Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5SFJ63 |
Resumo: | Este trabalho se insere na discussão sobre aprendizagem no laboratório escolar. Nele apresentamos o resultado da investigação que desenvolvemos sobre o entendimento de alunos e de professores acerca dos propósitos de uma seqüência de atividades experimentais. Os dados que analisamos foram colhidos em quatro etapas. Na primeira, observamos durante quatro meses, as aulas de laboratório de duas turmas de primeira série de uma escola pública federal. Nas demais, entrevistamos o coordenador de série, dois autores de uma das atividades monitoradas e dois grupos de professores de Física, selecionados de acordo com o tempo de magistério e a experiência docente em ministrar aulas de laboratório. A análise dos dados é discutida em quatro capítulos, nos quais apresentamos: uma reflexão sobre a natureza dos objetivos identificados pelos alunos para a seqüência de atividades; um estudo de caso sobre a natureza dos propósitos que professores e alunos identificam para uma atividade específica; uma análise do entendimento dos alunos sobre os propósitos e objetivos concebidos pelos professores para os experimentos e uma análise dos momentos de aprendizagem dos alunos em que temos indício da concretização de alguns dos propósitos do professor que propôs a utilização da seqüência de atividades. A análise que fizemos ao longo dos capítulos nos aponta a necessidade de elaboração de um projeto para o desenvolvimento de atividades experimentais na educação em ciências, no qual, é necessário definir de forma mais clara a relação entre aulas teóricas e aulas de laboratório, bem como entre os propósitos pedagógicos e objetivos das atividades, com objetivos e metas curriculares mais amplas. |
id |
UFMG_cc4c78c1244b7a9afa067f41af2cf470 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5SFJ63 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Oto Neri BorgesPaulo Cezar Santos VenturaEduardo Fleury MortimerEliane Ferreira de Sa2019-08-09T20:08:57Z2019-08-09T20:08:57Z2003-05-23http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5SFJ63Este trabalho se insere na discussão sobre aprendizagem no laboratório escolar. Nele apresentamos o resultado da investigação que desenvolvemos sobre o entendimento de alunos e de professores acerca dos propósitos de uma seqüência de atividades experimentais. Os dados que analisamos foram colhidos em quatro etapas. Na primeira, observamos durante quatro meses, as aulas de laboratório de duas turmas de primeira série de uma escola pública federal. Nas demais, entrevistamos o coordenador de série, dois autores de uma das atividades monitoradas e dois grupos de professores de Física, selecionados de acordo com o tempo de magistério e a experiência docente em ministrar aulas de laboratório. A análise dos dados é discutida em quatro capítulos, nos quais apresentamos: uma reflexão sobre a natureza dos objetivos identificados pelos alunos para a seqüência de atividades; um estudo de caso sobre a natureza dos propósitos que professores e alunos identificam para uma atividade específica; uma análise do entendimento dos alunos sobre os propósitos e objetivos concebidos pelos professores para os experimentos e uma análise dos momentos de aprendizagem dos alunos em que temos indício da concretização de alguns dos propósitos do professor que propôs a utilização da seqüência de atividades. A análise que fizemos ao longo dos capítulos nos aponta a necessidade de elaboração de um projeto para o desenvolvimento de atividades experimentais na educação em ciências, no qual, é necessário definir de forma mais clara a relação entre aulas teóricas e aulas de laboratório, bem como entre os propósitos pedagógicos e objetivos das atividades, com objetivos e metas curriculares mais amplas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessoresEstudantesPráticas pedagógicasAmbientes de aprendizagemensino de físicapráticas de interpretaçãoatividades práticassimulaçõesOs propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_eliane_maio2005.pdfapplication/pdf489094https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ63/1/disserta__o_eliane_maio2005.pdfbb7260a1cf1fc02ce9c7e00d8fff2b17MD51TEXTdisserta__o_eliane_maio2005.pdf.txtdisserta__o_eliane_maio2005.pdf.txtExtracted texttext/plain348967https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ63/2/disserta__o_eliane_maio2005.pdf.txtc0f65a11382e2cc7bc6c87daeb279d23MD521843/EJRA-5SFJ632019-11-14 03:45:08.931oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5SFJ63Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:45:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores |
title |
Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores |
spellingShingle |
Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores Eliane Ferreira de Sa Ambientes de aprendizagem ensino de física práticas de interpretação atividades práticas simulações Educação Professores Estudantes Práticas pedagógicas |
title_short |
Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores |
title_full |
Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores |
title_fullStr |
Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores |
title_full_unstemmed |
Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores |
title_sort |
Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores |
author |
Eliane Ferreira de Sa |
author_facet |
Eliane Ferreira de Sa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oto Neri Borges |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paulo Cezar Santos Ventura |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eduardo Fleury Mortimer |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eliane Ferreira de Sa |
contributor_str_mv |
Oto Neri Borges Paulo Cezar Santos Ventura Eduardo Fleury Mortimer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes de aprendizagem ensino de física práticas de interpretação atividades práticas simulações |
topic |
Ambientes de aprendizagem ensino de física práticas de interpretação atividades práticas simulações Educação Professores Estudantes Práticas pedagógicas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Professores Estudantes Práticas pedagógicas |
description |
Este trabalho se insere na discussão sobre aprendizagem no laboratório escolar. Nele apresentamos o resultado da investigação que desenvolvemos sobre o entendimento de alunos e de professores acerca dos propósitos de uma seqüência de atividades experimentais. Os dados que analisamos foram colhidos em quatro etapas. Na primeira, observamos durante quatro meses, as aulas de laboratório de duas turmas de primeira série de uma escola pública federal. Nas demais, entrevistamos o coordenador de série, dois autores de uma das atividades monitoradas e dois grupos de professores de Física, selecionados de acordo com o tempo de magistério e a experiência docente em ministrar aulas de laboratório. A análise dos dados é discutida em quatro capítulos, nos quais apresentamos: uma reflexão sobre a natureza dos objetivos identificados pelos alunos para a seqüência de atividades; um estudo de caso sobre a natureza dos propósitos que professores e alunos identificam para uma atividade específica; uma análise do entendimento dos alunos sobre os propósitos e objetivos concebidos pelos professores para os experimentos e uma análise dos momentos de aprendizagem dos alunos em que temos indício da concretização de alguns dos propósitos do professor que propôs a utilização da seqüência de atividades. A análise que fizemos ao longo dos capítulos nos aponta a necessidade de elaboração de um projeto para o desenvolvimento de atividades experimentais na educação em ciências, no qual, é necessário definir de forma mais clara a relação entre aulas teóricas e aulas de laboratório, bem como entre os propósitos pedagógicos e objetivos das atividades, com objetivos e metas curriculares mais amplas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-05-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T20:08:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T20:08:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5SFJ63 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5SFJ63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ63/1/disserta__o_eliane_maio2005.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ63/2/disserta__o_eliane_maio2005.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb7260a1cf1fc02ce9c7e00d8fff2b17 c0f65a11382e2cc7bc6c87daeb279d23 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589467407122432 |