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Vanicleia Silva SantosJosé Augusto Nunes da Silva HortaEduardo Franca PaivaJoão José ReisMaria Cristina Cortez WissenbachJosé Augusto Nunes da Silva HortaPaulo Fernando de Moraes FariasThiago Henrique Mota Silva2019-08-09T23:05:26Z2019-08-09T23:05:26Z2018-03-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24JZ4Esta tese discute a religião islâmica na Senegâmbia, a partir da perspectiva atlântica, entre os séculos XVI e XVII. Parte-se da questão: como o Islã desenvolveu-se na região? A hipótese mobilizada sugere que agentes locais traduziram a religião em termos regionais, sem obstruir a doutrina islâmica, e construíram novos saberes e práticas, em diálogo com o mundo islâmico. Objetivou-se compreender os mecanismos da islamização, seus agentes, práticas e alcances. Os objetivos específicos foram apontar a apropriação local do Islã; demonstrar modos de produção regional de saberes religiosos e sua continuidade atlântica e refletir sobre singularidades e universalidades regionais, em contexto atlântico. Da perspectiva metodológica, as práticas religiosas e os desafios que os muçulmanos no Mundo Atlântico, livres ou escravizados, impuseram às políticas religiosas católicas na África, Europa e América foram contrastadas com os mecanismos de elaboração do Islã na Senegâmbia. As fontes utilizadas foram narrativas europeias, textos jurídicos, históricos e filosóficos africanos, tradições orais africanas, provérbios, cultura material, processos inquisitoriais, cartas jesuíticas e literatura, coletadas em arquivos, museus e bibliotecas da Alemanha, França, Gâmbia, Portugal e Senegal, além de material publicado. Ao término, conclui-se que a institucionalização do Islã na Senegâmbia foi caracterizada pela expansão das escolas corânicas, produção de capital cultural e religioso islâmico regional e elaboração de novas redes sociais, em contextos de expansão do tráfico atlântico de pessoas. O processo de aprimoramento religioso, caracterizado por estes mecanismos, é compreendido como a grande jihad.This thesis discusses the Islamic religion in Senegambia, from an Atlantic perspective, during 16th and 17th centuries. The main question is: how did Islam develop in that area? The suggested hypothesis indicates that local agents have translated religion into regional terms without obstructing Islamic doctrine and have built new knowledge and practices in dialogue with the Islamic world. The main goal was to understand the mechanisms of Islamization, its agents, practices and scope. The specific goals were to point out to the local appropriation of Islam; to demonstrate ways of regional production of religious knowledge and its Atlantic continuity; to reflect on singularities and globalities present in the regional approach, in an Atlantic context. From the methodological perspective, religious practices and challenges imposed by Muslims, both free and enslaved, on Catholic religious policies in the Atlantic world (Africa, Europe and America) were contrasted with the mechanisms applied on the elaboration of Islam in Senegambia. The sources were European narratives; African legal, historical, and philosophical texts; African oral traditions; proverbs; inquisitorial records; Jesuit letters; literature; material culture collected in archives, museums, and libraries in Germany, France, Gambia, Portugal, and Senegal; as well as published material. The conclusion achieves that institutionalization of Islam in Senegambia was featured by the expansion of the Koranic schools, production of regional Islamic cultural and religious capital, and development of new social networks in contexts of expansion of the Atlantic trade in enslaved people. The process of religious enhancement, characterized by these mechanisms, is understood as the great jihad.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAfrica HistóriaDiáspora africanaIslamismoHistóriaSenegâmbia HistóriaIslãÁfrica OcidentalEscolas corânicasSenegâmbiaHistória AtlânticaHistória atlântica da islamização na África Ocidental: Senegâmbia, séculos XVI e XVIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdfapplication/pdf5239848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24JZ4/1/ppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdf834e84cd985c8c20c51f944d0039b02dMD51TEXTppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdf.txtppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain1148410https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24JZ4/2/ppghistoria_thiagohenriquemota_tesedoutorado.pdf.txt08be328e050c661bf6b928175b178821MD521843/BUOS-B24JZ42019-11-14 03:06:56.621oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24JZ4Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:06:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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