A diversificação das metodologias no ensino de Artes Visuais: uma análise de metodologias aplicadas no ensino fundamental e médio
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KXPV3 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta e avalia algumas metodologias empregadas no ensino de artes visuais no ensino fundamental e médio. Relata os caminhos da história do ensino da arte no Brasil e algumas metodologias utilizadas hoje em dia, seus planejamentos, estudos, execução, expectativas e conclusão. Aponta possibilidades para o ensino de artes visuais e destaca algumas metodologias como experiência e referência para serem utilizadas em sala de aula. Aborda como o ensino de artes visuais pode ser diverso e suas metodologias inovadoras capazes de despertar o interesse dos alunos e atingir os objetivos propostos pelos professores. |
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Conceicao Linda de FrancaKleumanery de Melo BarbozaKarina Campideli Neves2019-08-11T11:33:04Z2019-08-11T11:33:04Z2013-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KXPV3O presente trabalho apresenta e avalia algumas metodologias empregadas no ensino de artes visuais no ensino fundamental e médio. Relata os caminhos da história do ensino da arte no Brasil e algumas metodologias utilizadas hoje em dia, seus planejamentos, estudos, execução, expectativas e conclusão. Aponta possibilidades para o ensino de artes visuais e destaca algumas metodologias como experiência e referência para serem utilizadas em sala de aula. Aborda como o ensino de artes visuais pode ser diverso e suas metodologias inovadoras capazes de despertar o interesse dos alunos e atingir os objetivos propostos pelos professores.This paper presents and evaluates some methodologies employed in teaching visual arts in elementary and high schools. It reports the history paths of art education in Brazil and some methodologies used today, their planning, research, implementation, expectations and conclusions. It points out possibilities for teaching visual arts and highlights some methodologies such as experience and reference for use in the classroom. Discusses how the teaching of visual arts can be diverse and their innovative methodologies able to arouse the interest of students and achieve the goals proposed by the teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesArtes visuaisAbordagem triangularMetodologias de ensinoHistoria da arteA diversificação das metodologias no ensino de Artes Visuais: uma análise de metodologias aplicadas no ensino fundamental e médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_karina_campideli_neves.pdfapplication/pdf741682https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KXPV3/1/monografia_karina_campideli_neves.pdfddc01785f46a9f7545150a3f56e83e31MD51TEXTmonografia_karina_campideli_neves.pdf.txtmonografia_karina_campideli_neves.pdf.txtExtracted texttext/plain72480https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KXPV3/2/monografia_karina_campideli_neves.pdf.txt73faa778f506789264848617b1ed0d36MD521843/BUOS-9KXPV32019-11-14 08:44:03.936oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KXPV3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:44:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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