A percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walter Romano Curi
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6W3F84
Resumo: A Tecnologia da Informação trouxe muitas mudanças em relação à maneira como as empresas interagem com seus consumidores. Nesse processo, a Internet emergiu como um importante componente das estratégias de negócios. O progressivo aumento do número de brasileiros conectados à rede e o crescente faturamento do e-commerce no país evidenciam a necessidade por parte das organizações aprimorarem o desenvolvimento de sua atuação on-line. No campo do comportamento do consumidor, identificar a percepção dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos na Internet tornou-se objeto de estudo de diversos autores. Especificamente quanto à mensuração da qualidade dos web sites e à conseqüente intenção dos clientes de retornarem a eles, Loiacono (2000) desenvolveu o modelo WebQual. A presente pesquisa busca validar este modelo em um contexto brasileiro, a partir da mensuração da percepção de usuários de um portal regional. Buscou-se identificar quais são os principais fatores presentes no site que motivam um consumidor a visitá-lo novamente. Os resultados obtidos por meio deste levantamento possibilitaram a sugestão de ajustes no modelo WebQual para sua aplicação em uma realidade brasileira, bem como orientaram pesquisadores e executivos quanto aos critérios mais relevantes para os consumidores na avaliação de um web site.
id UFMG_c547a64f0e6ed9b1bf159df851a0da5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/CSPO-6W3F84
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Alberto GoncalvesJose Edson LaraTarcísio AfonsoWalter Romano Curi2019-08-13T14:17:20Z2019-08-13T14:17:20Z2006-03-24http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6W3F84A Tecnologia da Informação trouxe muitas mudanças em relação à maneira como as empresas interagem com seus consumidores. Nesse processo, a Internet emergiu como um importante componente das estratégias de negócios. O progressivo aumento do número de brasileiros conectados à rede e o crescente faturamento do e-commerce no país evidenciam a necessidade por parte das organizações aprimorarem o desenvolvimento de sua atuação on-line. No campo do comportamento do consumidor, identificar a percepção dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos na Internet tornou-se objeto de estudo de diversos autores. Especificamente quanto à mensuração da qualidade dos web sites e à conseqüente intenção dos clientes de retornarem a eles, Loiacono (2000) desenvolveu o modelo WebQual. A presente pesquisa busca validar este modelo em um contexto brasileiro, a partir da mensuração da percepção de usuários de um portal regional. Buscou-se identificar quais são os principais fatores presentes no site que motivam um consumidor a visitá-lo novamente. Os resultados obtidos por meio deste levantamento possibilitaram a sugestão de ajustes no modelo WebQual para sua aplicação em uma realidade brasileira, bem como orientaram pesquisadores e executivos quanto aos critérios mais relevantes para os consumidores na avaliação de um web site.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoMarketingWebQualInternetComportamento do consumidorWeb siteMarketingA percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALwalter_curi.pdfapplication/pdf730148https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/CSPO-6W3F84/1/walter_curi.pdf1eb8b8934eff09e4bccf980ee6dbb484MD511843/CSPO-6W3F842019-08-13 11:17:20.884oai:repositorio.ufmg.br:1843/CSPO-6W3F84Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T14:17:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQual
title A percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQual
spellingShingle A percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQual
Walter Romano Curi
WebQual
Internet
Comportamento do consumidor
Web site
Marketing
Administração
Marketing
title_short A percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQual
title_full A percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQual
title_fullStr A percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQual
title_full_unstemmed A percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQual
title_sort A percepção dos clientes quanto à qualidade dos sites na Internet: aplicação e validação do modelo WebQual
author Walter Romano Curi
author_facet Walter Romano Curi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Goncalves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jose Edson Lara
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tarcísio Afonso
dc.contributor.author.fl_str_mv Walter Romano Curi
contributor_str_mv Carlos Alberto Goncalves
Jose Edson Lara
Tarcísio Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv WebQual
Internet
Comportamento do consumidor
Web site
Marketing
topic WebQual
Internet
Comportamento do consumidor
Web site
Marketing
Administração
Marketing
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
Marketing
description A Tecnologia da Informação trouxe muitas mudanças em relação à maneira como as empresas interagem com seus consumidores. Nesse processo, a Internet emergiu como um importante componente das estratégias de negócios. O progressivo aumento do número de brasileiros conectados à rede e o crescente faturamento do e-commerce no país evidenciam a necessidade por parte das organizações aprimorarem o desenvolvimento de sua atuação on-line. No campo do comportamento do consumidor, identificar a percepção dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos na Internet tornou-se objeto de estudo de diversos autores. Especificamente quanto à mensuração da qualidade dos web sites e à conseqüente intenção dos clientes de retornarem a eles, Loiacono (2000) desenvolveu o modelo WebQual. A presente pesquisa busca validar este modelo em um contexto brasileiro, a partir da mensuração da percepção de usuários de um portal regional. Buscou-se identificar quais são os principais fatores presentes no site que motivam um consumidor a visitá-lo novamente. Os resultados obtidos por meio deste levantamento possibilitaram a sugestão de ajustes no modelo WebQual para sua aplicação em uma realidade brasileira, bem como orientaram pesquisadores e executivos quanto aos critérios mais relevantes para os consumidores na avaliação de um web site.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T14:17:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T14:17:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6W3F84
url http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6W3F84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/CSPO-6W3F84/1/walter_curi.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1eb8b8934eff09e4bccf980ee6dbb484
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677007565619200