O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/67889 |
Resumo: | Este trabalho tem como foco investigar o processo composicional de “Cartas Celestes II” – uma obra para piano, de Almeida Prado, que integra um dos ciclos de composições para piano de muita relevância para a música e cultura brasileira. Os estudos desenvolvidos visaram a compreensão do sistema organizado de ressonâncias, e da criação dos acordes-alfabeto. Além disso, buscou-se confirmar a hipótese de que esses acordes teriam como base séries harmônicas, e poderiam estar espalhados ao longo da obra em configurações diferentes das originais. A compreensão desses fatores foi auxiliada pelo uso do software OpenMusic como ferramenta de análise musical. Os resultados encontrados em todas as fases, auxiliaram na criação de uma interpretação musical, baseada em valorizar as sonoridades características da peça. O estudo demonstra ainda, a influência do pensamento de compositores como Messiaen e Ligeti na concepção musical de Almeida Prado em Cartas Celestes II. Essa pesquisa conta ainda com a realização de um produto artístico como resultado das reflexões e conclusões derivadas da mesma. Foi criado um vídeo composto por músicas e imagens ora abstratas, ora concretas, relacionadas ao universo visual celeste que também inspirou a referida obra. |
id |
UFMG_c8d024e9f0f16a7367c1e6afc1deb94e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/67889 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rogério Vasconcelos Barbosahttp://lattes.cnpq.br/4255986646659146Daniel Luís BarreiroIgor Leão MaiaJosé Henrique Padovani VellosoTadeu Moraes Taffarellohttps://lattes.cnpq.br/3003333140418519Fabiana de Sousa Cunha Machado2024-04-29T20:48:58Z2024-04-29T20:48:58Z2024-03-22http://hdl.handle.net/1843/67889Este trabalho tem como foco investigar o processo composicional de “Cartas Celestes II” – uma obra para piano, de Almeida Prado, que integra um dos ciclos de composições para piano de muita relevância para a música e cultura brasileira. Os estudos desenvolvidos visaram a compreensão do sistema organizado de ressonâncias, e da criação dos acordes-alfabeto. Além disso, buscou-se confirmar a hipótese de que esses acordes teriam como base séries harmônicas, e poderiam estar espalhados ao longo da obra em configurações diferentes das originais. A compreensão desses fatores foi auxiliada pelo uso do software OpenMusic como ferramenta de análise musical. Os resultados encontrados em todas as fases, auxiliaram na criação de uma interpretação musical, baseada em valorizar as sonoridades características da peça. O estudo demonstra ainda, a influência do pensamento de compositores como Messiaen e Ligeti na concepção musical de Almeida Prado em Cartas Celestes II. Essa pesquisa conta ainda com a realização de um produto artístico como resultado das reflexões e conclusões derivadas da mesma. Foi criado um vídeo composto por músicas e imagens ora abstratas, ora concretas, relacionadas ao universo visual celeste que também inspirou a referida obra.This work focuses on investigating the compositional process of "Cartas Celestes II" – a work for piano, by Almeida Prado, which is part of one of the cycles of piano compositions of great relevance to Brazilian music and culture. The studies developed aimed at the understanding of the organized system of resonances, and the creation of alphabet chords. In addition, we sought to confirm the hypothesis that these chords would be based on harmonic series, and could be scattered throughout the work in configurations different from the original ones. The understanding of these factors was aided by the use of Openmusic software as a music analysis tool. The results found in all phases helped in the creation of a musical interpretation based on valuing the characteristic sonorities of the piece. The study also demonstrates the influence of the thought of composers such as Messiaen e Ligeti in the musical conception of Almeida Prado in Cartas Celestes II. A video was created which is composed of music and images, sometimes abstract, sometimes concrete, related to the celestial visual universe that also inspired the aforementioned work.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsica - Análise, apreciaçãoComposição (Música)Prado, Almeida, 1943-2010Almeida PradoCartas Celestes IIPianoSistema organizado de ressonânciasOpenMusicO sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE UFMG - Fabiana de Sousa Cunha Machado 2024.pdfTESE UFMG - Fabiana de Sousa Cunha Machado 2024.pdfapplication/pdf19329439https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67889/1/TESE%20UFMG%20-%20Fabiana%20de%20Sousa%20Cunha%20Machado%202024.pdf0b449cb3f1eecd9a8f46c2dabfc212b6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67889/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/678892024-04-29 17:48:59.355oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-04-29T20:48:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II |
title |
O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II |
spellingShingle |
O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II Fabiana de Sousa Cunha Machado Almeida Prado Cartas Celestes II Piano Sistema organizado de ressonâncias OpenMusic Música - Análise, apreciação Composição (Música) Prado, Almeida, 1943-2010 |
title_short |
O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II |
title_full |
O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II |
title_fullStr |
O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II |
title_full_unstemmed |
O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II |
title_sort |
O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II |
author |
Fabiana de Sousa Cunha Machado |
author_facet |
Fabiana de Sousa Cunha Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rogério Vasconcelos Barbosa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4255986646659146 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Daniel Luís Barreiro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Igor Leão Maia |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
José Henrique Padovani Velloso |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Tadeu Moraes Taffarello |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/3003333140418519 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabiana de Sousa Cunha Machado |
contributor_str_mv |
Rogério Vasconcelos Barbosa Daniel Luís Barreiro Igor Leão Maia José Henrique Padovani Velloso Tadeu Moraes Taffarello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Almeida Prado Cartas Celestes II Piano Sistema organizado de ressonâncias OpenMusic |
topic |
Almeida Prado Cartas Celestes II Piano Sistema organizado de ressonâncias OpenMusic Música - Análise, apreciação Composição (Música) Prado, Almeida, 1943-2010 |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música - Análise, apreciação Composição (Música) Prado, Almeida, 1943-2010 |
description |
Este trabalho tem como foco investigar o processo composicional de “Cartas Celestes II” – uma obra para piano, de Almeida Prado, que integra um dos ciclos de composições para piano de muita relevância para a música e cultura brasileira. Os estudos desenvolvidos visaram a compreensão do sistema organizado de ressonâncias, e da criação dos acordes-alfabeto. Além disso, buscou-se confirmar a hipótese de que esses acordes teriam como base séries harmônicas, e poderiam estar espalhados ao longo da obra em configurações diferentes das originais. A compreensão desses fatores foi auxiliada pelo uso do software OpenMusic como ferramenta de análise musical. Os resultados encontrados em todas as fases, auxiliaram na criação de uma interpretação musical, baseada em valorizar as sonoridades características da peça. O estudo demonstra ainda, a influência do pensamento de compositores como Messiaen e Ligeti na concepção musical de Almeida Prado em Cartas Celestes II. Essa pesquisa conta ainda com a realização de um produto artístico como resultado das reflexões e conclusões derivadas da mesma. Foi criado um vídeo composto por músicas e imagens ora abstratas, ora concretas, relacionadas ao universo visual celeste que também inspirou a referida obra. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-29T20:48:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-29T20:48:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/67889 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/67889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67889/1/TESE%20UFMG%20-%20Fabiana%20de%20Sousa%20Cunha%20Machado%202024.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67889/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b449cb3f1eecd9a8f46c2dabfc212b6 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589281958068224 |