Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Carlos Day Gama
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: André Braz Golgher
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.14393/REE-v36n2a2021-51963
http://hdl.handle.net/1843/59852
Resumo: Objetiva-se analisar a relação entre modo de transporte utilizado e tempo gasto no deslocamento casa-trabalho na RMSP. Supõe-se que regiões de residência e trabalho exerçam influência na decisão de modal de deslocamento. Os resultados mostram que: áreas com probabilidade elevada dos trabalhadores utilizarem transporte privado também apresentam elevada probabilidade de utilização de transporte coletivo; a escolha por transporte privado é atrelada ao nível de instrução e renda do trabalhador. Sugerem-se três alternativas para melhorias de acessibilidade: introdução de pedágios; aumento de faixas exclusivas para ônibus; em horários de pico, faixas exclusivas para carros com um número mínimo de ocupantes.
id UFMG_c5e7ea1a987bf38861ec19ff14f803a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/59852
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-10-23T20:09:03Z2023-10-23T20:09:03Z2021362302325https://doi.org/10.14393/REE-v36n2a2021-519631983-1994http://hdl.handle.net/1843/59852Objetiva-se analisar a relação entre modo de transporte utilizado e tempo gasto no deslocamento casa-trabalho na RMSP. Supõe-se que regiões de residência e trabalho exerçam influência na decisão de modal de deslocamento. Os resultados mostram que: áreas com probabilidade elevada dos trabalhadores utilizarem transporte privado também apresentam elevada probabilidade de utilização de transporte coletivo; a escolha por transporte privado é atrelada ao nível de instrução e renda do trabalhador. Sugerem-se três alternativas para melhorias de acessibilidade: introdução de pedágios; aumento de faixas exclusivas para ônibus; em horários de pico, faixas exclusivas para carros com um número mínimo de ocupantes.We aim to analyze the relationship among the mode of transportation and time spent on home-work commuting. It is assumed that the regions of residence and work have inflluence on decision of the modal of commuting. Results show that in areas with high probability of workers using private transportation, they also present a high probability of using public transportation. Choice for private transportation is linked to the worker level of education and income. Three alternatives are suggested for accessibility improvements: introduction of tolls; increase in exclusive bus lanes; at peak times, exclusive lanes for cars with a minimum number of passengers.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASRevista Economia EnsaiosSão PauloMobilidade urbanaTempoTransporteComutaçãoAcessibilidadeModo de transporte e tempo de comutação na RMSPTransportation mode and commuting time in the Metropolitan Region of São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/51963Luiz Carlos Day GamaAndré Braz Golgherinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59852/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALecoensaios,+14.+Modo+de+Transporte+e+Tempo+de+Comutação.pdfecoensaios,+14.+Modo+de+Transporte+e+Tempo+de+Comutação.pdfapplication/pdf1028060https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59852/2/ecoensaios%2c%2b14.%2bModo%2bde%2bTransporte%2be%2bTempo%2bde%2bComuta%c3%a7%c3%a3o.pdfeed70f619a87c65ca5af03c90da6be7dMD521843/598522023-10-23 17:25:19.238oai:repositorio.ufmg.br:1843/59852TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-23T20:25:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Transportation mode and commuting time in the Metropolitan Region of São Paulo
title Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP
spellingShingle Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP
Luiz Carlos Day Gama
Tempo
Transporte
Comutação
Acessibilidade
São Paulo
Mobilidade urbana
title_short Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP
title_full Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP
title_fullStr Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP
title_full_unstemmed Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP
title_sort Modo de transporte e tempo de comutação na RMSP
author Luiz Carlos Day Gama
author_facet Luiz Carlos Day Gama
André Braz Golgher
author_role author
author2 André Braz Golgher
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Carlos Day Gama
André Braz Golgher
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo
Transporte
Comutação
Acessibilidade
topic Tempo
Transporte
Comutação
Acessibilidade
São Paulo
Mobilidade urbana
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
Mobilidade urbana
description Objetiva-se analisar a relação entre modo de transporte utilizado e tempo gasto no deslocamento casa-trabalho na RMSP. Supõe-se que regiões de residência e trabalho exerçam influência na decisão de modal de deslocamento. Os resultados mostram que: áreas com probabilidade elevada dos trabalhadores utilizarem transporte privado também apresentam elevada probabilidade de utilização de transporte coletivo; a escolha por transporte privado é atrelada ao nível de instrução e renda do trabalhador. Sugerem-se três alternativas para melhorias de acessibilidade: introdução de pedágios; aumento de faixas exclusivas para ônibus; em horários de pico, faixas exclusivas para carros com um número mínimo de ocupantes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-23T20:09:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-23T20:09:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/59852
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.14393/REE-v36n2a2021-51963
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-1994
url https://doi.org/10.14393/REE-v36n2a2021-51963
http://hdl.handle.net/1843/59852
identifier_str_mv 1983-1994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Economia Ensaios
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59852/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59852/2/ecoensaios%2c%2b14.%2bModo%2bde%2bTransporte%2be%2bTempo%2bde%2bComuta%c3%a7%c3%a3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
eed70f619a87c65ca5af03c90da6be7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589236097548288