Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_c83b8df57353c84e703e3fd0b85fe317
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8ULPQX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Luiz Carlos Couto de A MoraesMárcia Cristina Custódia Ferreira2019-08-13T16:11:48Z2019-08-13T16:11:48Z2012-03-16http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ULPQXO desenvolvimento do indivíduo até alcançar a expert performance, fundamenta-se na prática deliberada com professores especializados. Os futuros experts precisam adquirir mecanismos de monitoramento e controle para avaliar sua performance para poder gradualmente modificar seus métodos e ampliar as suas habilidades. Baseado no método de investigação criada por Ericsson e Simon (1984), Ericsson e Oliver (1988), este estudo procurou descobrir, à partir da aplicação do Protocolo de Análise em treinadores de saltos ornamentais, considerados experts, quais as nuances do treinamento excelente da modalidade, a fim de criar um modelo pertinente. Foram entrevistados 6 treinadores homens com idade média de 49,5 ± 20,5 anos, e tempo de experiência de trabalho de 28 ± 17 anos. As entrevistas tiveram uma duração de 2 a 4horas em média, somando um total de 16,25 horas de entrevistas gravadas. Foram formadas, 758 meaning units (MUs), destas, 98 foram selecionadas para representar as falas dos treinadores no trabalho de análise de dados que passou pelo crivo de 3 peritos em análise qualitativa e expert performance. Das narrativas dos treinadores, 5 categorias sobressaíram: critérios técnicos gerais dos saltos ornamentais, contexto de treinamento, características do treinador, características psicológicas dos atletas e gerenciamento do esporte no Brasil. Destas 5 categorias também foram estabelecidas 15 subcategorias. Baseado nas verbalizações dos treinadores, foi possível construir um modelo de treinamento expert de saltos ornamentais, representado em forma de um mapa cognitivo. Observou-se que, pela experiência dos treinadores, a carência de profissionais qualificados é o que mais dificulta o desenvolvimento da modalidade no país.The development of an individual to achieve expert performance is based on deliberate practice with specialized teachers. The future experts need to acquire control and monitoring mechanisms to assess their performance in order to gradually change their methods and broaden their skills. Based on the research method created by Ericsson and Simon (1984), Ericsson and Oliver (1988), this study sought to discover, from the application of Protocol Analysis in diving coaches, considered experts, which are the nuances of the excellent training embodiment, to create a relevant model. Were interviewed six men coaches, with mean age of 49.5 ± 20.5 years, and length of work experience of 28 ± 17 years. The interviews lasted between 2 to 4 hours on average, counting a total of 16,25 hours recorded interviews. Were formed in all, 758 meaning units (MUs), from them, 98 were selected to represent the lines of the coaches data analysis work, which passed through the analysis of 3 experts in qualitative and expert performance. From the narratives of coaches, highlighted five categories: general technical criteria of diving, training context, characteristics of the coach, psychological characteristics of athletes and sports management in Brazil. Of these five categories were also established 15 subcategories. Based on the coaches narratives, it was possible to build a training expert diving model, represented in form of a cognitive map. It was observed that the experience of the coaches, the lack of qualified professionals is the greatest hindrance to the development of this kind of sport in the country.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEsportes Treinamento técnicoSaltos ornamentaisEsportes aquáticosSaltos OrnamentaisTreinamentoExpert PerformanceModelo brasileiro de treinamento expert de saltos ornamentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_inteiro_de_disserta__o_pdf.pdfapplication/pdf1761159https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8ULPQX/1/trabalho_inteiro_de_disserta__o_pdf.pdf3aa2587a93be56f4df8a92ce28c1a002MD51TEXTtrabalho_inteiro_de_disserta__o_pdf.pdf.txttrabalho_inteiro_de_disserta__o_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain155056https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8ULPQX/2/trabalho_inteiro_de_disserta__o_pdf.pdf.txta8bc5911d0eb5699714b2506e77276d4MD521843/BUOS-8ULPQX2019-11-14 14:53:48.386oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8ULPQXRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:53:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548228553998336