O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daysy Mara de Andrade
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHLY
Resumo: O ensino da Biologia vem ocupando uma posição de destaque no contexto contemporâneo. A presente pesquisa mostra resultados de um estudo cujo objetivo foi verificar a frequência do uso de atividades investigativas em escolas públicas e privadas de Divinópolis/MG; identificar as concepções dos professores destas escolas sobre o ensino por investigação e também identificar os conteúdos deBiologia em que os alunos apresentam maior dificuldade. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG. A amostra foi obtida pela aplicação de um questionário a 26 professores do município de Divinópolis. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar as práticas realizadas pelos professores de Biologia domunicípio de Divinópolis e pode-se ver que a forma como o ensino é organizado e desenvolvido, em geral, contempla a perspectiva tradicional com pouca utilização da abordagem investigativa entre estes professores. Pode-se concluir que, identificar o que os professores pensam sobre o ensino por investigação ou o que fazem constitui um ponto de partida para que haja mudança e esta seja significativa dentrodo processo de transmissão e produção do conhecimento.
id UFMG_cb86743f4dcb015c8897d921395dfefc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUHLY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rosiane Resende LeiteDaysy Mara de Andrade2019-08-11T12:27:16Z2019-08-11T12:27:16Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHLYO ensino da Biologia vem ocupando uma posição de destaque no contexto contemporâneo. A presente pesquisa mostra resultados de um estudo cujo objetivo foi verificar a frequência do uso de atividades investigativas em escolas públicas e privadas de Divinópolis/MG; identificar as concepções dos professores destas escolas sobre o ensino por investigação e também identificar os conteúdos deBiologia em que os alunos apresentam maior dificuldade. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG. A amostra foi obtida pela aplicação de um questionário a 26 professores do município de Divinópolis. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar as práticas realizadas pelos professores de Biologia domunicípio de Divinópolis e pode-se ver que a forma como o ensino é organizado e desenvolvido, em geral, contempla a perspectiva tradicional com pouca utilização da abordagem investigativa entre estes professores. Pode-se concluir que, identificar o que os professores pensam sobre o ensino por investigação ou o que fazem constitui um ponto de partida para que haja mudança e esta seja significativa dentrodo processo de transmissão e produção do conhecimento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBiologia  Estudo e ensinoEducaçãoCiência  Estudo e ensinoEstratégias de ensinoAbordagem investigativaEnsino de BiologiaO ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdfapplication/pdf537799https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHLY/1/monografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf027624d34222e07c0c052fff6108ea94MD51TEXTmonografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf.txtmonografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain70723https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHLY/2/monografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf.txte6b5d3b6893606df0be6be275e2651daMD521843/BUBD-9AUHLY2019-11-14 09:45:46.82oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUHLYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:45:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis
title O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis
spellingShingle O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis
Daysy Mara de Andrade
Estratégias de ensino
Abordagem investigativa
Ensino de Biologia
Biologia  Estudo e ensino
Educação
Ciência  Estudo e ensino
title_short O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis
title_full O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis
title_fullStr O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis
title_full_unstemmed O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis
title_sort O ensino de Biologia: panorama do enfoque investigativo em escolas de Divinópolis
author Daysy Mara de Andrade
author_facet Daysy Mara de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosiane Resende Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Daysy Mara de Andrade
contributor_str_mv Rosiane Resende Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de ensino
Abordagem investigativa
Ensino de Biologia
topic Estratégias de ensino
Abordagem investigativa
Ensino de Biologia
Biologia  Estudo e ensino
Educação
Ciência  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Biologia  Estudo e ensino
Educação
Ciência  Estudo e ensino
description O ensino da Biologia vem ocupando uma posição de destaque no contexto contemporâneo. A presente pesquisa mostra resultados de um estudo cujo objetivo foi verificar a frequência do uso de atividades investigativas em escolas públicas e privadas de Divinópolis/MG; identificar as concepções dos professores destas escolas sobre o ensino por investigação e também identificar os conteúdos deBiologia em que os alunos apresentam maior dificuldade. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG. A amostra foi obtida pela aplicação de um questionário a 26 professores do município de Divinópolis. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar as práticas realizadas pelos professores de Biologia domunicípio de Divinópolis e pode-se ver que a forma como o ensino é organizado e desenvolvido, em geral, contempla a perspectiva tradicional com pouca utilização da abordagem investigativa entre estes professores. Pode-se concluir que, identificar o que os professores pensam sobre o ensino por investigação ou o que fazem constitui um ponto de partida para que haja mudança e esta seja significativa dentrodo processo de transmissão e produção do conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T12:27:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T12:27:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHLY
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHLY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHLY/1/monografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUHLY/2/monografia_daysy_mara_de_andrade___enci_2011.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 027624d34222e07c0c052fff6108ea94
e6b5d3b6893606df0be6be275e2651da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589207413751808