Emotional speech prosody: how readers of different educational levels process pragmatic aspects of reading aloud
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.1590/1678-460X202258945 http://hdl.handle.net/1843/61231 https://orcid.org/0000-0001-7364-9212 https://orcid.org/0000-0002-8896-8862 https://orcid.org/0000-0002-2474-7091 https://orcid.org/0000-0002-7986-7701 |
Resumo: | A fim de correlacionar proficiência leitora e aspectos prosódicos, caracterizou-se a leitura em voz alta de leitores em diferentes níveis de escolaridade quanto ao comportamento acústico de frases alvo sob o escopo das emoções básicas alegria, raiva e tristeza, bem como na forma neutra. Buscou-se mostrar como estes diferentes perfis de leitores processam aspectos pragmáticos do texto escrito. Para isso, foram produzidos textos cujos contextos semânticos incitavam as emoções supracitadas. Os textos foram lidos em voz alta e gravados para análise acústica. Os escores brutos foram submetidos a análises estatísticas. O teste estatístico evidenciou diferenças significativas entre as diferentes emoções, bem como entre as diferentes emoções e a forma neutra, para indivíduos mais escolarizados. Verificamos que valores acústicos de F0, de intensidade e de taxa de elocução são significativamente aumentados em emoções como a alegria e a raiva e diminuídos na tristeza. |
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Emotional speech prosody: how readers of different educational levels process pragmatic aspects of reading aloudProsódia da fala emotiva: como leitores de diferentes níveis de escolaridade processam aspectos pragmáticos na leitura em voz altaReading proficiencyProsodyEmotionsLeitura oralProsódiaEmoçõesFonética acústicaA fim de correlacionar proficiência leitora e aspectos prosódicos, caracterizou-se a leitura em voz alta de leitores em diferentes níveis de escolaridade quanto ao comportamento acústico de frases alvo sob o escopo das emoções básicas alegria, raiva e tristeza, bem como na forma neutra. Buscou-se mostrar como estes diferentes perfis de leitores processam aspectos pragmáticos do texto escrito. Para isso, foram produzidos textos cujos contextos semânticos incitavam as emoções supracitadas. Os textos foram lidos em voz alta e gravados para análise acústica. Os escores brutos foram submetidos a análises estatísticas. O teste estatístico evidenciou diferenças significativas entre as diferentes emoções, bem como entre as diferentes emoções e a forma neutra, para indivíduos mais escolarizados. Verificamos que valores acústicos de F0, de intensidade e de taxa de elocução são significativamente aumentados em emoções como a alegria e a raiva e diminuídos na tristeza.In order to correlate reading proficiency and prosodic aspects, we characterized the reading aloud of readers at different levels of education regarding the acoustic behavior of target phrases under the scope of basic emotions: joy, anger and sadness, as well as in a neutral way. We seek to show how these different reader profiles process pragmatic aspects of the written text. For this, we produced texts whose semantic contexts incited the aforementioned emotions. Texts were read aloud and recorded for acoustic analysis. Raw scores were statistically analyzed. The statistical test showed significant differences across the different emotions, as well as between different emotions and the neutral form, for more schooled individuals. We found that acoustic values of F0, intensity and speech rate are significantly increased in emotions such as joy and anger and decreased in sadness.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASUFMG2023-11-21T21:13:26Z2023-11-21T21:13:26Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.1590/1678-460X2022589451678-460Xhttp://hdl.handle.net/1843/61231https://orcid.org/0000-0001-7364-9212https://orcid.org/0000-0002-8896-8862https://orcid.org/0000-0002-2474-7091https://orcid.org/0000-0002-7986-7701engDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e AplicadaAlcione de Jesus SantosRui Rothe-NevesVirgínia Silveira BaldowVera Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-11-21T21:13:27Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/61231Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-11-21T21:13:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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