Perception and production of word-final vowel epenthesis by brazilian EFL students
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Publication Date: | 2002 |
Format: | Doctoral thesis |
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Source: | Repositório Institucional da UFSC |
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Summary: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras Inglês e Literatura Correspondente. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaKoerich, Rosana DeniseBaptista, Barbara Oughton2012-10-19T19:54:32Z2012-10-19T19:54:32Z20022002189011http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82972Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras Inglês e Literatura Correspondente.Esta pesquisa focaliza a ocorrência de um erro de pronúncia - a epêntese vocálica em consoantes em final de palavras no inglês de estudantes brasileiros. A relação entre produção e percepção foi estabelecida a partir da investigação sobre as habilidades de produzir consoantes em final de palavra e de discriminar seqüências ##CVC## e ##CVCV## onde a vogal final é /i/. Vinte estudantes do primeiro e segundo semestres de cursos de graduação em três universidades participaram do estudo. Seguindo-se a linha de pesquisa de Baptista e Silva Filho (1997), a produção da epêntese foi examinada através de três variáveis de marcação da consoante-alvo e duas variáveis de contexto fonológico: (a) vozeamento, (b) marcação relativa na classe de obstruintes, (c) marcação relativa das plosivas vozeadas por ponto de articulação, (d) silêncio, consoante ou vogal como contexto fonólogico, e (e) relações de sonoridade entre as sílabas. A relação entre produção e percepção foi examinada em termos das variáveis (a) e (e) acima e em termos gerais, estabelecendo-se o grau de associação entre as habilidades. Os dados de produção foram obtidos através da leitura de sentenças contendo seqüências ##CVC## em contexto de seqüências ##CVC(C)##, ##VC(C)##, e silêncio. Os dados de percepção foram obtidos através de um teste de discriminação do item estranho (Flege, MacKay e Meador, 1999). Em geral, as análises estatísticas não revelaram efeito significativo da marcação da consoante final ou do contexto fonológico na produção e percepção, entretanto, tendências foram identificadas ao se estabelecer comparação entre os resultados de produção e resultados de pesquisas anteriores, e entre os dados de produção e percepção investigando estas variáveis. A análise estatística dos dados, estabelecendo relação entre percepção e produção, mostrou resultados significativos indicando associação entre as habilidades. Propõe-se que tais resultados argumentam em favor da sílaba como unidade de representação mental guiando a percepção e produção de consoantes em final de palavras em L2.iv, 261 f.| il., tabs.engFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -PronunciaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosPerception and production of word-final vowel epenthesis by brazilian EFL studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPLLE0249-T.pdfPLLE0249-T.pdfapplication/pdf6326239https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82972/1/PLLE0249-T.pdff43999b2ad1015552521d5a141ea016eMD51123456789/829722012-10-19 16:54:32.565oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82972Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T19:54:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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