Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934 |
Resumo: | The present study aims to identify reading strategies that assist in the promotion of training of the contemporary reader in the early years of elementary school and to make this process pleasant, fun and engaging in new readings. It has a qualitative approach and is characterized by the method bibliographic research. To support the discussions about the process of training the reader contemporary, description and presentation of the types of readers and their respective reading practices and reading strategies that help in the formation of the contemporary reader, Lajolo's studies were used (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). As a final consideration we have that the educator must consider the types of readers, the different ways of reading that exist, the tools he has and the characteristics of the class that is in the process of formation, to then use different strategies, so that assist you in training the contemporary reader in a pleasant, playful and engaging way. |
id |
UPF_3edca2d97f63a474f1e1d070882f3e06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1934 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamentalPedagogiaLeitura literáriaFormação do leitorEstratégias de leituraAnos iniciaisThe present study aims to identify reading strategies that assist in the promotion of training of the contemporary reader in the early years of elementary school and to make this process pleasant, fun and engaging in new readings. It has a qualitative approach and is characterized by the method bibliographic research. To support the discussions about the process of training the reader contemporary, description and presentation of the types of readers and their respective reading practices and reading strategies that help in the formation of the contemporary reader, Lajolo's studies were used (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). As a final consideration we have that the educator must consider the types of readers, the different ways of reading that exist, the tools he has and the characteristics of the class that is in the process of formation, to then use different strategies, so that assist you in training the contemporary reader in a pleasant, playful and engaging way.O presente estudo tem como objetivo identificar estratégias de leitura que auxiliam na promoção da formação do leitor contemporâneo nos anos iniciais do ensino fundamental e que tornem esse processo prazeroso, divertido e engajador de novas leituras. Possui abordagem qualitativa e é caracterizado pelo método de pesquisa bibliográfica. Para fundamentar as discussões acerca do processo de formação do leitor contemporâneo, da descrição e apresentação dos tipos de leitores e suas respectivas práticas leitoras e das estratégias de leitura que auxiliam na formação do leitor contemporâneo, foram utilizados os estudos de Lajolo (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). Como consideração final tem-se que o educador deve considerar os tipos de leitores, as diversas formas de ler existentes, as ferramentas que possui e as características da turma que está em processo de formação, para então utilizar de diferentes estratégias, para que lhe auxilie na formação do leitor contemporâneo de forma prazerosa, lúdica e envolvente.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Educação - FAEDUPFDarienzo, Maria AugustaAndrade, Marta da Silva2021-03-31T21:28:56Z2021-03-312021-03-31T21:28:56Z2020-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisANDRADE, Marta da Silva. Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2021-03-31T21:28:56Zoai:localhost:riupf/1934Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102021-03-31T21:28:56Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental Andrade, Marta da Silva Pedagogia Leitura literária Formação do leitor Estratégias de leitura Anos iniciais |
title_short |
Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Andrade, Marta da Silva |
author_facet |
Andrade, Marta da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Darienzo, Maria Augusta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Marta da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Leitura literária Formação do leitor Estratégias de leitura Anos iniciais |
topic |
Pedagogia Leitura literária Formação do leitor Estratégias de leitura Anos iniciais |
description |
The present study aims to identify reading strategies that assist in the promotion of training of the contemporary reader in the early years of elementary school and to make this process pleasant, fun and engaging in new readings. It has a qualitative approach and is characterized by the method bibliographic research. To support the discussions about the process of training the reader contemporary, description and presentation of the types of readers and their respective reading practices and reading strategies that help in the formation of the contemporary reader, Lajolo's studies were used (2008), Rösing (2010, 2017), Santaella (2007; 2013), Zilberman (1982). As a final consideration we have that the educator must consider the types of readers, the different ways of reading that exist, the tools he has and the characteristics of the class that is in the process of formation, to then use different strategies, so that assist you in training the contemporary reader in a pleasant, playful and engaging way. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 2021-03-31T21:28:56Z 2021-03-31 2021-03-31T21:28:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Marta da Silva. Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Marta da Silva. Formação do leitor contemporâneo: possibilidades e estratégias de leitura aos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Educação - FAED UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Educação - FAED UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821345922842361856 |