Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ingrid Machado Silveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQ2RXN
Resumo: Diversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamentode seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário,ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos.Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando duas ferramentas distintas: um otimizador disponível em pacote de simulação comercial e uma heurística desenvolvida especificamente para este tipo de problema. Essas ferramentas foram analisadas, visando constatar a adequação das mesmas à resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-setambém uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado.
id UFMG_c9009ff1bf78459c1ebd38b511d3e205
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQ2RXN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Ricardo PintoCarlos Andrey MaiaSamuel Vieira ConceicaoLasara Fabricia RodriguesIngrid Machado Silveira2019-08-12T10:35:27Z2019-08-12T10:35:27Z2017-03-24http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQ2RXNDiversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamentode seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário,ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos.Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando duas ferramentas distintas: um otimizador disponível em pacote de simulação comercial e uma heurística desenvolvida especificamente para este tipo de problema. Essas ferramentas foram analisadas, visando constatar a adequação das mesmas à resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-setambém uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado.Various productive activities, such as mining and the agricultural industry, have a large part of their production destined for international trade. In this way, it is necessary to dispose of its products over long distances, from its point of production to the point of consumption. For this, it is generally used intermodal transport, which includes the modalities of road, rail and waterway. In this system, the efficient use of logistical resources is of paramount importance for reducing costs and raising the level of service provided. This work aims to propose an optimization methodology through simulation for the design of part of the infrastructure of an intermodal logistics system for the transportation of commodities, aiming at minimizing logistics costs and, consequently, maximizing the use of resources. It seeks to optimize logistics costs related to the design of warehouses and train compositions. The optimization step was performed using two distinct tools: an optimizer available in commercial simulation package and a heuristic developedspecifically for this type of problem. These tools were analyzed, aiming to verify an adequacy to the same solution of the problem under study. Finally, a sensitivity analysis was carried out in order to obtain some important considerations about the logistic system studied.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPortosLogísticaMetodologiaFerroviasEngenharia de produçãoPortosSistema logísticoInfraestruturaCommoditiesIntermodalidadeMetodologiaFerroviasOtimização via simulaçãoDimensionamentoMetodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommoditiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALingrid_machado_dissertacao_final.pdfapplication/pdf10810559https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQ2RXN/1/ingrid_machado_dissertacao_final.pdf5655bf3a56976c4e0ba0b418f6465688MD51TEXTingrid_machado_dissertacao_final.pdf.txtingrid_machado_dissertacao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain224697https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQ2RXN/2/ingrid_machado_dissertacao_final.pdf.txt37931c5d8d503905aa79bb6308902e1cMD521843/BUOS-AQ2RXN2019-11-14 17:35:00.081oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQ2RXNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities
title Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities
spellingShingle Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities
Ingrid Machado Silveira
Portos
Sistema logístico
Infraestrutura
Commodities
Intermodalidade
Metodologia
Ferrovias
Otimização via simulação
Dimensionamento
Portos
Logística
Metodologia
Ferrovias
Engenharia de produção
title_short Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities
title_full Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities
title_fullStr Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities
title_full_unstemmed Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities
title_sort Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento dainfraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento decommodities
author Ingrid Machado Silveira
author_facet Ingrid Machado Silveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Ricardo Pinto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Andrey Maia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Samuel Vieira Conceicao
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lasara Fabricia Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Ingrid Machado Silveira
contributor_str_mv Luiz Ricardo Pinto
Carlos Andrey Maia
Samuel Vieira Conceicao
Lasara Fabricia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Portos
Sistema logístico
Infraestrutura
Commodities
Intermodalidade
Metodologia
Ferrovias
Otimização via simulação
Dimensionamento
topic Portos
Sistema logístico
Infraestrutura
Commodities
Intermodalidade
Metodologia
Ferrovias
Otimização via simulação
Dimensionamento
Portos
Logística
Metodologia
Ferrovias
Engenharia de produção
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Portos
Logística
Metodologia
Ferrovias
Engenharia de produção
description Diversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamentode seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário,ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos.Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando duas ferramentas distintas: um otimizador disponível em pacote de simulação comercial e uma heurística desenvolvida especificamente para este tipo de problema. Essas ferramentas foram analisadas, visando constatar a adequação das mesmas à resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-setambém uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T10:35:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T10:35:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQ2RXN
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQ2RXN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQ2RXN/1/ingrid_machado_dissertacao_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQ2RXN/2/ingrid_machado_dissertacao_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5655bf3a56976c4e0ba0b418f6465688
37931c5d8d503905aa79bb6308902e1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589384239316992