Alfabetização e letramento de crianças cegas em diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kátia Regina da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24PN6
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar os processos de alfabetização e letramento da criança cega em um contexto cultural vidente para conhecer e compreender os significados construídos sobre os eventos e práticas de letramento vivenciados por duas crianças com cegueira congênita em seus contextos socioculturais. A pesquisa de campo, realizada no ano de 2015, em Belo Horizonte, contou com a participação das crianças, seus familiares, as professoras das classes comuns e do Atendimento Educacional Especializado. Os fundamentos teóricometodológicos alMairam aportes teóricos da abordagem Etnográfica (GREEN; BLOOME, 1982; GREEN; DIXON; ZAHARLICK, 2005); dos Novos Estudos do Letramento (GEE, 1991; STREET, 1984; 2014; BARTON; HAMILTON, 1998); da Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 2013; TANNEN; WALLAT, 2013; ERICKSON; SHULTZ, 2013); e do Modelo Social da Deficiência (DINIZ, 2007). A abordagem etnográfica e seus instrumentais possibilitaram a geração de dados através da observação participante, entrevistas semiestruturadas e conversas informais para compreender como as crianças participam, constroem e reconstroem práticas letradas em seu cotidiano. Dos dados etnográficos confrontados com os pressupostos teóricos, concluí que as crianças apropriam-se de práticas letradas a partir da convivência com as práticas de letramento em seus contextos familiares e escolares. A participação em situações interacionais mediadas pela escrita constituíu-se em experiências importantes para a aprendizagem de práticas letradas por essas crianças. Os diversos eventos de letramento possibilitaram-lhes construir referências sobre a função da escrita, mesmo sem o domínio da escrita Braille ou de tecnologias assistivas. Ao participarem de situações de uso da escrita elas partilham saberes da cultura letrada, mesmo que enfrentem adversidades resultantes de um contexto sociocultural visuocêntrico, que exclui ou impede a inserção plena das pessoas cegas. Sob a perspectiva do letramento como prática social, desconstrói-se a concepção de que as crianças cegas não têm acesso à cultura escrita até ingressar na escola e aprender o Braille. Por estarem imersas na cultura escrita, com o apoio adequado voltado para as suas habilidades e não para as suas dificuldades elas podem desenvolver crescente autonomia ao participarem de eventos e práticas de letramento de seus contextos sócio-culturais.
id UFMG_c57ca8c6d2c0fc1fd799e9e55d618484
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24PN6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Lucia CastanheiraSara Mourao MonteiroLiberia Rodrigues NevesAna Lydia Bezerra SantiagoMarilda Moraes Garcia BrunoMichele Aparecida de SáKátia Regina da Silva2019-08-13T06:35:22Z2019-08-13T06:35:22Z2018-02-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24PN6Esta pesquisa buscou investigar os processos de alfabetização e letramento da criança cega em um contexto cultural vidente para conhecer e compreender os significados construídos sobre os eventos e práticas de letramento vivenciados por duas crianças com cegueira congênita em seus contextos socioculturais. A pesquisa de campo, realizada no ano de 2015, em Belo Horizonte, contou com a participação das crianças, seus familiares, as professoras das classes comuns e do Atendimento Educacional Especializado. Os fundamentos teóricometodológicos alMairam aportes teóricos da abordagem Etnográfica (GREEN; BLOOME, 1982; GREEN; DIXON; ZAHARLICK, 2005); dos Novos Estudos do Letramento (GEE, 1991; STREET, 1984; 2014; BARTON; HAMILTON, 1998); da Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 2013; TANNEN; WALLAT, 2013; ERICKSON; SHULTZ, 2013); e do Modelo Social da Deficiência (DINIZ, 2007). A abordagem etnográfica e seus instrumentais possibilitaram a geração de dados através da observação participante, entrevistas semiestruturadas e conversas informais para compreender como as crianças participam, constroem e reconstroem práticas letradas em seu cotidiano. Dos dados etnográficos confrontados com os pressupostos teóricos, concluí que as crianças apropriam-se de práticas letradas a partir da convivência com as práticas de letramento em seus contextos familiares e escolares. A participação em situações interacionais mediadas pela escrita constituíu-se em experiências importantes para a aprendizagem de práticas letradas por essas crianças. Os diversos eventos de letramento possibilitaram-lhes construir