Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliane Ferreira de Sa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5SFJ63
Resumo: Este trabalho se insere na discussão sobre aprendizagem no laboratório escolar. Nele apresentamos o resultado da investigação que desenvolvemos sobre o entendimento de alunos e de professores acerca dos propósitos de uma seqüência de atividades experimentais. Os dados que analisamos foram colhidos em quatro etapas. Na primeira, observamos durante quatro meses, as aulas de laboratório de duas turmas de primeira série de uma escola pública federal. Nas demais, entrevistamos o coordenador de série, dois autores de uma das atividades monitoradas e dois grupos de professores de Física, selecionados de acordo com o tempo de magistério e a experiência docente em ministrar aulas de laboratório. A análise dos dados é discutida em quatro capítulos, nos quais apresentamos: uma reflexão sobre a natureza dos objetivos identificados pelos alunos para a seqüência de atividades; um estudo de caso sobre a natureza dos propósitos que professores e alunos identificam para uma atividade específica; uma análise do entendimento dos alunos sobre os propósitos e objetivos concebidos pelos professores para os experimentos e uma análise dos momentos de aprendizagem dos alunos em que temos indício da concretização de alguns dos propósitos do professor que propôs a utilização da seqüência de atividades. A análise que fizemos ao longo dos capítulos nos aponta a necessidade de elaboração de um projeto para o desenvolvimento de atividades experimentais na educação em ciências, no qual, é necessário definir de forma mais clara a relação entre aulas teóricas e aulas de laboratório, bem como entre os propósitos pedagógicos e objetivos das atividades, com objetivos e metas curriculares mais amplas.
id UFMG_cc4c78c1244b7a9afa067f41af2cf470
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5SFJ63
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Oto Neri BorgesPaulo Cezar Santos VenturaEduardo Fleury MortimerEliane Ferreira de Sa2019-08-09T20:08:57Z2019-08-09T20:08:57Z2003-05-23http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5SFJ63Este trabalho se insere na discussão sobre aprendizagem no laboratório escolar. Nele apresentamos o resultado da investigação que desenvolvemos sobre o entendimento de alunos e de professores acerca dos propósitos de uma seqüência de atividades experimentais. Os dados que analisamos foram colhidos em quatro etapas. Na primeira, observamos durante quatro meses, as aulas de laboratório de duas turmas de primeira série de uma escola pública federal. Nas demais, entrevistamos o coordenador de série, dois autores de uma das atividades monitoradas e dois grupos de professores de Física, selecionados de acordo com o tempo de magistério e a experiência docente em ministrar aulas de laboratório. A análise dos dados é discutida em quatro capítulos, nos quais apresentamos: uma reflexão sobre a natureza dos objetivos identificados pelos alunos para a seqüência de atividades; um estudo de caso sobre a natureza dos propósitos que professores e alunos identificam para uma atividade específica; uma análise do entendimento dos alunos sobre os propósitos e objetivos concebidos pelos professores para os experimentos e uma análise dos momentos de aprendizagem dos alunos em que temos indício da concretização de alguns dos propósitos do professor que propôs a utilização da seqüência de atividades. A análise que fizemos ao longo dos capítulos nos aponta a necessidade de elaboração de um projeto para o desenvolvimento de atividades experimentais na educação em ciências, no qual, é necessário definir de forma mais clara a relação entre aulas teóricas e aulas de laboratório, bem como entre os propósitos pedagógicos e objetivos das atividades, com objetivos e metas curriculares mais amplas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessoresEstudantesPráticas pedagógicasAmbientes de aprendizagemensino de físicapráticas de interpretaçãoatividades práticassimulaçõesOs propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_eliane_maio2005.pdfapplication/pdf489094https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ63/1/disserta__o_eliane_maio2005.pdfbb7260a1cf1fc02ce9c7e00d8fff2b17MD51TEXTdisserta__o_eliane_maio2005.pdf.txtdisserta__o_eliane_maio2005.pdf.txtExtracted texttext/plain348967https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ63/2/disserta__o_eliane_maio2005.pdf.txtc0f65a11382e2cc7bc6c87daeb279d23MD521843/EJRA-5SFJ632019-11-14 03:45:08.931oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5SFJ63Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:45:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores
title Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores
spellingShingle Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores
Eliane Ferreira de Sa
Ambientes de aprendizagem
ensino de física
práticas de interpretação
atividades práticas
simulações
Educação
Professores
Estudantes
Práticas pedagógicas
title_short Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores
title_full Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores
title_fullStr Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores
title_full_unstemmed Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores
title_sort Os propósitos de atividades experimentais na visão de alunos e professores
author Eliane Ferreira de Sa
author_facet Eliane Ferreira de Sa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oto Neri Borges
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Cezar Santos Ventura
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo Fleury Mortimer
dc.contributor.author.fl_str_mv Eliane Ferreira de Sa
contributor_str_mv Oto Neri Borges
Paulo Cezar Santos Ventura
Eduardo Fleury Mortimer
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes de aprendizagem
ensino de física
práticas de interpretação
atividades práticas
simulações
topic Ambientes de aprendizagem
ensino de física
práticas de interpretação
atividades práticas
simulações
Educação
Professores
Estudantes
Práticas pedagógicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores
Estudantes
Práticas pedagógicas
description Este trabalho se insere na discussão sobre aprendizagem no laboratório escolar. Nele apresentamos o resultado da investigação que desenvolvemos sobre o entendimento de alunos e de professores acerca dos propósitos de uma seqüência de atividades experimentais. Os dados que analisamos foram colhidos em quatro etapas. Na primeira, observamos durante quatro meses, as aulas de laboratório de duas turmas de primeira série de uma escola pública federal. Nas demais, entrevistamos o coordenador de série, dois autores de uma das atividades monitoradas e dois grupos de professores de Física, selecionados de acordo com o tempo de magistério e a experiência docente em ministrar aulas de laboratório. A análise dos dados é discutida em quatro capítulos, nos quais apresentamos: uma reflexão sobre a natureza dos objetivos identificados pelos alunos para a seqüência de atividades; um estudo de caso sobre a natureza dos propósitos que professores e alunos identificam para uma atividade específica; uma análise do entendimento dos alunos sobre os propósitos e objetivos concebidos pelos professores para os experimentos e uma análise dos momentos de aprendizagem dos alunos em que temos indício da concretização de alguns dos propósitos do professor que propôs a utilização da seqüência de atividades. A análise que fizemos ao longo dos capítulos nos aponta a necessidade de elaboração de um projeto para o desenvolvimento de atividades experimentais na educação em ciências, no qual, é necessário definir de forma mais clara a relação entre aulas teóricas e aulas de laboratório, bem como entre os propósitos pedagógicos e objetivos das atividades, com objetivos e metas curriculares mais amplas.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-05-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T20:08:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T20:08:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5SFJ63
url http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5SFJ63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ63/1/disserta__o_eliane_maio2005.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ63/2/disserta__o_eliane_maio2005.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bb7260a1cf1fc02ce9c7e00d8fff2b17
c0f65a11382e2cc7bc6c87daeb279d23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589467407122432