Conectados e a leitura em ambientes digitais de estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-BCEMQ6 |
Resumo: | Esse trabalho visava identificar a competência em leitura em ambientes digitais de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação onde foi feito um estudo comparando o desempenho de duplas que participaram de uma intervenção com um projeto voltado para o letramento digital, com outras que não tiveram esse acompanhamento na realização de uma mesma tarefa. Para realizar essa investigação, os dados foram coletados com um programa que grava a tela, som e imagem do processo de busca. Os estudantes, divididos em duplas, tinham que realizar uma busca de brinquedos pedagógicos. As análises foram feitas a partir dos vídeos gravados pelo programa Camtasia e suas transcrições. Os dados foram analisados de acordo com uma matriz criada para esse trabalho baseada em Dias e Novais (2009). Como esperado, os resultados mostram que o grupo que passou pela intervenção do projeto obteve uma performance melhor comparada com o grupo que não participou do projeto. Algumas habilidades, no entanto, foram identificadas em ambos os grupos apontando que os estudantes também desenvolvem um letramento digital prático fora do ambiente escolar. Contudo, podemos considerar que a formação propicia melhor aproveitamento das tecnologias digitais e o uso consciente das ferramentas disponíveis com um acesso mais confiável e transformador. |
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Gilvan Mateus SoaresJuliana Silva Glória CoelhoMaikel Fontes de Melo2019-08-12T11:19:43Z2019-08-12T11:19:43Z2019-04-22http://hdl.handle.net/1843/LETR-BCEMQ6Esse trabalho visava identificar a competência em leitura em ambientes digitais de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação onde foi feito um estudo comparando o desempenho de duplas que participaram de uma intervenção com um projeto voltado para o letramento digital, com outras que não tiveram esse acompanhamento na realização de uma mesma tarefa. Para realizar essa investigação, os dados foram coletados com um programa que grava a tela, som e imagem do processo de busca. Os estudantes, divididos em duplas, tinham que realizar uma busca de brinquedos pedagógicos. As análises foram feitas a partir dos vídeos gravados pelo programa Camtasia e suas transcrições. Os dados foram analisados de acordo com uma matriz criada para esse trabalho baseada em Dias e Novais (2009). Como esperado, os resultados mostram que o grupo que passou pela intervenção do projeto obteve uma performance melhor comparada com o grupo que não participou do projeto. Algumas habilidades, no entanto, foram identificadas em ambos os grupos apontando que os estudantes também desenvolvem um letramento digital prático fora do ambiente escolar. Contudo, podemos considerar que a formação propicia melhor aproveitamento das tecnologias digitais e o uso consciente das ferramentas disponíveis com um acesso mais confiável e transformador.This work aimed at identifying reading skills of students of the early years of elementary school in digital environments. In order to do that, a study was carried out to compare the performance of pairs of students who participated of an intervention made by a project for digital literacy with other students who did not participate on those activities. To perform such research, data were collected with a program that records the screen, sound and image of the search process. The students, divided in pairs, had to perform a search for educational toys. The analysis was made from the videos recorded by the program Camtasia and their transcripts. The data was analyzed according to a matrix of skills based on Dias & Novais (2009). As expected, the results showed that the group that had the project intervention achieved a better performance compared to the group that did not participate in the project. Some skills were identified in both groups pointing that students also develop a practical digital literacy outside the school environment. However, we can consider that the training period provides a better use of digital technologies and conscious use of the available tools with a more reliable access and a transformer view.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraCompreensão na leituraInclusão digitalLeitores Reação crítica Efeito de inovações tecnológicasLeitura ( Ensino fundamental) Meios auxiliaresTecnologia educacionalletramento digitalestudantesleituraanos iniciaisnavegaçãoConectados e a leitura em ambientes digitais de estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1988m.pdfapplication/pdf1951656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BCEMQ6/1/1988m.pdfd005876623d57e335a73257901ef9d7bMD51TEXT1988m.pdf.txt1988m.pdf.txtExtracted texttext/plain145373https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BCEMQ6/2/1988m.pdf.txtc7779ce3f71939cbdfb6079f64554f4dMD521843/LETR-BCEMQ62019-11-14 17:41:50.369oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BCEMQ6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:41:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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