Inscrição de um veiculo ferroviario em curva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villa, Emerson Carlos, 1945-
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582219
Resumo: Orientador: Fausto Rodrigues Filho
id UNICAMP-30_766d1ca778bbd85e83ad6ffb6c87ebb7
oai_identifier_str oai::85141
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Inscrição de um veiculo ferroviario em curvaLocomotivasFerrovias - Material rodanteOrientador: Fausto Rodrigues FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Neste trabalho apresenta-se um estudo das forças que ocorrem no contato entre as rodas de um veículo ferroviário (com truques rígidos) e os trilhos, quando este veículo descreve uma curva de raio constante. Levam-se em consideração as forças internas de microescorregamento geradas neste contato e as cargas externas que atuam na direção lateral, influenciadas pelo peso, velocidade, forças de tração, frenagem e impacto, parcela da força centrífuga não compensada pela superelevação, pela geometria da via permanente (raio de curva, bitola, " superlargura e tipo de trilho) e do veículo (folgas axiais existentes entre as caixas de mancal dos rodeiros e os pedestais dó truque, base rígida, distâncias entre eixos do truque e entre piões do estrado). Utilizou-se para sua realização um sistema de computador IBM 3090, existente na UNICAMP, com o qual simulou-se, através do modelo matemático proposto, o comportamento de duas locomotivas com suas características nominais a velocidades constantes. Em seguida verificou-se a influência de alguns parâmetros considerados mais importantes. Procedeu-se da mesma forma, porém mais resumidamente, para um terceiro modelo de locomotiva. Comparam-se e analisam-se as forças e momentos resultantes obtidGS nas simulações. epresentam-se graficamente os resultados mais significativos, utilizando-se um programa gráfico apropriado para microcomputador. Conclui-se que se pode simular em computador o comportamento dinâmico lateral dos truques rígidos de locomotivas e carros de passageiros, nas diversas condições de operação e geometrias do veículo e da via, o~tendo-se informações como forças, momentos e posições dos centros de fricção, que contribuem para o desenvolvimento do projeto, sua análise ou sua alteração, operação e segurança do veículo e para o projeto e manutenção da ViaAbstract: The study of forces that occur at the railway vehicle wheel (with rigids trucks) and rail interface, when this vehicle negotiates a section of curved track with a constant radius, is presented. The friction-creep intemals forces, generated at the wheel-rail interface and extemals loads acting at lateral direction affected by vehicle weight, speed, traction, braking and buffing loads, portion of centrífugal force not balanced by the elevation, by track (curvature radius, gage, gage widening and rail section) and vehicle geometry (wheelsets joumal boxes/pedestaIs clearances, wheel base, truck axles and platform pins distances) are considered. An IBM 3090 computer sys~em, available in UNICAMP, is used to simulate, througli the proposed mathematical model, the dynamic behaviour of two locomotives in their nominal features and steady-state condition. The influence of some importants parameters is considered. In the same way, but condensed, a third locomotive is simulated. The forces and moments are compared and analyzed. Graphs of significatives results are plotted, by using appropriated microcomputer software. It is concluded that is possible to simulate, with the help of a computer, the locomotives and passenger cars dynamic behaviour, for severals operation conditions, vehicle and track geometríes, getting information that contríbute for the design development, analysis or its alteration, vehicle operation, safety, track design and its maintenanceMestradoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Rodrigues Filho, Fausto, 1945-Paiva, Cássio Eduardo Lima deCastro, Jaime Tupiassu Pinho deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVilla, Emerson Carlos, 1945-19931993-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf79f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582219VILLA, Emerson Carlos. Inscrição de um veiculo ferroviario em curva. 1993. 79f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582219. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/85141porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:18:36Zoai::85141Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:18:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inscrição de um veiculo ferroviario em curva
title Inscrição de um veiculo ferroviario em curva
spellingShingle Inscrição de um veiculo ferroviario em curva
Villa, Emerson Carlos, 1945-
Locomotivas
Ferrovias - Material rodante
title_short Inscrição de um veiculo ferroviario em curva
title_full Inscrição de um veiculo ferroviario em curva
title_fullStr Inscrição de um veiculo ferroviario em curva
title_full_unstemmed Inscrição de um veiculo ferroviario em curva
title_sort Inscrição de um veiculo ferroviario em curva
author Villa, Emerson Carlos, 1945-
author_facet Villa, Emerson Carlos, 1945-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues Filho, Fausto, 1945-
Paiva, Cássio Eduardo Lima de
Castro, Jaime Tupiassu Pinho de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Villa, Emerson Carlos, 1945-
dc.subject.por.fl_str_mv Locomotivas
Ferrovias - Material rodante
topic Locomotivas
Ferrovias - Material rodante
description Orientador: Fausto Rodrigues Filho
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582219
VILLA, Emerson Carlos. Inscrição de um veiculo ferroviario em curva. 1993. 79f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582219. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582219
identifier_str_mv VILLA, Emerson Carlos. Inscrição de um veiculo ferroviario em curva. 1993. 79f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582219. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/85141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
79f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188773184929792