A importância da Gestão Estratégica da Informação para o aumento da competitividade das operadoras de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de saúde suplementar de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2FE6 |
Resumo: | Neste início de milênio, grandes são os desafios enfrentados pelas organizações no ambiente globalizado no qual estão inseridas. A interação destas organizações com os elementos de seu ambiente se torna cada vez mais complexa, exigindo maior conhecimento de seus clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes e agentes reguladores. Diante disto, vem se buscando administrar cada vez melhor, pois a quantidade de objetivos a que as organizações de hoje se propõem vai muito além dos que existiam antigamente. A administração de hoje enfrenta diferentes desafios, enfrenta um ambiente de incertezas onde o dinamismo é quem dita o ritmo das mudanças e das diversas relações existentes de uma organização. É evidente a necessidade de um conhecimento múltiplo para garantir a sobrevivência da organização neste contexto. Neste momento a informação passa a ser o principal insumo de várias organizações, e quando é gerencia de maneira adequada conforme o foco do negócio passa a ser um grande recurso estratégico capaz de: aumentar lucros, reduzir custos, melhorar a operação, aumentar a participação de mercado, otimizar e agilizar o processo decisório, diminuir o risco de investimento, disseminar o conhecimento organizacional, propiciar a inovação, otimizar processos organizacionais, agregar valor a toda cadeia produtiva e principalmente para orientar e apoiar a organização nas relações com seus agentes reguladores. O gerenciamento estratégico da informação alavanca o negócio e promove o crescimento sustentável da organização. Quando a gestão da informação se alinha aos objetivos da organização e as suas estratégias, há um aumento de competitividade. É em busca deste aumento na competitividade que grande parte das empresas de hoje concentram suas forças, na maioria das vezes concentram de maneira equivocada, investindo grandes somas em tecnologia para aumento de produtividade. |
id |
UFMG_cc448ca6c303579c07ffe7fa3ae8182f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B2FE6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marta Araujo Tavares FerreiraEdgar Teixeira dos Santos2019-08-13T00:53:35Z2019-08-13T00:53:35Z2009-12-01http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2FE6Neste início de milênio, grandes são os desafios enfrentados pelas organizações no ambiente globalizado no qual estão inseridas. A interação destas organizações com os elementos de seu ambiente se torna cada vez mais complexa, exigindo maior conhecimento de seus clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes e agentes reguladores. Diante disto, vem se buscando administrar cada vez melhor, pois a quantidade de objetivos a que as organizações de hoje se propõem vai muito além dos que existiam antigamente. A administração de hoje enfrenta diferentes desafios, enfrenta um ambiente de incertezas onde o dinamismo é quem dita o ritmo das mudanças e das diversas relações existentes de uma organização. É evidente a necessidade de um conhecimento múltiplo para garantir a sobrevivência da organização neste contexto. Neste momento a informação passa a ser o principal insumo de várias organizações, e quando é gerencia de maneira adequada conforme o foco do negócio passa a ser um grande recurso estratégico capaz de: aumentar lucros, reduzir custos, melhorar a operação, aumentar a participação de mercado, otimizar e agilizar o processo decisório, diminuir o risco de investimento, disseminar o conhecimento organizacional, propiciar a inovação, otimizar processos organizacionais, agregar valor a toda cadeia produtiva e principalmente para orientar e apoiar a organização nas relações com seus agentes reguladores. O gerenciamento estratégico da informação alavanca o negócio e promove o crescimento sustentável da organização. Quando a gestão da informação se alinha aos objetivos da organização e as suas estratégias, há um aumento de competitividade. É em busca deste aumento na competitividade que grande parte das empresas de hoje concentram suas forças, na maioria das vezes concentram de maneira equivocada, investindo grandes somas em tecnologia para aumento de produtividade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão do conhecimento Inteligência competitiva (Administração) Gestão da informação Gestão Estratégica da InformaçãoCompetitividadeGestão da informaçãoInformaçãoEstratégiaA importância da Gestão Estratégica da Informação para o aumento da competitividade das operadoras de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de saúde suplementar de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_edgar_teixeira_dos_santos.pdfapplication/pdf425093https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B2FE6/1/monografia_edgar_teixeira_dos_santos.pdf37df4ac980f8c07a0ddc6ebde1d147abMD51TEXTmonografia_edgar_teixeira_dos_santos.pdf.txtmonografia_edgar_teixeira_dos_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain59710https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B2FE6/2/monografia_edgar_teixeira_dos_santos.pdf.txt855db7c31b040bfd7ddbbece320405eeMD521843/BUOS-9B2FE62019-11-14 20:33:44.494oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B2FE6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:33:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da Gestão Estratégica da Informação para o aumento da competitividade das operadoras de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de saúde suplementar de Minas Gerais |
