Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marta da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934
Resumo: The present study aims to identify reading strategies that assist in the promotion of training of the contemporary reader in the early years of elementary school and to make this process pleasant, fun and engaging in new readings. It has a qualitative approach and is characterized by the method bibliographic research. To support the discussions about the process of training the reader contemporary, description and presentation of the types of readers and their respective reading practices and reading strategies that help in the formation of the contemporary reader, Lajolo's studies were used (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). As a final consideration we have that the educator must consider the types of readers, the different ways of reading that exist, the tools he has and the characteristics of the class that is in the process of formation, to then use different strategies, so that assist you in training the contemporary reader in a pleasant, playful and engaging way.
id UPF_3edca2d97f63a474f1e1d070882f3e06
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1934
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamentalPedagogiaLeitura literáriaFormação do leitorEstratégias de leituraAnos iniciaisThe present study aims to identify reading strategies that assist in the promotion of training of the contemporary reader in the early years of elementary school and to make this process pleasant, fun and engaging in new readings. It has a qualitative approach and is characterized by the method bibliographic research. To support the discussions about the process of training the reader contemporary, description and presentation of the types of readers and their respective reading practices and reading strategies that help in the formation of the contemporary reader, Lajolo's studies were used (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). As a final consideration we have that the educator must consider the types of readers, the different ways of reading that exist, the tools he has and the characteristics of the class that is in the process of formation, to then use different strategies, so that assist you in training the contemporary reader in a pleasant, playful and engaging way.O presente estudo tem como objetivo identificar estratégias de leitura que auxiliam na promoção da formação do leitor contemporâneo nos anos iniciais do ensino fundamental e que tornem esse processo prazeroso, divertido e engajador de novas leituras. Possui abordagem qualitativa e é caracterizado pelo método de pesquisa bibliográfica. Para fundamentar as discussões acerca do processo de formação do leitor contemporâneo, da descrição e apresentação dos tipos de leitores e suas respectivas práticas leitoras e das estratégias de leitura que auxiliam na formação do leitor contemporâneo, foram utilizados os estudos de Lajolo (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). Como consideração final tem-se que o educador deve considerar os tipos de leitores, as diversas formas de ler existentes, as ferramentas que possui e as características da turma que está em processo de formação, para então utilizar de diferentes estratégias, para que lhe auxilie na formação do leitor contemporâneo de forma prazerosa, lúdica e envolvente.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Educação - FAEDUPFDarienzo, Maria AugustaAndrade, Marta da Silva2021-03-31T21:28:56Z2021-03-312021-03-31T21:28:56Z2020-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisANDRADE, Marta da Silva. Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2021-03-31T21:28:56Zoai:localhost:riupf/1934Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102021-03-31T21:28:56Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental
title Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental
Andrade, Marta da Silva
Pedagogia
Leitura literária
Formação do leitor
Estratégias de leitura
Anos iniciais
title_short Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental
author Andrade, Marta da Silva
author_facet Andrade, Marta da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darienzo, Maria Augusta
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marta da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Leitura literária
Formação do leitor
Estratégias de leitura
Anos iniciais
topic Pedagogia
Leitura literária
Formação do leitor
Estratégias de leitura
Anos iniciais
description The present study aims to identify reading strategies that assist in the promotion of training of the contemporary reader in the early years of elementary school and to make this process pleasant, fun and engaging in new readings. It has a qualitative approach and is characterized by the method bibliographic research. To support the discussions about the process of training the reader contemporary, description and presentation of the types of readers and their respective reading practices and reading strategies that help in the formation of the contemporary reader, Lajolo's studies were used (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). As a final consideration we have that the educator must consider the types of readers, the different ways of reading that exist, the tools he has and the characteristics of the class that is in the process of formation, to then use different strategies, so that assist you in training the contemporary reader in a pleasant, playful and engaging way.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
2021-03-31T21:28:56Z
2021-03-31
2021-03-31T21:28:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Marta da Silva. Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934
identifier_str_mv ANDRADE, Marta da Silva. Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Educação - FAED
UPF
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Educação - FAED
UPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821345922842361856