referências sobre a função da escrita, mesmo sem o domínio da escrita Braille ou de tecnologias assistivas. Ao participarem de situações de uso da escrita elas partilham saberes da cultura letrada, mesmo que enfrentem adversidades resultantes de um contexto sociocultural visuocêntrico, que exclui ou impede a inserção plena das pessoas cegas. Sob a perspectiva do letramento como prática social, desconstrói-se a concepção de que as crianças cegas não têm acesso à cultura escrita até ingressar na escola e aprender o Braille. Por estarem imersas na cultura escrita, com o apoio adequado voltado para as suas habilidades e não para as suas dificuldades elas podem desenvolver crescente autonomia ao participarem de eventos e práticas de letramento de seus contextos sócio-culturais.This research aimed to investigate the the blind childs beginning reading-writing instruction and literacy processes in a visual cultural context to know and understand the constructed significances about the events and practices of literacy experienced by two children with congenital blindness in their sociocultural contexts. The field research, fulfilled in Belo Horizonte in the year of 2015, included among the participants the mentioned children, their families, the common classes teachers and the Specialized Educational Assistance. The theoretic-methodological foundations allied theoretical contributions of the Ethnographic perspective (GREEN; BLOOME, 1982; GREEN; DIXON; ZAHARLICK, 2005); of New Literacy Studies (GEE, 1991; STREET, 1984, 2014; BARTON, HAMILTON, 1998); and the Social Model of Disability (DINIZ, 2007). The ethnographic approach and its instruments maked the generation of data possible through participant observation, semi-structured interviews and informal conversations to understand how children participate, construct and reconstruct literate practices in their daily lives. From the ethnographic data confronted with the theoretical assumptions, I conclude that the children take possession of literate practices based on their coexistence with literacy practices in their family and school contexts. Participation in interactive situations mediated by writing constituted important experiences for the learning of literate practices by these children. The various literacy events enabled them to construct references about the writings function, even without the mastery of Braille writing or assistive technologies. By participating in situations of writings use they share knowledge of literate culture, even if they face adversities resulting from a visuocentric sociocultural context, which excludes or prevents the full insertion of blind people. From the perspective of literacy as a social practice, the conception that blind children do not have access to written culture until they enter school and learn Braille is deconstructed. Because they are immersed in the written culture, with adequate support - focused on their skills and not on their difficulties - by participating in literacy events and practices in their socio-cultural contexts they can develop increasing autonomy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDeficientes visuais EducaçãoCegos EducaçãoEducaçãoAlfabetização Aspectos sociaisEducação especialLetramento Aspectos sociaisAbordagem etnográficaLetramentoAlfabetizaçãoCrianças cegasAlfabetização e letramento de crianças cegas em diferentes contextosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_katia_regina_da_silva_para_cd.pdfapplication/pdf1991303https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24PN6/1/tese_katia_regina_da_silva_para_cd.pdf047a212641c9a3111ee2507214f32ed5MD51TEXTtese_katia_regina_da_silva_para_cd.pdf.txttese_katia_regina_da_silva_para_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain552640https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24PN6/2/tese_katia_regina_da_silva_para_cd.pdf.txtb62d3e56b17361786bdc9bbcb1aed6abMD521843/BUOS-B24PN62019-11-14 21:37:47.91oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24PN6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:37:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização e letramento de crianças cegas em diferentes contextos
title Alfabetização e letramento de crianças cegas em diferentes contextos
spellingShingle Alfabetização e letramento de crianças cegas em diferentes contextos
Kátia Regina da Silva
Abordagem etnográfica
Letramento
Alfabetização
Crianças cegas
Deficientes visuais Educação
Cegos Educação
Educação
Alfabetização Aspectos sociais
Educação especial
Letramento Aspectos sociais
title_short Alfabetização e letramento de crianças cegas em diferentes contextos
