Queda e imanência: linguagem, alegoria e história em Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Nehmy de Almeida
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGZD
Resumo: Em seu livro Siete Ensaios sobre Walter Benjamin, a escritora e ensaísta Beatriz Sarlo afirma que as leituras de Benjamin podem ser compreendidas cm duas grandes correntes; os "comentaristas" e os "partidários". Os "comentaristas" seriam aqueles que fazem uma leitura estritamente filológica e canônica de Walter Benjamin. Em vez de parafraseá-lo à exaustão, tais autores se dedicam a uma interpretação mais crítica dos textos, aproximando-o da tradição e reconhecendo as relações dele com a estética e a filosofia. Os "partidários", ao contrário, querem mostrá-lo como um filósofo de vanguarda, vinculando-o muitas vezes aos estudos culturais e privilegiando um Benjamin sempre pronto a um diálogo com o presente. Os "partidários" afirmam que Walter Benjamin é um filósofo da atualidade capaz de pensar os temas da "Pós-modernidade", constantemente servindo de suporte teórico na análise de várias questões das ciências humanas. Interpretá-lo, seguindo a via hermenêutica destes autores, significa encontrar cm seu pensamento aqueles aspectos que dizem respeito à contemporaneidade.
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