Caracterização físico-química de efluente deUma oficina de veículos ferroviários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQVRAS |
Resumo: | Os efluentes líquidos de uma oficina de manutenção de veículos ferroviários possuem poluentes específicos geralmente despercebidos no controle da poluição da atividade logística devido à baixa margem de lucro e a pressão para a entrega de uma quantidade crescente de produtos ao consumidor final. Para o entendimento desse efluente do modal ferroviário, muito comparado ao modal rodoviário, e para a determinação de um sistema de tratamento eficaz, é necessária a caracterização da composição físico-química e microbiológica. Para isso, foi realizado um mapeamento em uma oficina de veículos ferroviários através da análise das fichas de informação de segurança e informações técnicas dos produtos químicos utilizados. Já a caracterização físico-química foi feita através da coleta de três amostras e da análise dos parâmetros mais relevantes na legislação de descarte de efluentes líquidos conforme métodos do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Foram identificadas as similaridades com o efluente de manutenção e lavagem de automóveis descritos na literatura e foram determinadas as especificidades da atividade da manutenção ferroviária. Ambas utilizam muitas substâncias orgânicas que compõem óleos hidráulicos, graxas, lubrificantes, combustíveis, desengraxantes e solventes. Porém, na oficina em estudo, há o uso específico de desengraxantes inorgânicos de sais de sódio e particularmente uso de inibidores de corrosão, como aditivos de água de arrefecimento de motores a combustão, que contém nitritos, silicatos e boratos, compostos que não são removidos pelos sistemas de tratamento mais utilizados no ramo, os separadores de água e óleo. |
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