História atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago Henrique Mota Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24JZ4
Resumo: Esta tese discute a religião islâmica na Senegâmbia, a partir da perspectiva atlântica, entre os séculos XVI e XVII. Parte-se da questão: como o Islã desenvolveu-se na região? A hipótese mobilizada sugere que agentes locais traduziram a religião em termos regionais, sem obstruir a doutrina islâmica, e construíram novos saberes e práticas, em diálogo com o mundo islâmico. Objetivou-se compreender os mecanismos da islamização, seus agentes, práticas e alcances. Os objetivos específicos foram apontar a apropriação local do Islã; demonstrar modos de produção regional de saberes religiosos e sua continuidade atlântica e refletir sobre singularidades e universalidades regionais, em contexto atlântico. Da perspectiva metodológica, as práticas religiosas e os desafios que os muçulmanos no Mundo Atlântico, livres ou escravizados, impuseram às políticas religiosas católicas na África, Europa e América foram contrastadas com os mecanismos de elaboração do Islã na Senegâmbia. As fontes utilizadas foram narrativas europeias, textos jurídicos, históricos e filosóficos africanos, tradições orais africanas, provérbios, cultura material, processos inquisitoriais, cartas jesuíticas e literatura, coletadas em arquivos, museus e bibliotecas da Alemanha, França, Gâmbia, Portugal e Senegal, além de material publicado. Ao término, conclui-se que a institucionalização do Islã na Senegâmbia foi caracterizada pela expansão das escolas corânicas, produção de capital cultural e religioso islâmico regional e elaboração de novas redes sociais, em contextos de expansão do tráfico atlântico de pessoas. O processo de aprimoramento religioso, caracterizado por estes mecanismos, é compreendido como a grande jihad.
id UFMG_c8b8e74edbfa79ea187befbe8c9d6aef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24JZ4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vanicleia Silva SantosJosé Augusto Nunes da Silva HortaEduardo Franca PaivaJoão José ReisMaria Cristina Cortez WissenbachJosé Augusto Nunes da Silva HortaPaulo Fernando de Moraes FariasThiago Henrique Mota Silva2019-08-09T23:05:26Z2019-08-09T23:05:26Z2018-03-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24JZ4Esta tese discute a religião islâmica na Senegâmbia, a partir da perspectiva atlântica, entre os séculos XVI e XVII. Parte-se da questão: como o Islã desenvolveu-se na região? A hipótese mobilizada sugere que agentes locais traduziram a religião em termos regionais, sem obstruir a doutrina islâmica, e construíram novos saberes e práticas, em diálogo com o mundo islâmico. Objetivou-se compreender os mecanismos da islamização, seus agentes, práticas e alcances. Os objetivos específicos foram apontar a apropriação local do Islã; demonstrar modos de produção regional de saberes religiosos e sua continuidade atlântica e refletir sobre singularidades e universalidades regionais, em contexto atlântico. Da perspectiva metodológica, as práticas religiosas e os desafios que os muçulmanos no Mundo Atlântico, livres ou escravizados, impuseram às políticas religiosas católicas na África, Europa e América foram contrastadas com os mecanismos de elaboração do Islã na Senegâmbia. As fontes utilizadas foram narrativas europeias, textos jurídicos, históricos e filosóficos africanos, tradições orais africanas, provérbios, cultura material, processos inquisitoriais, cartas jesuíticas e literatura, coletadas em arquivos, museus e bibliotecas da Alemanha, França, Gâmbia, Portugal e Senegal, além de material publicado. Ao término, conclui-se que a institucionalização do Islã na Senegâmbia foi caracterizada pela expansão das escolas corânicas, produção de capital cultural e religioso islâmico regional e elaboração de novas redes sociais, em contextos de expansão do tráfico atlântico de pessoas. O processo de aprimoramento religioso, caracterizado por estes mecanismos, é compreendido como a grande jihad.This thesis discusses the Islamic religion in Senegambia, from an Atlantic perspective, during 16th and 17th centuries. The main question is: how did Islam develop in that area? The suggested hypothesis indicates that local agents have translated religion into regional terms without obstructing Islamic doctrine and have built new knowledge and practices in dialogue with the Islamic world. The main goal was to understand the mechanisms of Islamization, its agents, practices and scope. The specific goals were to point out to the local appropriation of Islam; to demonstrate ways of regional production of religious knowledge and its Atlantic continuity; to reflect on singularities and globalities present in the regional approach, in an Atlantic context. From the methodological perspective, religious practices and challenges imposed by Muslims, both free and enslaved, on Catholic religious policies in the Atlantic world (Africa, Europe and America) were contrasted with the mechanisms applied on the elaboration of Islam in Senegambia. The sources were European narratives; African legal, historical, and philosophical texts; African oral traditions; proverbs; inquisitorial records; Jesuit letters; literature; material culture collected in archives, museums, and libraries in Germany, France, Gambia, Portugal, and Senegal; as well as published material. The conclusion achieves that institutionalization of Islam in Senegambia was featured by the expansion of the Koranic schools, production of regional Islamic cultural and religious capital, and development of new social networks in contexts of expansion of the Atlantic trade in enslaved people. The process of religious enhancement, characterized by these mechanisms, is understood as the great jihad.