Conjurar imagens, interrogá-las: a prática fotodocumentária de Nan Goldin como poética de montagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Salles de Siqueira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAFGT5
Resumo: Ao observar a centralidade dos procedimentos de montagem constituintes dos trabalhos de Nan Goldin, o presente estudo procura repensar as interpretações sobre a produção fotográfica e audiovisual da artista, empreendendo uma análise mais detida de seu diaporama de maior repercussão, A balada da dependência sexual. Tendo em vista sempre o modo específico de construção da narratividade e de composição sobre composição, percorremos alguns pontos que consideramos nodais em sua poética, tais quais o arquivo e as relações dissensuais e consensuais estabelecidas entre palavra e imagem. Tais pontos nos propiciam uma visada crítica das correntes perspectivas que marcam os estudos acadêmicos e críticas de arte, questionando a pertinência das caracterizações às quais as obras de Goldin foram subsumidas, sobretudo no que tangem à autobiografia, à amizade,à intimidade e ao pensamento sobre gênero e sexualidade que incitam.
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