O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Cardoso Chaves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8YXPU3
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo acerca dos vocalises, que fazem parte da prática pedagógica e do repertório do cantor. Para bem defini-los durante o percurso desta pesquisa, propomos uma classificação dos vocalises em três categorias: os vocalises de aquecimento e aperfeiçoamento técnico, os vocalises de estudo e os vocalises artísticos. O objetivo principal desta dissertação é, contudo, ressaltar a presença dos vocalises artísticos brasileiros no repertório nacional para o canto. Para alcançar esse objetivo, realizamos um estudo analítico-interpretativo da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone, vocalise artístico do repertório brasileiro que permanece quase desconhecido de intérpretes e público. Apresentamos ainda uma edição digitalizada da obra em sua versão para voz e oito violoncelos e em sua versão para voz e piano. Esta pesquisa também inclui um estudo da prática da vocalização presente em duas escolas europeias que contribuíram (e ainda contribuem) na prática pedagógica do canto no Brasil: a escola Italiana e a escola Francesa. Apontamos algumas composições de vocalises artísticos estrangeiros que se apresentam como importantes obras no cenário da música ocidental. No âmbito nacional, observamos como a produção do repertório brasileiro de caráter nacionalista impulsionou a criação de métodos pedagógicos para o canto que, ainda que em número reduzido, visaram ao atendimento técnico de certas especificidades da música vocal brasileira. Apresentamos ainda um catálogo com canções vocalizadas brasileiras localizadas nesta pesquisa, como forma de divulgar este repertório por nós considerado representativo e capaz de enriquecer os programas artísticos de todo cantor.
id UFMG_c3789d7bbf54b1c7f8fe3bf1355386a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8YXPU3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciana Monteiro de Castro Silva DutraAngelo Jose FernandesMonica Pedrosa de PaduaPatrícia Cardoso Chaves2019-08-14T08:33:15Z2019-08-14T08:33:15Z2012-08-27http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8YXPU3O presente trabalho apresenta um estudo acerca dos vocalises, que fazem parte da prática pedagógica e do repertório do cantor. Para bem defini-los durante o percurso desta pesquisa, propomos uma classificação dos vocalises em três categorias: os vocalises de aquecimento e aperfeiçoamento técnico, os vocalises de estudo e os vocalises artísticos. O objetivo principal desta dissertação é, contudo, ressaltar a presença dos vocalises artísticos brasileiros no repertório nacional para o canto. Para alcançar esse objetivo, realizamos um estudo analítico-interpretativo da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone, vocalise artístico do repertório brasileiro que permanece quase desconhecido de intérpretes e público. Apresentamos ainda uma edição digitalizada da obra em sua versão para voz e oito violoncelos e em sua versão para voz e piano. Esta pesquisa também inclui um estudo da prática da vocalização presente em duas escolas europeias que contribuíram (e ainda contribuem) na prática pedagógica do canto no Brasil: a escola Italiana e a escola Francesa. Apontamos algumas composições de vocalises artísticos estrangeiros que se apresentam como importantes obras no cenário da música ocidental. No âmbito nacional, observamos como a produção do repertório brasileiro de caráter nacionalista impulsionou a criação de métodos pedagógicos para o canto que, ainda que em número reduzido, visaram ao atendimento técnico de certas especificidades da música vocal brasileira. Apresentamos ainda um catálogo com canções vocalizadas brasileiras localizadas nesta pesquisa, como forma de divulgar este repertório por nós considerado representativo e capaz de enriquecer os programas artísticos de todo cantor.This research presents a study about the vocalises, which are part of the singers pedagogical practice and repertoire. In order to define them during this research we propose to classify them under three categories: the ones used for warming up and technique perfecting, the ones for studying and the artistic ones. However, the main objective of this paper is to highlight the presence of the Brazilian artistic vocalises in the national singing repertoire. To achieve this aim, we performed an analytical interpretative study of the vocalise waltz by Francisco Mignone, an artistic vocalise of the Brazilian repertoire that remains unknown to interpreters and the public. We also present a digitalised edition of the piece for voice and eight cellos and its version for voice and piano. This research also includes a study of the vocalise practice of two European schools that have contributed to the singing pedagogical practice in Brazil: the Italian and the French schools. We suggest some compositions of foreign artistic vocalises considered to be important works in the occidental music scenario. Nationwide we observe how the production of Brazilian repertoire of nationalist character promoted the creation of singing pedagogical methods that even in reduced quantity aimed at technically meeting certain specifications of the Brazilian vocal music. We still present a catalogue with Brazilian vocalised songs present in this research as a way to promote this repertoire, which we consider as representative and capable of enriching the artistic programs of every singer.