Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJ |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal entender o motivo de empresas de vários segmentos utilizarem as pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, tentando estabelecer uma comparação entre o que estas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. Com base em um modelo teórico, foi criado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de institutos de pesquisa de Belo Horizonte, contratantes de pesquisa de mercado nos últimos três anos. Em seguida foi feita uma análise qualitativa dos dados. Os resultados são apresentados para cada empresa entrevistada e mostram a aplicabilidade do modelo. Foram identificados, no processo de busca da informação, as necessidades informacionais, as lacunas ou gaps de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais. |
id |
UFMG_c6027bac06365b4677744f3133762ca2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9BWGNJ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Frederico Cesar Mafra PereiraMaria Carolina Cunha Netto2019-08-11T08:31:55Z2019-08-11T08:31:55Z2013-06-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJEste trabalho teve como objetivo principal entender o motivo de empresas de vários segmentos utilizarem as pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, tentando estabelecer uma comparação entre o que estas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. Com base em um modelo teórico, foi criado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de institutos de pesquisa de Belo Horizonte, contratantes de pesquisa de mercado nos últimos três anos. Em seguida foi feita uma análise qualitativa dos dados. Os resultados são apresentados para cada empresa entrevistada e mostram a aplicabilidade do modelo. Foram identificados, no processo de busca da informação, as necessidades informacionais, as lacunas ou gaps de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPesquisa de mercado Estudo de usuários Pesquisa de mercado Fontes de informação Busca e usoPesquisa de mercadoInformaçãoNecessidadeEstudo de usuárioPesquisa qualitativaEstudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGTEXTmonografiagei_mccn.pdf.txtmonografiagei_mccn.pdf.txtExtracted texttext/plain58990https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BWGNJ/2/monografiagei_mccn.pdf.txtbf189a4d166b309f1a702d837d57389aMD52ORIGINALmonografiagei_mccn.pdfapplication/pdf747995https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BWGNJ/1/monografiagei_mccn.pdfd2b05fdb023afb13577ecc994d013923MD511843/BUOS-9BWGNJ2019-11-14 11:41:48.576oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9BWGNJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:41:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado |
title |
Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado |
spellingShingle |
Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado Maria Carolina Cunha Netto Busca e uso Pesquisa de mercado Informação Necessidade Estudo de usuário Pesquisa qualitativa Pesquisa de mercado Estudo de usuários Pesquisa de mercado Fontes de informação |
title_short |
Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado |
title_full |
Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado |
title_fullStr |
Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado |
title_full_unstemmed |
Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado |
title_sort |
Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado |
author |
Maria Carolina Cunha Netto |
author_facet |
Maria Carolina Cunha Netto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Frederico Cesar Mafra Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Carolina Cunha Netto |
contributor_str_mv |
Frederico Cesar Mafra Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Busca e uso Pesquisa de mercado Informação Necessidade Estudo de usuário Pesquisa qualitativa |
topic |
Busca e uso Pesquisa de mercado Informação Necessidade Estudo de usuário Pesquisa qualitativa Pesquisa de mercado Estudo de usuários Pesquisa de mercado Fontes de informação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Pesquisa de mercado Estudo de usuários Pesquisa de mercado Fontes de informação |
description |
Este trabalho teve como objetivo principal entender o motivo de empresas de vários segmentos utilizarem as pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, tentando estabelecer uma comparação entre o que estas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. Com base em um modelo teórico, foi criado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de institutos de pesquisa de Belo Horizonte, contratantes de pesquisa de mercado nos últimos três anos. Em seguida foi feita uma análise qualitativa dos dados. Os resultados são apresentados para cada empresa entrevistada e mostram a aplicabilidade do modelo. Foram identificados, no processo de busca da informação, as necessidades informacionais, as lacunas ou gaps de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T08:31:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T08:31:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BWGNJ/2/monografiagei_mccn.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BWGNJ/1/monografiagei_mccn.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf189a4d166b309f1a702d837d57389a d2b05fdb023afb13577ecc994d013923 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589425890852864 |