A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Junior, Nelson Fernandes
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silveira, Márcio Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/870
Resumo: A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Dessa maneira, é notório que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. As ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando não somente a otimização do transporte de mercadorias, mas também a integração de diferentes territórios. _________________________________________________________________________________________ RESUMÉN: La mundialización del capital se caracteriza pela existencia de espacios en transformación, resultantes de la propia lógica del sistema capitalista. Así, es notorio que el crecimiento de la producción de la naturaleza, de las paisajes materiales y del medios de producción resulta en el aumento progresivo de la división del trabajo y de las contradicciones sociales, mediante una dialéctica intrínseca a los diferentes espacios geográficos. La acumulación de capitales en el liminar del siglo XXI se organiza en procesos de reordenamientos, como el técnico-científico-informacional e público-privado, resultando en el desenvolvimiento desiguale en los diferentes territorios. Las acciones, articulaciones y aplicaciones del capital privado son factores que posibilitan la existencia de los antagonismos. Así, el Puerto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra el sistema de circulación y transportes Tietê-Paraná, representa la utilización de la intermodalidad visando no apenas la optimización del transporte de mercancías, pero también la integración de los diferentes territorios. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The mundialization of capital is characterized by the existence of spaces in transformation resulted from the logic of the capitalistic system. Thus, it’s notorious that the growth of nature production, material landscapes and productive forces lead to a progressive increase of the work division and social antagonisms, in front of a dialectic common to different geographic spaces. The capital accumulation in the beginning of the 21st century is based on the reorganization of technical, scientific, informative and public private proceedings, resulting in an unequal development among the different territories. The actions, articulations and investments on private capital are factors that enable the existence of these contradictions. Thus, the Intermodal Harbor of Pederneiras-SP, which links the Tietê-Paraná circulation and transportation systems, represents the use of the intermodality aiming not only the improvement on merchandises transportation, but also the integration of different territories.
id UFS-2_15b0a6117fa71f04f9f86185b9a9f999
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/870
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Felipe Junior, Nelson FernandesSilveira, Márcio Rogério2014-02-03T23:17:53Z2014-02-03T23:17:53Z2008FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP. Formação Online, v. 1, n. 15, 2008. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/738>. Acesso em: 3 fev. 2014.2178-7298https://ri.ufs.br/handle/riufs/870Todos os direitos reservados à publicação. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte.A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Dessa maneira, é notório que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. As ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando não somente a otimização do transporte de mercadorias, mas também a integração de diferentes territórios. _________________________________________________________________________________________ RESUMÉN: La mundialización del capital se caracteriza pela existencia de espacios en transformación, resultantes de la propia lógica del sistema capitalista. Así, es notorio que el crecimiento de la producción de la naturaleza, de las paisajes materiales y del medios de producción resulta en el aumento progresivo de la división del trabajo y de las contradicciones sociales, mediante una dialéctica intrínseca a los diferentes espacios geográficos. La acumulación de capitales en el liminar del siglo XXI se organiza en procesos de reordenamientos, como el técnico-científico-informacional e público-privado, resultando en el desenvolvimiento desiguale en los diferentes territorios. Las acciones, articulaciones y aplicaciones del capital privado son factores que posibilitan la existencia de los antagonismos. Así, el Puerto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra el sistema de circulación y transportes Tietê-Paraná, representa la utilización de la intermodalidad visando no apenas la optimización del transporte de mercancías, pero también la integración de los diferentes territorios. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The mundialization of capital is characterized by the existence of spaces in transformation resulted from the logic of the capitalistic system. Thus, it’s notorious that the growth of nature production, material landscapes and productive forces lead to a progressive increase of the work division and social antagonisms, in front of a dialectic common to different geographic spaces. The capital accumulation in the beginning of the 21st century is based on the reorganization of technical, scientific, informative and public private proceedings, resulting in an unequal development among the different territories. The actions, articulations and investments on private capital are factors that enable the existence of these contradictions. Thus, the Intermodal Harbor of Pederneiras-SP, which links the Tietê-Paraná circulation and transportation systems, represents the use of the intermodality aiming not only the improvement on merchandises transportation, but also the integration of different territories.Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESPTransporte fluvialMercadoriasCapitalInfra-estruturaLogísticaPorto Intermodal de PederneirasA Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SPLa Hidrovia Tietê-Paraná y las reds intermodales: el caso del Puerto de Pederneiras-SPThe Tietê-Paraná waterway and intermodal nets: the case of Pederneiras-SP Harborinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILHidroviaTiete-Parana.pdf.jpgHidroviaTiete-Parana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1753https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/4/HidroviaTiete-Parana.pdf.jpgca9357e797915b600aa516b7c2f258ccMD54ORIGINALHidroviaTiete-Parana.pdfHidroviaTiete-Parana.pdfapplication/pdf162909https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/1/HidroviaTiete-Parana.pdf0a13cc43034c9ed80f6ea3c9b25cf9c7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTHidroviaTiete-Parana.pdf.txtHidroviaTiete-Parana.pdf.txtExtracted texttext/plain41291https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/3/HidroviaTiete-Parana.pdf.txta639c6a01ea52580bac1588ec13979a3MD53riufs/8702014-02-04 02:00:15.295oai:ufs.br:riufs/870Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2014-02-04T05:00:15Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv La Hidrovia Tietê-Paraná y las reds intermodales: el caso del Puerto de Pederneiras-SP
The Tietê-Paraná waterway and intermodal nets: the case of Pederneiras-SP Harbor
title A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
spellingShingle A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
Felipe Junior, Nelson Fernandes
Transporte fluvial
Mercadorias
Capital
Infra-estrutura
Logística
Porto Intermodal de Pederneiras
title_short A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
title_full A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
title_fullStr A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
title_full_unstemmed A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
title_sort A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
author Felipe Junior, Nelson Fernandes
author_facet Felipe Junior, Nelson Fernandes
Silveira, Márcio Rogério
author_role author
author2 Silveira, Márcio Rogério
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe Junior, Nelson Fernandes
Silveira, Márcio Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte fluvial
Mercadorias
Capital
Infra-estrutura
Logística
Porto Intermodal de Pederneiras
topic Transporte fluvial
Mercadorias
Capital
Infra-estrutura
Logística
Porto Intermodal de Pederneiras
description A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Dessa maneira, é notório que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. As ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando não somente a otimização do transporte de mercadorias, mas também a integração de diferentes territórios. _________________________________________________________________________________________ RESUMÉN: La mundialización del capital se caracteriza pela existencia de espacios en transformación, resultantes de la propia lógica del sistema capitalista. Así, es notorio que el crecimiento de la producción de la naturaleza, de las paisajes materiales y del medios de producción resulta en el aumento progresivo de la división del trabajo y de las contradicciones sociales, mediante una dialéctica intrínseca a los diferentes espacios geográficos. La acumulación de capitales en el liminar del siglo XXI se organiza en procesos de reordenamientos, como el técnico-científico-informacional e público-privado, resultando en el desenvolvimiento desiguale en los diferentes territorios. Las acciones, articulaciones y aplicaciones del capital privado son factores que posibilitan la existencia de los antagonismos. Así, el Puerto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra el sistema de circulación y transportes Tietê-Paraná, representa la utilización de la intermodalidad visando no apenas la optimización del transporte de mercancías, pero también la integración de los diferentes territorios. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The mundialization of capital is characterized by the existence of spaces in transformation resulted from the logic of the capitalistic system. Thus, it’s notorious that the growth of nature production, material landscapes and productive forces lead to a progressive increase of the work division and social antagonisms, in front of a dialectic common to different geographic spaces. The capital accumulation in the beginning of the 21st century is based on the reorganization of technical, scientific, informative and public private proceedings, resulting in an unequal development among the different territories. The actions, articulations and investments on private capital are factors that enable the existence of these contradictions. Thus, the Intermodal Harbor of Pederneiras-SP, which links the Tietê-Paraná circulation and transportation systems, represents the use of the intermodality aiming not only the improvement on merchandises transportation, but also the integration of different territories.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-03T23:17:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-02-03T23:17:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP. Formação Online, v. 1, n. 15, 2008. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/738>. Acesso em: 3 fev. 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/870
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2178-7298
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv Todos os direitos reservados à publicação. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte.
identifier_str_mv FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP. Formação Online, v. 1, n. 15, 2008. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/738>. Acesso em: 3 fev. 2014.
2178-7298
Todos os direitos reservados à publicação. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/4/HidroviaTiete-Parana.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/1/HidroviaTiete-Parana.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/2/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/3/HidroviaTiete-Parana.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ca9357e797915b600aa516b7c2f258cc
0a13cc43034c9ed80f6ea3c9b25cf9c7
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
a639c6a01ea52580bac1588ec13979a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110657026326528