Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AX9SUU |
Resumo: | Diante das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e da consolidação do modo de vida urbano nas últimas décadas, as relações sociais e a maneira de viver no espaço se transformaram. Sabendo que a Arquitetura se ocupa da transformação do espaço pela ação do homem e que o projeto é um elemento central na profissão e no ensino de Arquitetura, a investigação de uma outra prática de projeto, que seja coerente com essa sociedade contemporânea, torna-se urgente. Neste sentido, este trabalho investiga os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto no ensino de Arquitetura, a partir do entendimento do espaço em sua dimensão socioinformacional. Estruturado nas discussões de Ana Fani Alessandri Carlos, Pierre Bourdieu, Denise Morado Nascimento e Regina Marteleto, essa dimensão do espaço contemporâneo traz a informação como aquilo que dá forma à ação social, realizada em um determinado espaço-tempo. A diagramação destas informações estrutura a leitura do lugar que, por sua vez, direciona a estratégia de projeto pela relação entre as informações das ações e atributos do lugar, espacializadas pelos diagramas. As experiências do uso de diagramas na Arquitetura ampliam a compreensão do uso do instrumento, apontam limitações e complementam a estruturação dos processos diagramáticos. Por fim, os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto, levantados ao longo deste trabalho, são verificados na prática do ensino de projeto, na disciplina PFlex Moradia Aberta open building, ministrada pela Profa. Dra. Denise Morado Nascimento e acompanhada pela autora, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Os relatos e os trabalhos, desenvolvidos pelos alunos durante a disciplina, verificam potenciais dos processos diagramáticos que superam limitações nos processos de projeto de Arquitetura, principalmente na articulação entre o lugar e o projeto; ao mesmo tempo, as experiências dos alunos evidenciam desafios como a desvinculação entre teorias e práticas contemporâneas no ensino de projeto |
id |
UFMG_c750ba0779be9bcb2c412e0696f3ff7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AX9SUU |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Denise Morado NascimentoJuliana Torres de MirandaSimone Parrela TostesCarolina Amarante Boaventura2019-08-10T14:04:13Z2019-08-10T14:04:13Z2017-12-06http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AX9SUUDiante das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e da consolidação do modo de vida urbano nas últimas décadas, as relações sociais e a maneira de viver no espaço se transformaram. Sabendo que a Arquitetura se ocupa da transformação do espaço pela ação do homem e que o projeto é um elemento central na profissão e no ensino de Arquitetura, a investigação de uma outra prática de projeto, que seja coerente com essa sociedade contemporânea, torna-se urgente. Neste sentido, este trabalho investiga os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto no ensino de Arquitetura, a partir do entendimento do espaço em sua dimensão socioinformacional. Estruturado nas discussões de Ana Fani Alessandri Carlos, Pierre Bourdieu, Denise Morado Nascimento e Regina Marteleto, essa dimensão do espaço contemporâneo traz a informação como aquilo que dá forma à ação social, realizada em um determinado espaço-tempo. A diagramação destas informações estrutura a leitura do lugar que, por sua vez, direciona a estratégia de projeto pela relação entre as informações das ações e atributos do lugar, espacializadas pelos diagramas. As experiências do uso de diagramas na Arquitetura ampliam a compreensão do uso do instrumento, apontam limitações e complementam a estruturação dos processos diagramáticos. Por fim, os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto, levantados ao longo deste trabalho, são verificados na prática do ensino de projeto, na disciplina PFlex Moradia Aberta open building, ministrada pela Profa. Dra. Denise Morado Nascimento e acompanhada pela autora, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Os relatos e os trabalhos, desenvolvidos pelos alunos durante a disciplina, verificam potenciais dos processos diagramáticos que superam limitações nos processos de projeto de Arquitetura, principalmente na articulação entre o lugar e o projeto; ao mesmo tempo, as experiências dos alunos evidenciam desafios como a desvinculação entre teorias e práticas contemporâneas no ensino de projetoFacing last decades information and communication technology advances (ICTs) and the spread of the urban way of living, social relationships and the way people perceive, live and experience architectural space has changed. Knowing that the Architecture field deals with the human making of the environment and that design is a central element of professional and educational practices, the investigation of a distinct design practice, coherent with contemporary times, becomes urgent. In an attempt to move towards that goal, this work investigates the potentials and challenges of diagrammatic design processes within Architecture teaching, understanding space in its socio-informational dimension. As developed by Ana Fani Alessandri Carlos, Pierre Bourdieu, Denise Morado Nascimento and Regina Marteleto, this understanding of contemporary space perceives information as a dimension that shapes social action within a given time and space. Therefore, the layout of information in diagrams orients design strategy by spatializing action input and place attributes. Applying diagrams to Architecture practice expands the understanding of its use as an instrument, pointing out limitations and complementing the structuring of diagrammatic processes. The possibilities of diagrammatic design processes, discussed throughout this work, were ascertained by the monitoring of a teaching studio, the "Open House" course, taught by Professor Denise Morado Nascimento and the author, at the Architecture School of Minas Gerais Federal University. The reports and designs developed by the students during the course point out to diagrammatic processes potential to overcome design processes limitations within Architecture, mainly by articulating the place with the design; at the same time, the students' experiences inform challenges such as the separation of contemporary theory and practice in design teachingUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGProjetos ElaboraçãoProjeto arquitetônicoArquitetura Estudo e ensinoestratégias de projetoarquitetura contemporâneaprocessos diagramáticosensino de projetodiagramasProcessos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquiteturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcarolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdfapplication/pdf31520527https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AX9SUU/1/carolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf68a897bfd48826898400ae64a3feee97MD51TEXTcarolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf.txtcarolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf.txtExtracted texttext/plain596707https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AX9SUU/2/carolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf.txt84aff0fe3d9829be3be5cda68feb40aeMD521843/MMMD-AX9SUU2019-11-14 05:02:33.013oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AX9SUURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:02:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura |
title |
Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura |
spellingShingle |
Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura Carolina Amarante Boaventura estratégias de projeto arquitetura contemporânea processos diagramáticos ensino de projeto diagramas Projetos Elaboração Projeto arquitetônico Arquitetura Estudo e ensino |
title_short |
Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura |
title_full |
Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura |
title_fullStr |
Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura |
title_full_unstemmed |
Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura |
title_sort |
Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura |
author |
Carolina Amarante Boaventura |
author_facet |
Carolina Amarante Boaventura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Denise Morado Nascimento |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Juliana Torres de Miranda |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Simone Parrela Tostes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carolina Amarante Boaventura |
contributor_str_mv |
Denise Morado Nascimento Juliana Torres de Miranda Simone Parrela Tostes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégias de projeto arquitetura contemporânea processos diagramáticos ensino de projeto diagramas |
topic |
estratégias de projeto arquitetura contemporânea processos diagramáticos ensino de projeto diagramas Projetos Elaboração Projeto arquitetônico Arquitetura Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Projetos Elaboração Projeto arquitetônico Arquitetura Estudo e ensino |
description |
Diante das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e da consolidação do modo de vida urbano nas últimas décadas, as relações sociais e a maneira de viver no espaço se transformaram. Sabendo que a Arquitetura se ocupa da transformação do espaço pela ação do homem e que o projeto é um elemento central na profissão e no ensino de Arquitetura, a investigação de uma outra prática de projeto, que seja coerente com essa sociedade contemporânea, torna-se urgente. Neste sentido, este trabalho investiga os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto no ensino de Arquitetura, a partir do entendimento do espaço em sua dimensão socioinformacional. Estruturado nas discussões de Ana Fani Alessandri Carlos, Pierre Bourdieu, Denise Morado Nascimento e Regina Marteleto, essa dimensão do espaço contemporâneo traz a informação como aquilo que dá forma à ação social, realizada em um determinado espaço-tempo. A diagramação destas informações estrutura a leitura do lugar que, por sua vez, direciona a estratégia de projeto pela relação entre as informações das ações e atributos do lugar, espacializadas pelos diagramas. As experiências do uso de diagramas na Arquitetura ampliam a compreensão do uso do instrumento, apontam limitações e complementam a estruturação dos processos diagramáticos. Por fim, os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto, levantados ao longo deste trabalho, são verificados na prática do ensino de projeto, na disciplina PFlex Moradia Aberta open building, ministrada pela Profa. Dra. Denise Morado Nascimento e acompanhada pela autora, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Os relatos e os trabalhos, desenvolvidos pelos alunos durante a disciplina, verificam potenciais dos processos diagramáticos que superam limitações nos processos de projeto de Arquitetura, principalmente na articulação entre o lugar e o projeto; ao mesmo tempo, as experiências dos alunos evidenciam desafios como a desvinculação entre teorias e práticas contemporâneas no ensino de projeto |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T14:04:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T14:04:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AX9SUU |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AX9SUU |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AX9SUU/1/carolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AX9SUU/2/carolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68a897bfd48826898400ae64a3feee97 84aff0fe3d9829be3be5cda68feb40ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589224719450112 |