Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Carvalho, Ana Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/516
Resumo: Este artigo tem por objetivo debater acerca dos sentidos da história com base no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. De acordo com Rüsen, os seres humanos precisam interpretar o mundo ao seu redor e a si mesmos na relação com os outros para poder viver. E eles o fazem por meio da formação de sentido, na qual a interpretação sobre a experiência temporal pode ser mobilizada de modo a entender o presente e projetar o futuro. Neste sentido, o ensino de história adquire valor essencial, pois o conhecimento sobre o passado atua como um fator de orientação temporal na vida prática. A partir desta premissa, 82 alunos do Ensino Médio da cidade de Guarapuava/PR, foram interrogados a respeito das suas concepções de história. Com base na análise das narrativas obtidas concluiu-se que a concepção de história dos participantes permanece ainda ancorada em uma ideia de história responsável pelo estudo do passado e sem nenhum tipo de vínculo com questões presentes ou futuras. Por mais que estes alunos estão constantemente mobilizando saberes provenientes de sua experiência temporal, a maioria deles não percebe os sentidos da história na sua vida prática.
id ANPUH-2_986c5c3b5d6f0cc518974fb904aaa97e
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/516
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino MédioHistória; Ensino de história; aprendizagem histórica;Este artigo tem por objetivo debater acerca dos sentidos da história com base no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. De acordo com Rüsen, os seres humanos precisam interpretar o mundo ao seu redor e a si mesmos na relação com os outros para poder viver. E eles o fazem por meio da formação de sentido, na qual a interpretação sobre a experiência temporal pode ser mobilizada de modo a entender o presente e projetar o futuro. Neste sentido, o ensino de história adquire valor essencial, pois o conhecimento sobre o passado atua como um fator de orientação temporal na vida prática. A partir desta premissa, 82 alunos do Ensino Médio da cidade de Guarapuava/PR, foram interrogados a respeito das suas concepções de história. Com base na análise das narrativas obtidas concluiu-se que a concepção de história dos participantes permanece ainda ancorada em uma ideia de história responsável pelo estudo do passado e sem nenhum tipo de vínculo com questões presentes ou futuras. Por mais que estes alunos estão constantemente mobilizando saberes provenientes de sua experiência temporal, a maioria deles não percebe os sentidos da história na sua vida prática.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMárcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina, CAPESRodrigues Carvalho, Ana Paula2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/51610.20949/rhhj.v8i16.516Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 209-2331806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/516/323Direitos autorais 2020 Ana Paula Rodrigues Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-03T15:52:58Zoai:rhhj.anpuh.org:article/516Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-03T15:52:58Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio
title Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio
spellingShingle Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio
Rodrigues Carvalho, Ana Paula
História; Ensino de história; aprendizagem histórica;
title_short Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio
title_full Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio
title_fullStr Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio
title_sort Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio
author Rodrigues Carvalho, Ana Paula
author_facet Rodrigues Carvalho, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina, CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Carvalho, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ensino de história; aprendizagem histórica;
topic História; Ensino de história; aprendizagem histórica;
description Este artigo tem por objetivo debater acerca dos sentidos da história com base no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. De acordo com Rüsen, os seres humanos precisam interpretar o mundo ao seu redor e a si mesmos na relação com os outros para poder viver. E eles o fazem por meio da formação de sentido, na qual a interpretação sobre a experiência temporal pode ser mobilizada de modo a entender o presente e projetar o futuro. Neste sentido, o ensino de história adquire valor essencial, pois o conhecimento sobre o passado atua como um fator de orientação temporal na vida prática. A partir desta premissa, 82 alunos do Ensino Médio da cidade de Guarapuava/PR, foram interrogados a respeito das suas concepções de história. Com base na análise das narrativas obtidas concluiu-se que a concepção de história dos participantes permanece ainda ancorada em uma ideia de história responsável pelo estudo do passado e sem nenhum tipo de vínculo com questões presentes ou futuras. Por mais que estes alunos estão constantemente mobilizando saberes provenientes de sua experiência temporal, a maioria deles não percebe os sentidos da história na sua vida prática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/516
10.20949/rhhj.v8i16.516
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/516
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v8i16.516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/516/323
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Ana Paula Rodrigues Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Ana Paula Rodrigues Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 209-233
1806-3993
10.20949/rhhj.v8i16
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288943394817