Emotional speech prosody: how readers of different educational levels process pragmatic aspects of reading aloud

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcione de Jesus Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rui Rothe-Neves, Virgínia Silveira Baldow, Vera Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/1678-460X202258945
http://hdl.handle.net/1843/61231
https://orcid.org/0000-0001-7364-9212
https://orcid.org/0000-0002-8896-8862
https://orcid.org/0000-0002-2474-7091
https://orcid.org/0000-0002-7986-7701
Resumo: A fim de correlacionar proficiência leitora e aspectos prosódicos, caracterizou-se a leitura em voz alta de leitores em diferentes níveis de escolaridade quanto ao comportamento acústico de frases alvo sob o escopo das emoções básicas alegria, raiva e tristeza, bem como na forma neutra. Buscou-se mostrar como estes diferentes perfis de leitores processam aspectos pragmáticos do texto escrito. Para isso, foram produzidos textos cujos contextos semânticos incitavam as emoções supracitadas. Os textos foram lidos em voz alta e gravados para análise acústica. Os escores brutos foram submetidos a análises estatísticas. O teste estatístico evidenciou diferenças significativas entre as diferentes emoções, bem como entre as diferentes emoções e a forma neutra, para indivíduos mais escolarizados. Verificamos que valores acústicos de F0, de intensidade e de taxa de elocução são significativamente aumentados em emoções como a alegria e a raiva e diminuídos na tristeza.
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