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAfrica HistóriaDiáspora africanaIslamismoHistóriaSenegâmbia HistóriaIslãÁfrica OcidentalEscolas corânicasSenegâmbiaHistória AtlânticaHistória atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdfapplication/pdf5239848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24JZ4/1/ppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdf834e84cd985c8c20c51f944d0039b02dMD51TEXTppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdf.txtppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain1148410https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24JZ4/2/ppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdf.txt08be328e050c661bf6b928175b178821MD521843/BUOS-B24JZ42019-11-14 03:06:56.621oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24JZ4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:06:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVII
title História atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVII
spellingShingle História atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVII
Thiago Henrique Mota Silva
Islã
África Ocidental
Escolas corânicas
Senegâmbia
História Atlântica
Africa História
Diáspora africana
Islamismo
História
Senegâmbia História
title_short História atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVII
title_full História atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVII
title_fullStr História atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVII
title_full_unstemmed História atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVII
title_sort História atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVII
author Thiago Henrique Mota Silva
author_facet Thiago Henrique Mota Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanicleia Silva Santos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv José Augusto Nunes da Silva Horta
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eduardo Franca Paiva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv João José Reis
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Cristina Cortez Wissenbach
dc.contributor.referee4.fl_str_mv José Augusto Nunes da Silva Horta
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Paulo Fernando de Moraes Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiago Henrique Mota Silva
contributor_str_mv Vanicleia Silva Santos
José Augusto Nunes da Silva Horta
Eduardo Franca Paiva
João José Reis
Maria Cristina Cortez Wissenbach
José Augusto Nunes da Silva Horta
Paulo Fernando de Moraes Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Islã
África Ocidental
Escolas corânicas
Senegâmbia
História Atlântica
topic Islã
África Ocidental
Escolas corânicas
Senegâmbia
História Atlântica
Africa História
Diáspora africana
Islamismo
História
Senegâmbia História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Africa História
Diáspora africana
Islamismo
História
Senegâmbia História
description Esta tese discute a religião islâmica na Senegâmbia, a partir da perspectiva atlântica, entre os séculos XVI e XVII. Parte-se da questão: como o Islã desenvolveu-se na região? A hipótese mobilizada sugere que agentes locais traduziram a religião em termos regionais, sem obstruir a doutrina islâmica, e construíram novos saberes e práticas, em diálogo com o mundo islâmico. Objetivou-se compreender os mecanismos da islamização, seus agentes, práticas e alcances. Os objetivos específicos foram apontar a apropriação local do Islã; demonstrar modos de produção regional de saberes religiosos e sua continuidade atlântica e refletir sobre singularidades e universalidades regionais, em contexto atlântico. Da perspectiva metodológica, as práticas religiosas e os desafios que os muçulmanos no Mundo Atlântico, livres ou escravizados, impuseram às políticas religiosas católicas na África, Europa e América foram contrastadas com os mecanismos de elaboração do Islã na Senegâmbia. As fontes utilizadas foram narrativas europeias, textos jurídicos, históricos e filosóficos africanos, tradições orais africanas, provérbios, cultura material, processos inquisitoriais, cartas jesuíticas e literatura, coletadas em arquivos, museus e bibliotecas da Alemanha, França, Gâmbia, Portugal e Senegal, além de material publicado. Ao término, conclui-se que a institucionalização do Islã na Senegâmbia foi caracterizada pela expansão das escolas corânicas, produção de capital cultural e religioso islâmico regional e elaboração de novas redes sociais, em contextos de expansão do tráfico atlântico de pessoas. O processo de aprimoramento religioso, caracterizado por estes mecanismos, é compreendido como a grande jihad.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T23:05:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T23:05:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24JZ4
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24JZ4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24JZ4/1/ppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24JZ4/2/ppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 834e84cd985c8c20c51f944d0039b02d
08be328e050c661bf6b928175b178821
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589390419623936