Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956MA9 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a crítica da propaganda encontrada na literatura de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes. Em termos específicos, pretende-se com este estudo interpretar a linguagem literária destes autores, revelando seus mecanismos de apresentação e representação do campo publicitário. Com tal operação, é possível verificar como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes lançaram seus olhares atentos para a publicidade, fazendo dela uma temática literária importante para compreender culturalmente a sociedade do seu tempo. Os escritores, em seus textos, dedicaram uma especial atenção para observar em nossos hábitos comportamentais, promovidos pela propaganda, alguns acentos problemáticos. Os mais recorrentes se referem ao consumismo, à felicidade eufórica, ao narcisismo, à alienação e à reificação. Outra intenção da pesquisa é poder reunir um 'corpus' literário dedicado à problematização do discurso publicitário, no sentido de, assim, contribuir para a consolidação de uma fortuna crítica acerca dos estudos de comunicação e de literatura, numa perspectiva interdisciplinar. |
id |
UFMG_c3f5626ea2dc4ad4a46fc2bcee4c9de4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-956MA9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vera Lucia de Carvalho Casa NovaMarcos Rogerio Cordeiro FernandesEduardo de Assis DuarteMurilo Marcondes de MouraPaulo Bernardo Ferreira VazMarcos Fabricio Lopes da Silva2019-08-11T17:55:36Z2019-08-11T17:55:36Z2013-02-21http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956MA9Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a crítica da propaganda encontrada na literatura de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes. Em termos específicos, pretende-se com este estudo interpretar a linguagem literária destes autores, revelando seus mecanismos de apresentação e representação do campo publicitário. Com tal operação, é possível verificar como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes lançaram seus olhares atentos para a publicidade, fazendo dela uma temática literária importante para compreender culturalmente a sociedade do seu tempo. Os escritores, em seus textos, dedicaram uma especial atenção para observar em nossos hábitos comportamentais, promovidos pela propaganda, alguns acentos problemáticos. Os mais recorrentes se referem ao consumismo, à felicidade eufórica, ao narcisismo, à alienação e à reificação. Outra intenção da pesquisa é poder reunir um 'corpus' literário dedicado à problematização do discurso publicitário, no sentido de, assim, contribuir para a consolidação de uma fortuna crítica acerca dos estudos de comunicação e de literatura, numa perspectiva interdisciplinar.The overall objective of this research is to analyze the criticism of advertising as presented in the literature written by Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade and Sebastião Nunes. Specifically, this study intends to disclose - through interpretation of their literary language - the mechanisms by which the publicity field is presented and represented. This operation makes it possible to understand how Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade and Sebastião Nunes have attentively observed publicity and turned it into an important theme for their literature so as to comprehend culturally the society of their times. They were attentive enough to observe a number of problematic issues related to behavior habits which were promoted by advertising. The most recurrent aspects among these are related to consumerism, euphoric happiness, narcissism, alienation and reification. Another goal implied by this research points to the possibility of gathering a literary corpus around the questioning of the discourse of publicity. In this sense, it aims to contribute with the consolidation of a critical corpus concerning the studies of literature and communication in an interdisciplinary perspective.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiscurso publicitárioAnálise do discurso literárioNunes, Sebastião, 1938- Crítica e interpretaçãoLiteratura brasileira História e críticaComunicação de massa e literaturaAndrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Crítica e interpretaçãoAssis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretaçãoPublicidadeCarlos Drummond de AndradeMachado de AssisSebastião NunesLiteratura brasileiraCrítica da propagandaMil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___marcos_fabr_cio.pdfapplication/pdf2658803https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-956MA9/1/tese___marcos_fabr_cio.pdfae6fcbbd14d716b436f78fae10cbdbf3MD51TEXTtese___marcos_fabr_cio.pdf.txttese___marcos_fabr_cio.pdf.txtExtracted texttext/plain294536https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-956MA9/2/tese___marcos_fabr_cio.pdf.txta754724f8eb8394e0943e1abf53693a9MD521843/ECAP-956MA92019-11-14 07:34:09.474oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-956MA9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:34:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade |
title |
Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade |
spellingShingle |
Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade Marcos Fabricio Lopes da Silva Publicidade Carlos Drummond de Andrade Machado de Assis Sebastião Nunes Literatura brasileira Crítica da propaganda Discurso publicitário Análise do discurso literário Nunes, Sebastião, 1938- Crítica e interpretação Literatura brasileira História e crítica Comunicação de massa e literatura Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Crítica e interpretação Assis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretação |
title_short |
Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade |
title_full |
Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade |
title_fullStr |
Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade |
title_full_unstemmed |
Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade |
title_sort |
Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade |
author |
Marcos Fabricio Lopes da Silva |
author_facet |
Marcos Fabricio Lopes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eduardo de Assis Duarte |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Murilo Marcondes de Moura |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Paulo Bernardo Ferreira Vaz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Fabricio Lopes da Silva |
contributor_str_mv |
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes Eduardo de Assis Duarte Murilo Marcondes de Moura Paulo Bernardo Ferreira Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Carlos Drummond de Andrade Machado de Assis Sebastião Nunes Literatura brasileira Crítica da propaganda |
topic |
Publicidade Carlos Drummond de Andrade Machado de Assis Sebastião Nunes Literatura brasileira Crítica da propaganda Discurso publicitário Análise do discurso literário Nunes, Sebastião, 1938- Crítica e interpretação Literatura brasileira História e crítica Comunicação de massa e literatura Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Crítica e interpretação Assis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Discurso publicitário Análise do discurso literário Nunes, Sebastião, 1938- Crítica e interpretação Literatura brasileira História e crítica Comunicação de massa e literatura Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Crítica e interpretação Assis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretação |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a crítica da propaganda encontrada na literatura de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes. Em termos específicos, pretende-se com este estudo interpretar a linguagem literária destes autores, revelando seus mecanismos de apresentação e representação do campo publicitário. Com tal operação, é possível verificar como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes lançaram seus olhares atentos para a publicidade, fazendo dela uma temática literária importante para compreender culturalmente a sociedade do seu tempo. Os escritores, em seus textos, dedicaram uma especial atenção para observar em nossos hábitos comportamentais, promovidos pela propaganda, alguns acentos problemáticos. Os mais recorrentes se referem ao consumismo, à felicidade eufórica, ao narcisismo, à alienação e à reificação. Outra intenção da pesquisa é poder reunir um 'corpus' literário dedicado à problematização do discurso publicitário, no sentido de, assim, contribuir para a consolidação de uma fortuna crítica acerca dos estudos de comunicação e de literatura, numa perspectiva interdisciplinar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T17:55:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T17:55:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956MA9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956MA9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-956MA9/1/tese___marcos_fabr_cio.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-956MA9/2/tese___marcos_fabr_cio.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae6fcbbd14d716b436f78fae10cbdbf3 a754724f8eb8394e0943e1abf53693a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589559926128640 |