2fd342dc188d488 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589291618598912 |