Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14393/REE-v36n2a2021-51963 http://hdl.handle.net/1843/59852 |
Resumo: | Objetiva-se analisar a relação entre modo de transporte utilizado e tempo gasto no deslocamento casa-trabalho na RMSP. Supõe-se que regiões de residência e trabalho exerçam influência na decisão de modal de deslocamento. Os resultados mostram que: áreas com probabilidade elevada dos trabalhadores utilizarem transporte privado também apresentam elevada probabilidade de utilização de transporte coletivo; a escolha por transporte privado é atrelada ao nível de instrução e renda do trabalhador. Sugerem-se três alternativas para melhorias de acessibilidade: introdução de pedágios; aumento de faixas exclusivas para ônibus; em horários de pico, faixas exclusivas para carros com um número mínimo de ocupantes. |
id |
UFMG_c5e7ea1a987bf38861ec19ff14f803a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/59852 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-10-23T20:09:03Z2023-10-23T20:09:03Z2021362302325https://doi.org/10.14393/REE-v36n2a2021-519631983-1994http://hdl.handle.net/1843/59852Objetiva-se analisar a relação entre modo de transporte utilizado e tempo gasto no deslocamento casa-trabalho na RMSP. Supõe-se que regiões de residência e trabalho exerçam influência na decisão de modal de deslocamento. Os resultados mostram que: áreas com probabilidade elevada dos trabalhadores utilizarem transporte privado também apresentam elevada probabilidade de utilização de transporte coletivo; a escolha por transporte privado é atrelada ao nível de instrução e renda do trabalhador. Sugerem-se três alternativas para melhorias de acessibilidade: introdução de pedágios; aumento de faixas exclusivas para ônibus; em horários de pico, faixas exclusivas para carros com um número mínimo de ocupantes.We aim to analyze the relationship among the mode of transportation and time spent on home-work commuting. It is assumed that the regions of residence and work have inflluence on decision of the modal of commuting. Results show that in areas with high probability of workers using private transportation, they also present a high probability of using public transportation. Choice for private transportation is linked to the worker level of education and income. Three alternatives are suggested for accessibility improvements: introduction of tolls; increase in exclusive bus lanes; at peak times, exclusive lanes for cars with a minimum number of passengers.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASRevista Economia EnsaiosSão PauloMobilidade urbanaTempoTransporteComutaçãoAcessibilidadeModo de transporte e tempo de comutação na RMSPTransportation mode and commuting time in the Metropolitan Region of São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/51963Luiz Carlos Day GamaAndré Braz Golgherinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59852/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALecoensaios,+14.+Modo+de+Transporte+e+Tempo+de+Comutação.pdfecoensaios,+14.+Modo+de+Transporte+e+Tempo+de+Comutação.pdfapplication/pdf1028060https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59852/2/ecoensaios%2c%2b14.%2bModo%2bde%2bTransporte%2be%2bTempo%2bde%2bComuta%c3%a7%c3%a3o.pdfeed70f619a87c65ca5af03c90da6be7dMD521843/598522023-10-23 17:25:19.238oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-23T20:25:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Transportation mode and commuting time in the Metropolitan Region of São Paulo |
title |
Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP |
spellingShingle |
Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP Luiz Carlos Day Gama Tempo Transporte Comutação Acessibilidade São Paulo Mobilidade urbana |
title_short |
Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP |
title_full |
Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP |
title_fullStr |
Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP |
title_full_unstemmed |
Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP |
title_sort |
Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP |
author |
Luiz Carlos Day Gama |
author_facet |
Luiz Carlos Day Gama André Braz Golgher |
author_role |
author |
author2 |
André Braz Golgher |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz Carlos Day Gama André Braz Golgher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo Transporte Comutação Acessibilidade |
topic |
Tempo Transporte Comutação Acessibilidade São Paulo Mobilidade urbana |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo Mobilidade urbana |
description |
Objetiva-se analisar a relação entre modo de transporte utilizado e tempo gasto no deslocamento casa-trabalho na RMSP. Supõe-se que regiões de residência e trabalho exerçam influência na decisão de modal de deslocamento. Os resultados mostram que: áreas com probabilidade elevada dos trabalhadores utilizarem transporte privado também apresentam elevada probabilidade de utilização de transporte coletivo; a escolha por transporte privado é atrelada ao nível de instrução e renda do trabalhador. Sugerem-se três alternativas para melhorias de acessibilidade: introdução de pedágios; aumento de faixas exclusivas para ônibus; em horários de pico, faixas exclusivas para carros com um número mínimo de ocupantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-23T20:09:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-23T20:09:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/59852 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14393/REE-v36n2a2021-51963 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-1994 |
url |
https://doi.org/10.14393/REE-v36n2a2021-51963 http://hdl.handle.net/1843/59852 |
identifier_str_mv |
1983-1994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Economia Ensaios |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59852/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59852/2/ecoensaios%2c%2b14.%2bModo%2bde%2bTransporte%2be%2bTempo%2bde%2bComuta%c3%a7%c3%a3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 eed70f619a87c65ca5af03c90da6be7d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589236097548288 |