title_full Alfabetização e letramento de crianças cegas em diferentes contextos
title_fullStr Alfabetização e letramento de crianças cegas em diferentes contextos
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento de crianças cegas em diferentes contextos
title_sort Alfabetização e letramento de crianças cegas em diferentes contextos
author Kátia Regina da Silva
author_facet Kátia Regina da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Lucia Castanheira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sara Mourao Monteiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Liberia Rodrigues Neves
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Lydia Bezerra Santiago
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marilda Moraes Garcia Bruno
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Michele Aparecida de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Kátia Regina da Silva
contributor_str_mv Maria Lucia Castanheira
Sara Mourao Monteiro
Liberia Rodrigues Neves
Ana Lydia Bezerra Santiago
Marilda Moraes Garcia Bruno
Michele Aparecida de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem etnográfica
Letramento
Alfabetização
Crianças cegas
topic Abordagem etnográfica
Letramento
Alfabetização
Crianças cegas
Deficientes visuais Educação
Cegos Educação
Educação
Alfabetização Aspectos sociais
Educação especial
Letramento Aspectos sociais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Deficientes visuais Educação
Cegos Educação
Educação
Alfabetização Aspectos sociais
Educação especial
Letramento Aspectos sociais
description Esta pesquisa buscou investigar os processos de alfabetização e letramento da criança cega em um contexto cultural vidente para conhecer e compreender os significados construídos sobre os eventos e práticas de letramento vivenciados por duas crianças com cegueira congênita em seus contextos socioculturais. A pesquisa de campo, realizada no ano de 2015, em Belo Horizonte, contou com a participação das crianças, seus familiares, as professoras das classes comuns e do Atendimento Educacional Especializado. Os fundamentos teóricometodológicos alMairam aportes teóricos da abordagem Etnográfica (GREEN; BLOOME, 1982; GREEN; DIXON; ZAHARLICK, 2005); dos Novos Estudos do Letramento (GEE, 1991; STREET, 1984; 2014; BARTON; HAMILTON, 1998); da Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 2013; TANNEN; WALLAT, 2013; ERICKSON; SHULTZ, 2013); e do Modelo Social da Deficiência (DINIZ, 2007). A abordagem etnográfica e seus instrumentais possibilitaram a geração de dados através da observação participante, entrevistas semiestruturadas e conversas informais para compreender como as crianças participam, constroem e reconstroem práticas letradas em seu cotidiano. Dos dados etnográficos confrontados com os pressupostos teóricos, concluí que as crianças apropriam-se de práticas letradas a partir da convivência com as práticas de letramento em seus contextos familiares e escolares. A participação em situações interacionais mediadas pela escrita constituíu-se em experiências importantes para a aprendizagem de práticas letradas por essas crianças. Os diversos eventos de letramento possibilitaram-lhes construir referências sobre a função da escrita, mesmo sem o domínio da escrita Braille ou de tecnologias assistivas. Ao participarem de situações de uso da escrita elas partilham saberes da cultura letrada, mesmo que enfrentem adversidades resultantes de um contexto sociocultural visuocêntrico, que exclui ou impede a inserção plena das pessoas cegas. Sob a perspectiva do letramento como prática social, desconstrói-se a concepção de que as crianças cegas não têm acesso à cultura escrita até ingressar na escola e aprender o Braille. Por estarem imersas na cultura escrita, com o apoio adequado voltado para as suas habilidades e não para as suas dificuldades elas podem desenvolver crescente autonomia ao participarem de eventos e práticas de letramento de seus contextos sócio-culturais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T06:35:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T06:35:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24PN6
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24PN6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24PN6/1/tese_katia_regina_da_silva_para_cd.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24PN6/2/tese_katia_regina_da_silva_para_cd.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 047a212641c9a3111ee2507214f32ed5
b62d3e56b17361786bdc9bbcb1aed6ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589233930141696