O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHLY |
Resumo: | O ensino da Biologia vem ocupando uma posição de destaque no contexto contemporâneo. A presente pesquisa mostra resultados de um estudo cujo objetivo foi verificar a frequência do uso de atividades investigativas em escolas públicas e privadas de Divinópolis/MG; identificar as concepções dos professores destas escolas sobre o ensino por investigação e também identificar os conteúdos deBiologia em que os alunos apresentam maior dificuldade. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG. A amostra foi obtida pela aplicação de um questionário a 26 professores do município de Divinópolis. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar as práticas realizadas pelos professores de Biologia domunicípio de Divinópolis e pode-se ver que a forma como o ensino é organizado e desenvolvido, em geral, contempla a perspectiva tradicional com pouca utilização da abordagem investigativa entre estes professores. Pode-se concluir que, identificar o que os professores pensam sobre o ensino por investigação ou o que fazem constitui um ponto de partida para que haja mudança e esta seja significativa dentrodo processo de transmissão e produção do conhecimento. |
id |
UFMG_cb86743f4dcb015c8897d921395dfefc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUHLY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosiane Resende LeiteDaysy Mara de Andrade2019-08-11T12:27:16Z2019-08-11T12:27:16Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHLYO ensino da Biologia vem ocupando uma posição de destaque no contexto contemporâneo. A presente pesquisa mostra resultados de um estudo cujo objetivo foi verificar a frequência do uso de atividades investigativas em escolas públicas e privadas de Divinópolis/MG; identificar as concepções dos professores destas escolas sobre o ensino por investigação e também identificar os conteúdos deBiologia em que os alunos apresentam maior dificuldade. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG. A amostra foi obtida pela aplicação de um questionário a 26 professores do município de Divinópolis. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar as práticas realizadas pelos professores de Biologia domunicípio de Divinópolis e pode-se ver que a forma como o ensino é organizado e desenvolvido, em geral, contempla a perspectiva tradicional com pouca utilização da abordagem investigativa entre estes professores. Pode-se concluir que, identificar o que os professores pensam sobre o ensino por investigação ou o que fazem constitui um ponto de partida para que haja mudança e esta seja significativa dentrodo processo de transmissão e produção do conhecimento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBiologia Estudo e ensinoEducaçãoCiência Estudo e ensinoEstratégias de ensinoAbordagem investigativaEnsino de BiologiaO ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdfapplication/pdf537799https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHLY/1/monografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf027624d34222e07c0c052fff6108ea94MD51TEXTmonografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf.txtmonografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain70723https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHLY/2/monografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf.txte6b5d3b6893606df0be6be275e2651daMD521843/BUBD-9AUHLY2019-11-14 09:45:46.82oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUHLYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:45:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis |
title |
O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis |
spellingShingle |
O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis Daysy Mara de Andrade Estratégias de ensino Abordagem investigativa Ensino de Biologia Biologia Estudo e ensino Educação Ciência Estudo e ensino |
title_short |
O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis |
title_full |
O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis |
title_fullStr |
O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis |
title_full_unstemmed |
O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis |
title_sort |
O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis |
author |
Daysy Mara de Andrade |
author_facet |
Daysy Mara de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosiane Resende Leite |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daysy Mara de Andrade |
contributor_str_mv |
Rosiane Resende Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de ensino Abordagem investigativa Ensino de Biologia |
topic |
Estratégias de ensino Abordagem investigativa Ensino de Biologia Biologia Estudo e ensino Educação Ciência Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Biologia Estudo e ensino Educação Ciência Estudo e ensino |
description |
O ensino da Biologia vem ocupando uma posição de destaque no contexto contemporâneo. A presente pesquisa mostra resultados de um estudo cujo objetivo foi verificar a frequência do uso de atividades investigativas em escolas públicas e privadas de Divinópolis/MG; identificar as concepções dos professores destas escolas sobre o ensino por investigação e também identificar os conteúdos deBiologia em que os alunos apresentam maior dificuldade. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG. A amostra foi obtida pela aplicação de um questionário a 26 professores do município de Divinópolis. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar as práticas realizadas pelos professores de Biologia domunicípio de Divinópolis e pode-se ver que a forma como o ensino é organizado e desenvolvido, em geral, contempla a perspectiva tradicional com pouca utilização da abordagem investigativa entre estes professores. Pode-se concluir que, identificar o que os professores pensam sobre o ensino por investigação ou o que fazem constitui um ponto de partida para que haja mudança e esta seja significativa dentrodo processo de transmissão e produção do conhecimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T12:27:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T12:27:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHLY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHLY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHLY/1/monografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHLY/2/monografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
027624d34222e07c0c052fff6108ea94 e6b5d3b6893606df0be6be275e2651da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589207413751808 |