Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_cc4c78c1244b7a9afa067f41af2cf470
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5SFJ63
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Oto Neri BorgesPaulo Cezar Santos VenturaEduardo Fleury MortimerEliane Ferreira de Sa2019-08-09T20:08:57Z2019-08-09T20:08:57Z2003-05-23http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5SFJ63Este trabalho se insere na discussão sobre aprendizagem no laboratório escolar. Nele apresentamos o resultado da investigação que desenvolvemos sobre o entendimento de alunos e de professores acerca dos propósitos de uma seqüência de atividades experimentais. Os dados que analisamos foram colhidos em quatro etapas. Na primeira, observamos durante quatro meses, as aulas de laboratório de duas turmas de primeira série de uma escola pública federal. Nas demais, entrevistamos o coordenador de série, dois autores de uma das atividades monitoradas e dois grupos de professores de Física, selecionados de acordo com o tempo de magistério e a experiência docente em ministrar aulas de laboratório. A análise dos dados é discutida em quatro capítulos, nos quais apresentamos: uma reflexão sobre a natureza dos objetivos identificados pelos alunos para a seqüência de atividades; um estudo de caso sobre a natureza dos propósitos que professores e alunos identificam para uma atividade específica; uma análise do entendimento dos alunos sobre os propósitos e objetivos concebidos pelos professores para os experimentos e uma análise dos momentos de aprendizagem dos alunos em que temos indício da concretização de alguns dos propósitos do professor que propôs a utilização da seqüência de atividades. A análise que fizemos ao longo dos capítulos nos aponta a necessidade de elaboração de um projeto para o desenvolvimento de atividades experimentais na educação em ciências, no qual, é necessário definir de forma mais clara a relação entre aulas teóricas e aulas de laboratório, bem como entre os propósitos pedagógicos e objetivos das atividades, com objetivos e metas curriculares mais amplas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessoresEstudantesPráticas pedagógicasAmbientes de aprendizagemensino de físicapráticas de interpretaçãoatividades práticassimulaçõesOs propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_eliane_maio2005.pdfapplication/pdf489094https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ63/1/disserta__o_eliane_maio2005.pdfbb7260a1cf1fc02ce9c7e00d8fff2b17MD51TEXTdisserta__o_eliane_maio2005.pdf.txtdisserta__o_eliane_maio2005.pdf.txtExtracted texttext/plain348967https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ63/2/disserta__o_eliane_maio2005.pdf.txtc0f65a11382e2cc7bc6c87daeb279d23MD521843/EJRA-5SFJ632019-11-14 03:45:08.931oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5SFJ63Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:45:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548118918037504