Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tufi Neder Neto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6VTK77
Resumo: Este trabalho apresenta uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de inglês. Sua inspiração foi o estado de descaso que a área de pronúncia enfrenta nas escolas básicas, resultando na falta de preparo dos alunos no domínio oral do idioma ao final do ensino médio. Quando ingressam nas instituições superiores, esses alunos apresentam defasagens significativas, as quais não são sanadas devido a fatores tais como a ausência de umprograma estruturado na área. Assim, as escolas recebem profissionais com limitações sérias nas habilidades orais do idioma, criando um ciclo de ineficiência do seu ensino. Para se buscar alternativas para a modificação desse quadro, foi conduzida, inicialmente, uma revisão da literatura sobre o ensino de pronúncia da língua inglesa. Essa revisão resultou na formulação de princípios que orientaram a criação de nossa abordagem, destacando: a) os processos de transferência da L1 para a L2, com a conseqüente utilização da Análise Contrastiva; b) o direcionamento da atenção do aluno para aspectos específicos da L2; c) o incentivo à aprendizagem indutiva; d) a utilização da metalinguagem na formação de novos conceitos fonológicos na L2; e) o incentivo à prática da pronúncia desde o início da aprendizagem; e f) a adoção do paradigma do Inglês como Língua Internacional como parâmetro para definir as prioridades curriculares, inclusive na determinação da inteligibilidade como o objetivo a ser alcançado pelos aprendizes. O próximo passo foi investigar o contexto de Belo Horizonte. Foram pesquisados professores de escolas básicas públicas e particulares, professores das instituições formadoras de docentes e seus alunos para a coleta de suas percepções acerca do problema levantado. Os resultados obtidos confirmaram o ciclo de ineficiência e justificaram a proposta de transformações na prática atual, notadamente no programa curricular de escolas básicas e faculdades de Letras, com um enfoque sistemático e progressivo em pronúncia. No decorrer da realização da pesquisa, contudo, ampliamos nosso foco para uma concepção ampla de educação. Consideramos a Língua Inglesa como um componente de um sistema complexo de educação, em interação com as demais disciplinas. Entendemos que a função básica da escola seja desenvolver, no aluno, a capacidade de conduzir sua aprendizagemde forma autônoma. Para a elaboração dessa nova concepção, baseamo-nos em estudos na área da filosofia e psicologia cognitiva, enfocando a responsabilidade e conscientização do aluno acerca de seu processo de aprendizagem. Nessa visão, o aluno deve ser levado a refletir sobre suas crenças nos três campos da aprendizagem (atitudinal, procedimental e conceitual); tal reflexão propiciaria ummovimento de reestruturação cognitiva, o qual conduziria o aluno a um estado ideal para agir com maior eficácia sobre sua aprendizagem. Nesse processo, destaca-se o desenvolvimento da auto-regulação por meio do enfoque em habilidades metacognitivas. Para testar essa nova concepção de educação aplicada ao ensino de pronúncia, 178 alunosde um colégio da rede particular de Belo Horizonte participaram como informantes. Eles expressaram suas reações e opiniões acerca da eficácia dessa nova abordagem em educação. Os resultados forneceram um suporte empírico bastante forte, o qual permite a projeção da aplicação de nossa concepção em outros contextos tanto de ensino de língua inglesa como de outras disciplinas para que suas potencialidades e limitações sejam postas à prova.
id UFMG_c3af994d9d29537c4a6f9ff1223f9825
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6VTK77
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heliana Ribeiro de MelloHelivane de Azevedo EvangelistaAdriana Silvia MarussoMiriam Lucia dos Santos JorgeHerzila Maria de Lima BastosTufi Neder Neto2019-08-10T15:43:41Z2019-08-10T15:43:41Z2006-12-14http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6VTK77Este trabalho apresenta uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de inglês. Sua inspiração foi o estado de descaso que a área de pronúncia enfrenta nas escolas básicas, resultando na falta de preparo dos alunos no domínio oral do idioma ao final do ensino médio. Quando ingressam nas instituições superiores, esses alunos apresentam defasagens significativas, as quais não são sanadas devido a fatores tais como a ausência de umprograma estruturado na área. Assim, as escolas recebem profissionais com limitações sérias nas habilidades orais do idioma, criando um ciclo de ineficiência do seu ensino. Para se buscar alternativas para a modificação desse quadro, foi conduzida, inicialmente, uma revisão da literatura sobre o ensino de pronúncia da língua inglesa. Essa revisão resultou na formulação de princípios que orientaram a criação de nossa abordagem, destacando: a) os processos de transferência da L1 para a L2, com a conseqüente utilização da Análise Contrastiva; b) o direcionamento da atenção do aluno para aspectos específicos da L2; c) o incentivo à aprendizagem indutiva; d) a utilização da metalinguagem na formação de novos conceitos fonológicos na L2; e) o incentivo à prática da pronúncia desde o início da aprendizagem; e f) a adoção do paradigma do Inglês como Língua Internacional como parâmetro para definir as prioridades curriculares, inclusive na determinação da inteligibilidade como o objetivo a ser alcançado pelos aprendizes. O próximo passo foi investigar o contexto de Belo Horizonte. Foram pesquisados professores de escolas básicas públicas e particulares, professores das instituições formadoras de docentes e seus alunos para a coleta de suas percepções acerca do problema levantado. Os resultados obtidos confirmaram o ciclo de ineficiência e justificaram a proposta de transformações na prática atual, notadamente no programa curricular de escolas básicas