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicavocaliseBel CantoFrancisco Mignonecantoanálise musicalO vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignoneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdfapplication/pdf8359278https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8YXPU3/1/disserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf23c9bec76c05edd8f023709c2d01031fMD51TEXTdisserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf.txtdisserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf.txtExtracted texttext/plain317366https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8YXPU3/2/disserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf.txtc400a6d2cfb8d5d4f2fd342dc188d488MD521843/AAGS-8YXPU32019-11-14 15:54:39.983oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8YXPU3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:54:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
title O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
spellingShingle O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
Patrícia Cardoso Chaves
vocalise
Bel Canto
Francisco Mignone
canto
análise musical
Musica
title_short O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
title_full O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
title_fullStr O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
title_full_unstemmed O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
title_sort O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
author Patrícia Cardoso Chaves
author_facet Patrícia Cardoso Chaves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Angelo Jose Fernandes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Monica Pedrosa de Padua
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Cardoso Chaves
contributor_str_mv Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Angelo Jose Fernandes
Monica Pedrosa de Padua
dc.subject.por.fl_str_mv vocalise
Bel Canto
Francisco Mignone
canto
análise musical
topic vocalise
Bel Canto
Francisco Mignone
canto
análise musical
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica
description O presente trabalho apresenta um estudo acerca dos vocalises, que fazem parte da prática pedagógica e do repertório do cantor. Para bem defini-los durante o percurso desta pesquisa, propomos uma classificação dos vocalises em três categorias: os vocalises de aquecimento e aperfeiçoamento técnico, os vocalises de estudo e os vocalises artísticos. O objetivo principal desta dissertação é, contudo, ressaltar a presença dos vocalises artísticos brasileiros no repertório nacional para o canto. Para alcançar esse objetivo, realizamos um estudo analítico-interpretativo da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone, vocalise artístico do repertório brasileiro que permanece quase desconhecido de intérpretes e público. Apresentamos ainda uma edição digitalizada da obra em sua versão para voz e oito violoncelos e em sua versão para voz e piano. Esta pesquisa também inclui um estudo da prática da vocalização presente em duas escolas europeias que contribuíram (e ainda contribuem) na prática pedagógica do canto no Brasil: a escola Italiana e a escola Francesa. Apontamos algumas composições de vocalises artísticos estrangeiros que se apresentam como importantes obras no cenário da música ocidental. No âmbito nacional, observamos como a produção do repertório brasileiro de caráter nacionalista impulsionou a criação de métodos pedagógicos para o canto que, ainda que em número reduzido, visaram ao atendimento técnico de certas especificidades da música vocal brasileira. Apresentamos ainda um catálogo com canções vocalizadas brasileiras localizadas nesta pesquisa, como forma de divulgar este repertório por nós considerado representativo e capaz de enriquecer os programas artísticos de todo cantor.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T08:33:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T08:33:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8YXPU3
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8YXPU3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8YXPU3/1/disserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8YXPU3/2/disserta__o_patr_cia_cardoso_chaves_sem_partituras.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 23c9bec76c05edd8f023709c2d01031f
c400a6d2cfb8d5d4f2fd342dc188d488
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589291618598912