O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiana de Sousa Cunha Machado
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/67889
Resumo: Este trabalho tem como foco investigar o processo composicional de “Cartas Celestes II” – uma obra para piano, de Almeida Prado, que integra um dos ciclos de composições para piano de muita relevância para a música e cultura brasileira. Os estudos desenvolvidos visaram a compreensão do sistema organizado de ressonâncias, e da criação dos acordes-alfabeto. Além disso, buscou-se confirmar a hipótese de que esses acordes teriam como base séries harmônicas, e poderiam estar espalhados ao longo da obra em configurações diferentes das originais. A compreensão desses fatores foi auxiliada pelo uso do software OpenMusic como ferramenta de análise musical. Os resultados encontrados em todas as fases, auxiliaram na criação de uma interpretação musical, baseada em valorizar as sonoridades características da peça. O estudo demonstra ainda, a influência do pensamento de compositores como Messiaen e Ligeti na concepção musical de Almeida Prado em Cartas Celestes II. Essa pesquisa conta ainda com a realização de um produto artístico como resultado das reflexões e conclusões derivadas da mesma. Foi criado um vídeo composto por músicas e imagens ora abstratas, ora concretas, relacionadas ao universo visual celeste que também inspirou a referida obra.
id UFMG_c8d024e9f0f16a7367c1e6afc1deb94e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/67889
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rogério Vasconcelos Barbosahttp://lattes.cnpq.br/4255986646659146Daniel Luís BarreiroIgor Leão MaiaJosé Henrique Padovani VellosoTadeu Moraes Taffarellohttps://lattes.cnpq.br/3003333140418519Fabiana de Sousa Cunha Machado2024-04-29T20:48:58Z2024-04-29T20:48:58Z2024-03-22http://hdl.handle.net/1843/67889Este trabalho tem como foco investigar o processo composicional de “Cartas Celestes II” – uma obra para piano, de Almeida Prado, que integra um dos ciclos de composições para piano de muita relevância para a música e cultura brasileira. Os estudos desenvolvidos visaram a compreensão do sistema organizado de ressonâncias, e da criação dos acordes-alfabeto. Além disso, buscou-se confirmar a hipótese de que esses acordes teriam como base séries harmônicas, e poderiam estar espalhados ao longo da obra em configurações diferentes das originais. A compreensão desses fatores foi auxiliada pelo uso do software OpenMusic como ferramenta de análise musical. Os resultados encontrados em todas as fases, auxiliaram na criação de uma interpretação musical, baseada em valorizar as sonoridades características da peça. O estudo demonstra ainda, a influência do pensamento de compositores como Messiaen e Ligeti na concepção musical de Almeida Prado em Cartas Celestes II. Essa pesquisa conta ainda com a realização de um produto artístico como resultado das reflexões e conclusões derivadas da mesma. Foi criado um vídeo composto por músicas e imagens ora abstratas, ora concretas, relacionadas ao universo visual celeste que também inspirou a referida obra.This work focuses on investigating the compositional process of "Cartas Celestes II" – a work for piano, by Almeida Prado, which is part of one of the cycles of piano compositions of great relevance to Brazilian music and culture. The studies developed aimed at the understanding of the organized system of resonances, and the creation of alphabet chords. In addition, we sought to confirm the hypothesis that these chords would be based on harmonic series, and could be scattered throughout the work in configurations different from the original ones. The understanding of these factors was aided by the use of Openmusic software as a music analysis tool. The results found in all phases helped in the creation of a musical interpretation based on valuing the characteristic sonorities of the piece. The study also demonstrates the influence of the thought of composers such as Messiaen e Ligeti in the musical conception of Almeida Prado in Cartas Celestes II. A video was created which is composed of music and images, sometimes abstract, sometimes concrete, related to the celestial visual universe that also inspired the aforementioned work.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsica - Análise, apreciaçãoComposição (Música)Prado, Almeida, 1943-2010Almeida PradoCartas Celestes IIPianoSistema organizado de ressonânciasOpenMusicO sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE UFMG - Fabiana de Sousa Cunha Machado 2024.pdfTESE UFMG - Fabiana de Sousa Cunha Machado 2024.pdfapplication/pdf19329439https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67889/1/TESE%20UFMG%20-%20Fabiana%20de%20Sousa%20Cunha%20Machado%202024.pdf0b449cb3f1eecd9a8f46c2dabfc212b6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67889/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/678892024-04-29 17:48:59.355oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-04-29T20:48:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II
title O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II
spellingShingle O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II
Fabiana de Sousa Cunha Machado
Almeida Prado
Cartas Celestes II
Piano
Sistema organizado de ressonâncias
OpenMusic
Música - Análise, apreciação
Composição (Música)
Prado, Almeida, 1943-2010
title_short O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II
title_full O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II
title_fullStr O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II
title_full_unstemmed O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II
title_sort O sistema organizado de ressonâncias de Almeida Prado: investigações e reflexões sobre o processo composicional e criação interpretativa de Cartas Celestes II
author Fabiana de Sousa Cunha Machado
author_facet Fabiana de Sousa Cunha Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rogério Vasconcelos Barbosa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4255986646659146
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daniel Luís Barreiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Igor Leão Maia
dc.contributor.referee3.fl_str_mv José Henrique Padovani Velloso
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Tadeu Moraes Taffarello
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/3003333140418519
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiana de Sousa Cunha Machado
contributor_str_mv Rogério Vasconcelos Barbosa
Daniel Luís Barreiro
Igor Leão Maia
José Henrique Padovani Velloso
Tadeu Moraes Taffarello
dc.subject.por.fl_str_mv Almeida Prado
Cartas Celestes II
Piano
Sistema organizado de ressonâncias
OpenMusic
topic Almeida Prado
Cartas Celestes II
Piano
Sistema organizado de ressonâncias
OpenMusic
Música - Análise, apreciação
Composição (Música)
Prado, Almeida, 1943-2010
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música - Análise, apreciação
Composição (Música)
Prado, Almeida, 1943-2010
description Este trabalho tem como foco investigar o processo composicional de “Cartas Celestes II” – uma obra para piano, de Almeida Prado, que integra um dos ciclos de composições para piano de muita relevância para a música e cultura brasileira. Os estudos desenvolvidos visaram a compreensão do sistema organizado de ressonâncias, e da criação dos acordes-alfabeto. Além disso, buscou-se confirmar a hipótese de que esses acordes teriam como base séries harmônicas, e poderiam estar espalhados ao longo da obra em configurações diferentes das originais. A compreensão desses fatores foi auxiliada pelo uso do software OpenMusic como ferramenta de análise musical. Os resultados encontrados em todas as fases, auxiliaram na criação de uma interpretação musical, baseada em valorizar as sonoridades características da peça. O estudo demonstra ainda, a influência do pensamento de compositores como Messiaen e Ligeti na concepção musical de Almeida Prado em Cartas Celestes II. Essa pesquisa conta ainda com a realização de um produto artístico como resultado das reflexões e conclusões derivadas da mesma. Foi criado um vídeo composto por músicas e imagens ora abstratas, ora concretas, relacionadas ao universo visual celeste que também inspirou a referida obra.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-29T20:48:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-29T20:48:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/67889
url http://hdl.handle.net/1843/67889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67889/1/TESE%20UFMG%20-%20Fabiana%20de%20Sousa%20Cunha%20Machado%202024.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67889/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b449cb3f1eecd9a8f46c2dabfc212b6
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589281958068224