e faculdades de Letras, com um enfoque sistemático e progressivo em pronúncia. No decorrer da realização da pesquisa, contudo, ampliamos nosso foco para uma concepção ampla de educação. Consideramos a Língua Inglesa como um componente de um sistema complexo de educação, em interação com as demais disciplinas. Entendemos que a função básica da escola seja desenvolver, no aluno, a capacidade de conduzir sua aprendizagemde forma autônoma. Para a elaboração dessa nova concepção, baseamo-nos em estudos na área da filosofia e psicologia cognitiva, enfocando a responsabilidade e conscientização do aluno acerca de seu processo de aprendizagem. Nessa visão, o aluno deve ser levado a refletir sobre suas crenças nos três campos da aprendizagem (atitudinal, procedimental e conceitual); tal reflexão propiciaria ummovimento de reestruturação cognitiva, o qual conduziria o aluno a um estado ideal para agir com maior eficácia sobre sua aprendizagem. Nesse processo, destaca-se o desenvolvimento da auto-regulação por meio do enfoque em habilidades metacognitivas. Para testar essa nova concepção de educação aplicada ao ensino de pronúncia, 178 alunosde um colégio da rede particular de Belo Horizonte participaram como informantes. Eles expressaram suas reações e opiniões acerca da eficácia dessa nova abordagem em educação. Os resultados forneceram um suporte empírico bastante forte, o qual permite a projeção da aplicação de nossa concepção em outros contextos tanto de ensino de língua inglesa como de outras disciplinas para que suas potencialidades e limitações sejam postas à prova.This work introduces an altenative conception of formal education applied to the teaching of pronunciation of English. Its inspiration was the state of neglect faced by the area of pronunciation in Brazilian schools, which results in a poor level of students oral abilities by the end of high school. When such students enter university, they show serious deficiencies, and these are not solved, mainly due to the lack of a structured program in the area. This way, schools receive professionals with considerable limitations in the oral abilities in the language, whichcreates a teaching cycle of inefficiency. In order to search for alternatives aiming at changing this situation, a literature review about the teaching of the pronunciation of English was initially conducted. This review resultedin the formulation of the principles which oriented the creation of our own approach. It highlights: a) the processes of transfer from the L1 to the L2, which support the utilization of Contrastive Analysis; b) the focusing of students attention to specific aspects of the L2; c) the use of inductive learning; d) the use of metalanguage as a support of the formulation of new phonological concepts in the L2; e) the opportunities of practice since the beginning of the learning process; and f) the adoption of the paradigm of English as an International Language as a parameter to the definition of curricular priorities, including the specification of intelligibility as the goal to be reached by the learners. The next step was to nvestigate the context of the city of Belo Horizonte. School teachers, professors and undergraduates in the course of Letters exposed their perception aboutthe problem of pronunciation teaching. The results confirmed the inefficiency cycle and justified the proposal of changes in the current practice, notably in the programs of schools and faculties of Letters, suggesting a systematic and progressive focus on pronunciation.As the research progressed, however, we extended its focus into a more comprehensive conception of education. We viewed the subject English as a part of a complex educational system, in interaction with the other school subjects. We considered that the basic function of school education is to develop the students ability to conduct their learning autonomously. We departed from studies in philosophy and cognitive psychology in the elaboration of such new conception of education, focusing on the students responsibility and awareness of their learning process. Within this view, the students must reflect on their beliefs about the three basic areas of learning (attitudes, procedures and subject matter content); such reflection would trigger a movement of cognitive restructuring, which would lead the students into an ideal state so theycould act on their learning more efficiently. In this process, the development of self-regulation through the use of metacognition is highlighted. Finally, in order to test this new conception of education, 178 students from a private school in Belo Horizonte participated as informants. They expressed their reactions and opinions on the efficacy of this new approach to education. The results provided it with a strong empirical basis, which allows us to suggest its application in other contexts beyond that of the teaching of foreign languages so that its limitations and potentialities could be tested more integrally.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingua inglesa Estudo e ensino Estudantes estrangeirosLíngua inglesa PronúnciaCogniçãoPrática reflexivaEducação formalEnsino/aprendizagem de língua inglesaUma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de Inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_de_doutorado_vers_o_final.pdfapplication/pdf1800377https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6VTK77/1/tese_de_doutorado_vers_o_final.pdf12654a83b22fcfa25f9475685954f920MD51TEXTtese_de_doutorado_vers_o_final.pdf.txttese_de_doutorado_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain701720https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6VTK77/2/tese_de_doutorado_vers_o_final.pdf.txt5c3b503bc36e55500b77e4f230b27a31MD521843/ALDR-6VTK772019-11-14 05:14:12.642oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6VTK77Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:14:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de Inglês
title Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de Inglês
spellingShingle Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de Inglês
Tufi Neder Neto
Educação formal
Ensino/aprendizagem de língua inglesa
Lingua inglesa Estudo e ensino Estudantes estrangeiros
Língua inglesa Pronúncia
Cognição
Prática reflexiva
title_short Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de Inglês
title_full Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de Inglês
title_fullStr Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de Inglês
title_full_unstemmed Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de Inglês
title_sort Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de Inglês
author Tufi Neder Neto
author_facet Tufi Neder Neto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heliana Ribeiro de Mello
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Helivane de Azevedo Evangelista
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adriana Silvia Marusso
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Miriam Lucia dos Santos Jorge
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Herzila Maria de Lima Bastos
dc.contributor.author.fl_str_mv Tufi Neder Neto
contributor_str_mv Heliana Ribeiro de Mello
Helivane de Azevedo Evangelista
Adriana Silvia Marusso
Miriam Lucia dos Santos Jorge
Herzila Maria de Lima Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação formal
Ensino/aprendizagem de língua inglesa
topic Educação formal
Ensino/aprendizagem de língua inglesa
Lingua inglesa Estudo e ensino Estudantes estrangeiros
Língua inglesa Pronúncia
Cognição
Prática reflexiva
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lingua inglesa Estudo e ensino Estudantes estrangeiros
Língua inglesa Pronúncia
Cognição
Prática reflexiva
description Este trabalho apresenta uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de pronúncia de inglês. Sua inspiração foi o estado de descaso que a área de pronúncia enfrenta nas escolas básicas, resultando na falta de preparo dos alunos no domínio oral do idioma ao final do ensino médio. Quando ingressam nas instituições superiores, esses alunos apresentam defasagens significativas, as quais não são sanadas devido a fatores tais como a ausência de umprograma estruturado na área. Assim, as escolas recebem profissionais com limitações sérias nas habilidades orais do idioma, criando um ciclo de ineficiência do seu ensino. Para se buscar alternativas para a modificação desse quadro, foi conduzida, inicialmente, uma revisão da literatura sobre o ensino de pronúncia da língua inglesa. Essa revisão resultou na formulação de princípios que orientaram a criação de nossa abordagem, destacando: a) os processos de transferência da L1 para a L2, com a conseqüente utilização da Análise Contrastiva; b) o direcionamento da atenção do aluno para aspectos específicos da L2; c) o incentivo à aprendizagem indutiva; d) a utilização da metalinguagem na formação de novos conceitos fonológicos na L2; e) o incentivo à prática da pronúncia desde o início da aprendizagem; e f) a adoção do paradigma do Inglês como Língua Internacional como parâmetro para definir as prioridades curriculares, inclusive na determinação da inteligibilidade como o objetivo a ser alcançado pelos aprendizes. O próximo passo foi investigar o contexto de Belo Horizonte. Foram pesquisados professores de escolas básicas públicas e particulares, professores das instituições formadoras de docentes e seus alunos para a coleta de suas percepções acerca do problema levantado. Os resultados obtidos confirmaram o ciclo de ineficiência e justificaram a proposta de transformações na prática atual, notadamente no programa curricular de escolas básicas e faculdades de Letras, com um enfoque sistemático e progressivo em pronúncia. No decorrer da realização da pesquisa, contudo, ampliamos nosso foco para uma concepção ampla de educação. Consideramos a Língua Inglesa como um componente de um sistema complexo de educação, em interação com as demais disciplinas. Entendemos que a função básica da escola seja desenvolver, no aluno, a capacidade de conduzir sua aprendizagemde forma autônoma. Para a elaboração dessa nova concepção, baseamo-nos em estudos na área da filosofia e psicologia cognitiva, enfocando a responsabilidade e conscientização do aluno acerca de seu processo de aprendizagem. Nessa visão, o aluno deve ser levado a refletir sobre suas crenças nos três campos da aprendizagem (atitudinal, procedimental e conceitual); tal reflexão propiciaria ummovimento de reestruturação cognitiva, o qual conduziria o aluno a um estado ideal para agir com maior eficácia sobre sua aprendizagem. Nesse processo, destaca-se o desenvolvimento da auto-regulação por meio do enfoque em habilidades metacognitivas. Para testar essa nova concepção de educação aplicada ao ensino de pronúncia, 178 alunosde um colégio da rede particular de Belo Horizonte participaram como informantes. Eles expressaram suas reações e opiniões acerca da eficácia dessa nova abordagem em educação. Os resultados forneceram um suporte empírico bastante forte, o qual permite a projeção da aplicação de nossa concepção em outros contextos tanto de ensino de língua inglesa como de outras disciplinas para que suas potencialidades e limitações sejam postas à prova.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T15:43:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T15:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6VTK77
url http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6VTK77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6VTK77/1/tese_de_doutorado_vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6VTK77/2/tese_de_doutorado_vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 12654a83b22fcfa25f9475685954f920
5c3b503bc36e55500b77e4f230b27a31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589230606155776