Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Carolina Cunha Netto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJ
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal entender o motivo de empresas de vários segmentos utilizarem as pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, tentando estabelecer uma comparação entre o que estas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. Com base em um modelo teórico, foi criado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de institutos de pesquisa de Belo Horizonte, contratantes de pesquisa de mercado nos últimos três anos. Em seguida foi feita uma análise qualitativa dos dados. Os resultados são apresentados para cada empresa entrevistada e mostram a aplicabilidade do modelo. Foram identificados, no processo de busca da informação, as necessidades informacionais, as lacunas ou gaps de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais.
id UFMG_c6027bac06365b4677744f3133762ca2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9BWGNJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Frederico Cesar Mafra PereiraMaria Carolina Cunha Netto2019-08-11T08:31:55Z2019-08-11T08:31:55Z2013-06-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJEste trabalho teve como objetivo principal entender o motivo de empresas de vários segmentos utilizarem as pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, tentando estabelecer uma comparação entre o que estas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. Com base em um modelo teórico, foi criado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de institutos de pesquisa de Belo Horizonte, contratantes de pesquisa de mercado nos últimos três anos. Em seguida foi feita uma análise qualitativa dos dados. Os resultados são apresentados para cada empresa entrevistada e mostram a aplicabilidade do modelo. Foram identificados, no processo de busca da informação, as necessidades informacionais, as lacunas ou gaps de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPesquisa de mercado Estudo de usuários  Pesquisa de mercado Fontes de informação  Busca e usoPesquisa de mercadoInformaçãoNecessidadeEstudo de usuárioPesquisa qualitativaEstudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGTEXTmonografiagei_mccn.pdf.txtmonografiagei_mccn.pdf.txtExtracted texttext/plain58990https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BWGNJ/2/monografiagei_mccn.pdf.txtbf189a4d166b309f1a702d837d57389aMD52ORIGINALmonografiagei_mccn.pdfapplication/pdf747995https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BWGNJ/1/monografiagei_mccn.pdfd2b05fdb023afb13577ecc994d013923MD511843/BUOS-9BWGNJ2019-11-14 11:41:48.576oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9BWGNJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:41:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
title Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
spellingShingle Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
Maria Carolina Cunha Netto
Busca e uso
Pesquisa de mercado
Informação
Necessidade
Estudo de usuário
Pesquisa qualitativa
Pesquisa de mercado Estudo de usuários  
Pesquisa de mercado Fontes de informação  
title_short Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
title_full Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
title_fullStr Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
title_full_unstemmed Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
title_sort Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
author Maria Carolina Cunha Netto
author_facet Maria Carolina Cunha Netto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frederico Cesar Mafra Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Carolina Cunha Netto
contributor_str_mv Frederico Cesar Mafra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Busca e uso
Pesquisa de mercado
Informação
Necessidade
Estudo de usuário
Pesquisa qualitativa
topic Busca e uso
Pesquisa de mercado
Informação
Necessidade
Estudo de usuário
Pesquisa qualitativa
Pesquisa de mercado Estudo de usuários  
Pesquisa de mercado Fontes de informação  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa de mercado Estudo de usuários  
Pesquisa de mercado Fontes de informação  
description Este trabalho teve como objetivo principal entender o motivo de empresas de vários segmentos utilizarem as pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, tentando estabelecer uma comparação entre o que estas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. Com base em um modelo teórico, foi criado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de institutos de pesquisa de Belo Horizonte, contratantes de pesquisa de mercado nos últimos três anos. Em seguida foi feita uma análise qualitativa dos dados. Os resultados são apresentados para cada empresa entrevistada e mostram a aplicabilidade do modelo. Foram identificados, no processo de busca da informação, as necessidades informacionais, as lacunas ou gaps de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T08:31:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T08:31:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BWGNJ/2/monografiagei_mccn.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BWGNJ/1/monografiagei_mccn.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf189a4d166b309f1a702d837d57389a
d2b05fdb023afb13577ecc994d013923
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589425890852864