Comparacao do desempenho funcional de criancas com visao subnormal e criancas com desenvolvimento normal aos 2 e 6 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcela Aline Fernandes Braga
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9P2H
Resumo: A visao e um sentido fundamental para o ser humano, pois fornece informacoes diferenciada de outros sentidos. Existe uma associacao entre visao e desenvolvimento, de forma que a reducao das capacidades visuais pode comprometer a funcionalidade e a independencia, bem como certas areas do desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi comparar a funcionalidade de criancas com visao subnormal e criancas com desenvolvimento normal nas idades de dois e seis anos. Neste estudo transversal foram avaliadas 30 criancas, sendo 14 com dois anos e 16 com seis anos de idade. Elas foram subdivididas em dois grupos, criancas com desenvolvimento normal e criancas com visao subnormal e avaliadas com o teste Inventario de Avaliacao Pediatrica de Incapacidade (PEDI). Foi feito equivalencia entre os grupos de acordo com o sexo, idade e nivel socioeconomico da familia. Os resultados sugerem que criancas de dois anos de idade com visao subnormal apresentam menor repertorio de habilidade de autocuidado e de mobilidade e necessitam de maior assistencia do cuidador, quando comparadas a criancas de mesma idade com desenvolvimento normal. Porem, tais diferenca nao se manifestam aos seis anos, ja que as criancas com visao subnormal apresentaram desempenho inferior na area de autocuidado, mas nao foram observadas diferencas na mobilidade. Os resultados deste estudo contribuem para delinear o perfil funcional de criancas com visao subnormal, indicando as areas que necessitam ser priorizadas nas acoes terapeuticas, direcionando o processo de intervencao.
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