Modelo brasileiro de treinamento expert de saltos ornamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcia Cristina Custódia Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ULPQX
Resumo: O desenvolvimento do indivíduo até alcançar a expert performance, fundamenta-se na prática deliberada com professores especializados. Os futuros experts precisam adquirir mecanismos de monitoramento e controle para avaliar sua performance para poder gradualmente modificar seus métodos e ampliar as suas habilidades. Baseado no método de investigação criada por Ericsson e Simon (1984), Ericsson e Oliver (1988), este estudo procurou descobrir, à partir da aplicação do Protocolo de Análise em treinadores de saltos ornamentais, considerados experts, quais as nuances do treinamento excelente da modalidade, a fim de criar um modelo pertinente. Foram entrevistados 6 treinadores homens com idade média de 49,5 ± 20,5 anos, e tempo de experiência de trabalho de 28 ± 17 anos. As entrevistas tiveram uma duração de 2 a 4horas em média, somando um total de 16,25 horas de entrevistas gravadas. Foram formadas, 758 meaning units (MUs), destas, 98 foram selecionadas para representar as falas dos treinadores no trabalho de análise de dados que passou pelo crivo de 3 peritos em análise qualitativa e expert performance. Das narrativas dos treinadores, 5 categorias sobressaíram: critérios técnicos gerais dos saltos ornamentais, contexto de treinamento, características do treinador, características psicológicas dos atletas e gerenciamento do esporte no Brasil. Destas 5 categorias também foram estabelecidas 15 subcategorias. Baseado nas verbalizações dos treinadores, foi possível construir um modelo de treinamento expert de saltos ornamentais, representado em forma de um mapa cognitivo. Observou-se que, pela experiência dos treinadores, a carência de profissionais qualificados é o que mais dificulta o desenvolvimento da modalidade no país.
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