title |
A importância da Gestão Estratégica da Informação para o aumento da competitividade das operadoras de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de saúde suplementar de Minas Gerais |
spellingShingle |
A importância da Gestão Estratégica da Informação para o aumento da competitividade das operadoras de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de saúde suplementar de Minas Gerais Edgar Teixeira dos Santos Gestão Estratégica da Informação Competitividade Gestão da informação Informação Estratégia Gestão do conhecimento Inteligência competitiva (Administração) Gestão da informação |
title_short |
A importância da Gestão Estratégica da Informação para o aumento da competitividade das operadoras de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de saúde suplementar de Minas Gerais |
title_full |
A importância da Gestão Estratégica da Informação para o aumento da competitividade das operadoras de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de saúde suplementar de Minas Gerais |
title_fullStr |
A importância da Gestão Estratégica da Informação para o aumento da competitividade das operadoras de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de saúde suplementar de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
A importância da Gestão Estratégica da Informação para o aumento da competitividade das operadoras de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de saúde suplementar de Minas Gerais |
title_sort |
A importância da Gestão Estratégica da Informação para o aumento da competitividade das operadoras de saúde suplementar: estudo de caso de uma operadora de saúde suplementar de Minas Gerais |
author |
Edgar Teixeira dos Santos |
author_facet |
Edgar Teixeira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marta Araujo Tavares Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Edgar Teixeira dos Santos |
contributor_str_mv |
Marta Araujo Tavares Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Estratégica da Informação Competitividade Gestão da informação Informação Estratégia |
topic |
Gestão Estratégica da Informação Competitividade Gestão da informação Informação Estratégia Gestão do conhecimento Inteligência competitiva (Administração) Gestão da informação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Inteligência competitiva (Administração) Gestão da informação |
description |
Neste início de milênio, grandes são os desafios enfrentados pelas organizações no ambiente globalizado no qual estão inseridas. A interação destas organizações com os elementos de seu ambiente se torna cada vez mais complexa, exigindo maior conhecimento de seus clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes e agentes reguladores. Diante disto, vem se buscando administrar cada vez melhor, pois a quantidade de objetivos a que as organizações de hoje se propõem vai muito além dos que existiam antigamente. A administração de hoje enfrenta diferentes desafios, enfrenta um ambiente de incertezas onde o dinamismo é quem dita o ritmo das mudanças e das diversas relações existentes de uma organização. É evidente a necessidade de um conhecimento múltiplo para garantir a sobrevivência da organização neste contexto. Neste momento a informação passa a ser o principal insumo de várias organizações, e quando é gerencia de maneira adequada conforme o foco do negócio passa a ser um grande recurso estratégico capaz de: aumentar lucros, reduzir custos, melhorar a operação, aumentar a participação de mercado, otimizar e agilizar o processo decisório, diminuir o risco de investimento, disseminar o conhecimento organizacional, propiciar a inovação, otimizar processos organizacionais, agregar valor a toda cadeia produtiva e principalmente para orientar e apoiar a organização nas relações com seus agentes reguladores. O gerenciamento estratégico da informação alavanca o negócio e promove o crescimento sustentável da organização. Quando a gestão da informação se alinha aos objetivos da organização e as suas estratégias, há um aumento de competitividade. É em busca deste aumento na competitividade que grande parte das empresas de hoje concentram suas forças, na maioria das vezes concentram de maneira equivocada, investindo grandes somas em tecnologia para aumento de produtividade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T00:53:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T00:53:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2FE6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2FE6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B2FE6/1/monografia_edgar_teixeira_dos_santos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B2FE6/2/monografia_edgar_teixeira_dos_santos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
37df4ac980f8c07a0ddc6ebde1d147ab 855db7c31b040bfd7ddbbece320405ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971091647365120 |