O Jovem e o ensino de História: a construção da concepção de história por alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joana D'arc Germano Hollerbach
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JJYB
Resumo: A pesquisa desenvolvida teve por objetivo identificar que concepções de história tem o jovem concluinte do Ensino Médio e em que medida o ensino de história ao longo da Educação Básica pode ter contribuído para a elaboração dessas concepções, bem como que outros espaços poderiam ser identificados como influenciadores dessas concepções. Participaram da pesquisa 170 jovens, alunos do terceiro ano do Ensino Médio, distribuídos em cinco escolas, das redes pública e particular de ensino de Governador Valadares, bem como as orientadoras das escolas. Os dados foram coletados através de questionário e entrevistas, além de dados estatísticos buscados nos órgãos oficiais (INEP, MEC e IBGE). Os dados relativos ao município de Governador Valadares foram obtidos a partir do Diagnóstico Sócio- Econômico da Cidade de Governador Valadares, elaborado pela Faculdade de Administração de Governador Valadares, em parceria com a fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais. A análise dos dados se estabeleceu a partir de autores que investigam questões relativas à juventude, entre eles Dayrell (2002; 2003; 2006), Sposito (1997; 2003), e ao ensino de história como Siman (2001; 2003), Pais (1999), Carretero (1997) entre outros. Ao final da pesquisa pudemos perceber que, apesar das condições socioeconômicas que distinguem os sujeitos, não foi possível identificar indícios significativos de interferência do meio social sobre as concepções construídas pelos jovens pesquisados, ao longo da educação básica. Percebemos a escola como um espaço que se sobropõe sobre os demais na construção do conhecimento histórico do jovem e de suas concepções de história. A grande maioria deles apresenta uma concepção que se aproxima de uma perspectiva tradicional de compreensão da história, sendo que um grupo minoritário indica, ao contrário, uma concepção mais problematizadora e mais crítica da história. A predominância de uma concepção mais tradicional, a julgar pela declaração das coordenadoras entrevistadas, pode estar relacionada a uma permanência de práticas pouco problematizadoras, presentes ainda nas escolas que compuseram a amostra.
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Os dados relativos ao município de Governador Valadares foram obtidos a partir do Diagnóstico Sócio- Econômico da Cidade de Governador Valadares, elaborado pela Faculdade de Administração de Governador Valadares, em parceria com a fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais. A análise dos dados se estabeleceu a partir de autores que investigam questões relativas à juventude, entre eles Dayrell (2002; 2003; 2006), Sposito (1997; 2003), e ao ensino de história como Siman (2001; 2003), Pais (1999), Carretero (1997) entre outros. Ao final da pesquisa pudemos perceber que, apesar das condições socioeconômicas que distinguem os sujeitos, não foi possível identificar indícios significativos de interferência do meio social sobre as concepções construídas pelos jovens pesquisados, ao longo da educação básica. Percebemos a escola como um espaço que se sobropõe sobre os demais na construção do conhecimento histórico do jovem e de suas concepções de história. A grande maioria deles apresenta uma concepção que se aproxima de uma perspectiva tradicional de compreensão da história, sendo que um grupo minoritário indica, ao contrário, uma concepção mais problematizadora e mais crítica da história. A predominância de uma concepção mais tradicional, a julgar pela declaração das coordenadoras entrevistadas, pode estar relacionada a uma permanência de práticas pouco problematizadoras, presentes ainda nas escolas que compuseram a amostra.This research had as a goal to identify what conceptions the youngsters who were graduating from High School have regarding History and to what extent History may have contributed to the elaboration of these same conceptions throughout Basic Education; and also other spaces which could be identified as factors of influence on these conceptions. A total of 170 participants, students of the third year of High School (Ensino Médio) who were distributed in 5 public and private schools in Governador Valadares, and the school counselors as well. The data were collected through a questionnaire and interviews, and also statistical data were searched in official parties (INEP, MEC, and IBGE). The data related to the municipality of Governador Valadares were obtained from the Socio-economic Diagnostic of the city, which was elaborated by Faculty of Administration of Governador Valadares in a partnership with the IPEAD (Institute for Research in Economics, Management and Accounting of Minas Gerais). The analysis of data was established based on authors who investigate issues related to youth, among them are Dayrell (2002; 2003; 2006), Sposito (1997; 2003); and the teaching of History such as Siman (2001; 2003), Pais (1999), Carretero (1997) and others. At the end of the research we could perceive that despite the socio-economic conditions that distinguish the subjects, it was not possible to identify significant indications of social environment interference on the construction of youngsters conceptions in the research throughout basic education. We view school as a space that overlaps with other spaces in the construction of the historical knowledge of youngsters and their conceptions of history. The great majority presents a conception which resembles a traditional perspective on the comprehension of history. A minor group indicates, otherwise, a more problematic and critical conception of history. The predominance of a more traditional conception, judging by the statements of the coordinators/counselors who were interviewed, might be related to the existence of practices which are not so instigating, still present in the schools which the formed the data sample.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoHistoria Estudo e ensinoEnsino de históriaJuventudeHistóriaO Jovem e o ensino de História: a construção da concepção de história por alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_joana_darc_g_hollerbach_o_jovem_e_o_ensino_de_hi.pdfapplication/pdf649847https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JJYB/1/disserta__o_joana_darc_g_hollerbach_o_jovem_e_o_ensino_de_hi.pdf7fb7799dd8237b1d15c304c93e833f96MD51TEXTdisserta__o_joana_darc_g_hollerbach_o_jovem_e_o_ensino_de_hi.pdf.txtdisserta__o_joana_darc_g_hollerbach_o_jovem_e_o_ensino_de_hi.pdf.txtExtracted texttext/plain361939https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JJYB/2/disserta__o_joana_darc_g_hollerbach_o_jovem_e_o_ensino_de_hi.pdf.txte6856dad7afed8b1c88c8e682dafe9bbMD521843/FAEC-85JJYB2019-11-14 03:47:49.39oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85JJYBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:47:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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