Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQ2RXN |
Resumo: | Diversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamentode seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário,ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos.Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando duas ferramentas distintas: um otimizador disponível em pacote de simulação comercial e uma heurística desenvolvida especificamente para este tipo de problema. Essas ferramentas foram analisadas, visando constatar a adequação das mesmas à resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-setambém uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado. |
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Luiz Ricardo PintoCarlos Andrey MaiaSamuel Vieira ConceicaoLasara Fabricia RodriguesIngrid Machado Silveira2019-08-12T10:35:27Z2019-08-12T10:35:27Z2017-03-24http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQ2RXNDiversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamentode seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário,ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos.Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando duas ferramentas distintas: um otimizador disponível em pacote de simulação comercial e uma heurística desenvolvida especificamente para este tipo de problema. Essas ferramentas foram analisadas, visando constatar a adequação das mesmas à resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-setambém uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado.Various productive activities, such as mining and the agricultural industry, have a large part of their production destined for international trade. In this way, it is necessary to dispose of its products over long distances, from its point of production to the point of consumption. For this, it is generally used intermodal transport, which includes the modalities of road, rail and waterway. In this system, the efficient use of logistical resources is of paramount importance for reducing costs and raising the level of service provided. This work aims to propose an optimization methodology through simulation for the design of part of the infrastructure of an intermodal logistics system for the transportation of commodities, aiming at minimizing logistics costs and, consequently, maximizing the use of resources. It seeks to optimize logistics costs related to the design of warehouses and train compositions. The optimization step was performed using two distinct tools: an optimizer available in commercial simulation package and a heuristic developedspecifically for this type of problem. These tools were analyzed, aiming to verify an adequacy to the same solution of the problem under study. Finally, a sensitivity analysis was carried out in order to obtain some important considerations about the logistic system studied.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPortosLogísticaMetodologiaFerroviasEngenharia de produçãoPortosSistema logísticoInfraestruturaCommoditiesIntermodalidadeMetodologiaFerroviasOtimização via simulaçãoDimensionamentoMetodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommoditiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALingrid_machado_dissertacao_final.pdfapplication/pdf10810559https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQ2RXN/1/ingrid_machado_dissertacao_final.pdf5655bf3a56976c4e0ba0b418f6465688MD51TEXTingrid_machado_dissertacao_final.pdf.txtingrid_machado_dissertacao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain224697https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQ2RXN/2/ingrid_machado_dissertacao_final.pdf.txt37931c5d8d503905aa79bb6308902e1cMD521843/BUOS-AQ2RXN2019-11-14 17:35:00.081oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQ2RXNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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